OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Rogério Marinho pede investigação de ministro da CGU por conflito de interesses


 Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, encaminhou representações à Procuradoria-Geral da República (PGR), ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Comissão de Ética Pública da Presidência da República, pedindo investigações sobre o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho. O controlador-geral da União é suspeito de conflito de interesses relacionados à renegociação de acordo de leniência no âmbito da Operação Lava Jato.

As acusações apontam para a atuação do escritório de advocacia do ministro, que atende a Odebrecht, empresa envolvida na Operação Lava Jato, enquanto ele preside uma renegociação que poderia beneficiar essa mesma empresa. Esse aparente conflito de interesses levantou questões sobre a imparcialidade das ações do ministro, especialmente sua influência nas decisões da CGU sobre multas e termos de acordos de leniência.

Na representação à Comissão de Ética Pública, Rogério Marinho detalha como o escritório do ministro da CGU, agora dirigido por sua esposa, continua a representar grandes corporações em casos diretamente relacionados às funções do ministro. A representação ao TCU e à PGR busca assegurar uma revisão minuciosa dos processos nos quais o controlador-geral da União poderia ter exercido influência indevida, focando no risco de danos à integridade administrativa e à política de combate à corrupção.

O senador expressa em suas representações uma preocupação profunda com a preservação dos princípios de legalidade, impessoalidade e moralidade, essenciais para a confiança pública na gestão governamental. Essas ações ressaltam a importância da transparência e da ética no serviço público, buscando resguardar o interesse público e a correta aplicação da lei, a fim de que o governo responda com medidas concretas para corrigir quaisquer conflitos de interesse.

Tribuna do Norte 



Nenhum comentário:

Postar um comentário