OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A quatro dias da eleição, pesquisa aponta empate técnico entre Robinson e Henrique


67I6I6I

fonte: jornal de hoje

O resultado da pesquisa do Instituto Certus ao Governo do RN conseguiu agradar a dois públicos distintos. Os eleitores de Robinson Faria (PSD) ficaram satisfeitos porque o candidato se manteve à frente na pesquisa, com 51% das intenções de votos válidos, fato que representa um crescimento de quase 10 pontos se comparado a eleição de primeiro turno. Já os eleitores de Henrique Eduardo Alves (PMDB) gostaram do resultado porque deu 48% para o peemedebista, o que significou uma queda da distância aberta por Robinson Faria no primeiro levantamento feito neste segundo turno, divulgado pelo Ibope na semana passada e que dava 8 pontos de vantagem para o peessedista.
Nos votos totais, Robinson Faria conseguiu 43,84%, contra 41,19% de Henrique Eduardo Alves. Cerca de 11% dos entrevistados disseram não votar em nenhum dos dois. Outros 3,7% afirmaram que ainda não sabem quem escolherão para ser governador do Estado a partir de primeiro de janeiro – a votação no segundo turno já ocorre neste domingo.
Para o eleitor de Robinson, a notícia boa: com 51% dos votos válidos segundo a Certus, o candidato do PSD cresceu quase 10 pontos se comparado a votação em primeiro turno, quando ele obteve 42% dos votos válidos. Se considerado os votos totais, também houve crescimento considerável, sobretudo, se comparado a última pesquisa da Certus no RN, realizada no dia 23 de setembro, quando Robinson teve apenas 36% das intenções de voto – hoje ele tem quase 44%.
Além disso, a vantagem de Robinson Faria sobre Henrique Eduardo Alves representa, se fazendo o comparativo com o número de eleitores no RN, uma vantagem de cerca de 100 mil votos. “A nossa caminhada cresce a cada dia no Rio Grande do Norte com apoio das pessoas simples, do homem do campo, do autônomo que quer ver seu Estado crescer e prosperar. É a verdade das ruas confirmando a vitória da convicção sobre a conveniência. Juntos, acreditamos em um RN melhor e vamos chegar lá!”, destacou Robinson, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa dele.
No entanto, Henrique também tem o que comemorar, apesar de não ter feito qualquer manifestação pública sobre os números. Isso porque o peemedebista cresceu de 46% das intenções de voto apontadas pelo Ibope na semana passada, para 48%. Além disso, o adversário dele caiu de 54% para 52%. Isso, talvez consequência da série de ataques feitos na propaganda eleitoral e nas inserções de Henrique contra Robinson, relacionadas, inclusive, ao caso dos apartamentos do Minha Casa, Minha Vida, que o peessedista já explicou.
Além disso, outro ponto positivo para Henrique é que, na pesquisa do Ibope, a rejeição ao nome dele deu 47% e, no levantamento da Certus, “apenas” 35,8%. Robinson Faria seria rejeitado por 28,5% dos entrevistados, segundo a Certus. Pouco mais de 25% dos eleitores afirmaram não rejeitar nome algum.
A pesquisa da Certus ouviu 1.510 pessoas, entre os dias 18 e 22 de outubro, e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%, o que significa que se fosse realizada 100 pesquisas nesse período, em 95 delas os resultados estariam dentro da margem de erro. A pesquisa tem registro no TSE de Nº BR-01156/2014 e no TRE Nº RN-00045/2014. A Margem de erro é de 3% e o índice de confiabilidade é de 95%.
Dilma Rousseff mantém mais de 30% de maioria sobre Aécio Neves no RN
Segundo a pesquisa, a presidente da República, Dilma Rousseff, do PT, deverá ser reeleita se depender, apenas, dos votos do Rio Grande do Norte – e fará isso com certa folga. Afinal, a Certus apontou que a petista teve 61,46% das intenções de voto, contra 28,54% do candidato do PSDB, Aécio Neves.
Conforme apontou o levantamento, Aécio Neves consegue seus maiores percentuais entre o eleitor masculino (30%), entre os 45 e 59 anos (33,5%) e com 2º ou 3º graus completos/incompletos (31,7% e 31,3%). Mesmo nesses públicos, porém, o percentual de Dilma ainda é consideravelmente maior: 61%, 53% e 58% e 55,7%, respectivamente.
Na Grande Natal, o resultado foi mais apertado: 56,88% disseram votar em Dilma, contra 32,5% em Aécio Neves. Por sinal, a única derrota de Dilma na pesquisa foi na classe social que ganha mais de 12 salários mínimos, onde a presidente teve 38,89%, contra 50% do candidato do PSDB.
REJEIÇÃO
No quesito rejeição, pelo menos, Aécio Neves ganhou com certa tranquilidade. Ele é rejeitado, segundo a Certus, por 49,4% da população potiguar. A presidente Dilma não é “votada de jeito nenhum” por apenas 20,8% dos eleitores do Rio Grande do Norte.
Candidatos concentram fim da campanha na Grande Natal
Os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD) e Henrique Alves (PMDB), escolheram os municípios de Parnamirim e Natal, respectivamente, para promoverem o encerramento de suas campanhas neste segundo turno da eleição governamental. A estratégia de ambas as candidaturas é finalizar a movimentação de campanha com comícios nos grandes colégios eleitorais do Estado.
Pela programação dos candidatos, Robinson Faria iniciou esta sexta-feira, ultimo dia permitido para comícios, com uma caminhada na Cidade Alta, em Natal, com concentração na avenida Rio Branco. A previsão de encerramento é às 19 horas em Parnamirim, ao lado da senadora eleita Fátima Bezerra (PT).
Já o candidato do PMDB, Henrique Alves, fará o encerramento da sua campanha eleitoral no pátio da Semov, em Lagoa Seca, Natal.  Duas frentes de caminhadas foram programadas pela campanha do peemedebista. A primeira, liderada pelo ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), e pela vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), sairia do bairro Felipe Camarão em direção ao pátio da Semov. A segunda frente seria comandada pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), partindo das Rocas também em direção à Semov.
DEBATE
Ainda hoje, Robinson e Henrique participam do último debate da presente campanha eleitoral. O programa será produzido e veiculado pela Intertv Cabugi a partir das 21h30 desta quinta-feira. O confronto transmitido pela televisão terá duração de 50 minutos. O jornalista responsável pela mediação será Ari Peixoto, da Central Globo de Jornalismo.
De acordo com a emissora, o debate terá três blocos. No primeiro bloco os candidatos farão perguntas com tema livre, com cada um dos candidatos respondendo a duas perguntas e fazendo dois questionamentos. O tempo destinado às perguntas é de 30 segundos. Para a resposta, o candidato terá um minuto e trinta segundos. A réplica e tréplica terão, cada uma, um minuto.
O segundo bloco será feito com temas definidos. Oito temas, ao todo, serão colocados em uma urna e cada candidato questionará sobre dois temas e responderá sobre outros dois temas. Os tempos de réplica e tréplica obedecem ao modelo utilizado no primeiro bloco. O terceiro e último bloco será para as considerações finais, com cada candidato disponibilizando de dois minutos e trinta segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário