OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Otan intercepta avião de espionagem russo no Mar Báltico



fonte: bbc 

Uma aeronave espiã russa foi interceptada pela Otan na região da Estônia do mar Báltico, disse nesta quinta-feira a aliança militar ocidental, em meio às tensões na região.
O governo da Estônia convocou na quarta-feira o embaixador russo para dar explicações, após o Exército do país ter informado que a aeronave - uma Ilyushin-20 - entrou em seu espaço aéreo por cerca de um minuto.
Já a Rússia alega que o avião fazia um voo de treinamento e não violou o espaço aéreo estoniano.
Moscou tem sido acusado de diversas violações de fronteira na região recentemente.
No domingo, a Suécia divulgou uma foto do que poderia ser um mini-submarino sob controle russo e navegando perto da costa de Estocolmo, mas o país suspendeu as buscas após não ter encontrado provas.

Ucrânia

O conflito no leste da Ucrânia - no qual o Ocidente acusa a Rússia de armar rebeldes separatistas - desencadeou uma onda de sanções ocidentais contra Moscou e aumentou as tensões na região.
No mês passado, a Estônia acusou a Rússia de sequestrar um guarda estoniano na fronteira bilateral.
E a Otan diz que a aeronave Ilyushin-20 decolou no enclave báltico russo de Kaliningrado na terça-feira e foi "primeiro interceptada por jatos F-16 dinamarqueses quando se aproximou da Dinamarca", antes de voar em direção à Suécia.
Interceptada por aviões suecos, a aeronave entrou brevemente no espaço aéreo estoniano e foi acompanhada por F-16 portugueses, alegou a aliança ocidental.
Um porta-voz do Ministério da Defesa russo confirmou à agência Interfax a decolagem da aeronave em Kaliningrado, mas afirmou que ela sobrevoou "águas neutras sobre o Mar Báltico" e cumpriu "estritamente as regulações internacionais sobre o uso de espaço aéreo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário