OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Automedicação pode agravar quadro de dengue



Fonte: Tribuna do Norte

O hábito comum de tomar qualquer medicação recomendada por pessoas não habilitadas ou na base do “achismo” pode ter graves consequências. Um das medicações mais perigosas são os anti-inflamatórios, principalmente se o quadro do paciente infectado por dengue evoluir para hemorragia. 

Segundo o médico infectologista Kleber Luz, esse tipo de medicação favorece os quadros hemorrágicos. “Esses remédios impedem a agregação das plaquetas. As plaquetas precisam se agrupar para estancar quando se tem hemorragia. Então, você começa a sangrar e elas não vão lá tamponar. Na dengue, você já tem uma queda na plaqueta. E se além disso, tiver uma dificuldade de trabalho, a situação fica bastante complicada”, explicou. O uso de aspirina também não é recomendado nas suspeitas da doença. Associado à demais sintomas da dengue,  sangramentos pelas vias respiratórias, gengiva e vagina podem indicar um processo hemorrágico.  A automedicação acontece por vezes quando alguém utiliza o anti-inflamatório com frequência para inflamações recorrentes em seu organismo. Inflamações respiratórias, por exemplo, podem ter alguns sintomas comuns com a dengue e  confundir o paciente que se automedica. A automedicação não é recomendada em caso algum. 

Para utilizar auxiliar as defesas do corpo, também é muito frequente que pessoas se encham de doses extras de vitamina C, fortalecedora do sistema imunológico. Para o infectologista, essa ação é inócuo nos dias de hoje. “Não vai para frente nem pra trás, porque hoje as pessoas praticamente não há déficit de vitamina C no corpo”, avaliou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário