
Fonte: Tribuna do Norte
Uma pesquisa de satisfação dos passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil aponta o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, como o mais bem avaliado pelos usuários entre os terminais que movimentam até 5 milhões de passageiros por ano. A SAC avaliou nos meses de julho, agosto e setembro os 15 aeroportos administrados pela Infraero e pela iniciativa privada responsáveis por 80% do fluxo de passageiros no Brasil. O resultado da avaliação foi divulgado ontem, em Brasília. Foram entrevistados, ao todo, 13 mil passageiros.Os passageiros puderam dar notas de 1 (ruim) a 5 (muito bom) para 48 itens e serviços oferecidos pelos aeroportos pesquisados pela SAC. O terminal de São Gonçalo obteve pontuação entre 4 e 5 em 38 aspectos do funcionamento do terminal. Atualmente, o aeroporto é o 4º melhor terminal brasileiro entre os 15 avaliados, com uma nota geral de 4,36.
A facilidade para realizar conexões em Natal foi unanimidade entre os passageiros. A nota máxima neste quesito foi obtida apenas pelo aeroporto Aluízio Alves. “Há exatamente um ano, quando a mesma pesquisa foi feita, o aeroporto tinha acabado de ser inaugurado. Um ano depois, a avaliação positiva cresceu 15%. Essa é mais uma comprovação de que estamos seguindo o caminho certo”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
Curitiba, com 4,51 pontos, é o melhor aeroporto entre os terminais que movimentam até 15 milhões de passageiros e, Guarulhos (SP), com 4,41 pontos, ficou em 1º lugar entre os que movimentam mais de 15 milhões de passageiros por ano. Em todos os aspectos avaliados, Curitiba lidera, sendo considerado o melhor aeroporto do Brasil.
Avaliação
O Aeroporto de Natal foi considerado pelos passageiros o Terminal mais confortável do país segundo a pesquisa. O Aeroporto também conquistou a primeira posição nos itens Disponibilidade de Meio-fio, Facilidade de Encontrar o Caminho no Aeroporto, Distância de Caminhada no Terminal de Passageiros, Cordialidade dos Funcionários, Conforto na Sala de Embarque, Facilidade para Realizar Conexões e Integridade da Bagagem.
Para o presidente do consórcio Inframerica, que administra o aeroporto, o engenheiro José Luis Menghini, as melhorias percebidas na pesquisa não vão parar. “Estamos trabalhando para tornar o terminal potiguar no melhor do país”, diz.
O Aeroporto potiguar foi inaugurado em junho de 2014. Em um ano de operação, o Terminal recebeu 2,79 milhões de passageiros, mas tem capacidade para receber até 6 milhões anualmente.
Esta é a 11ª rodada trimestral da pesquisa feita pela Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 5%. Nos 33 meses em que é realizada, a média da satisfação geral dos passageiros com os 15 aeroportos evoluiu de 3,81 para 4,15, uma diferença de 0,34 décimos.
Desde que a pesquisa começou a ser realizada, no início de 2013, a nota de satisfação do terceiro trimestre de 2015 foi a mais alta já registrada: 4,15.
Algumas áreas, porém, ainda são mal avaliadas pelos usuários. Itens de tecnologia ainda são oferecidos em qualidade abaixo das expectativas, segundo os passageiros. A disponibilidade de tomadas, por exemplo, só é muito boa em Campinas – os demais 14 aeroportos obtiveram nota abaixo de 4. Já a qualidade da internet sem fio (wi-fi) disponível nos terminais é avaliada como ruim ou muito ruim nos 15 aeroportos pesquisados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário