OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

1º lugar em audiência na cidade de LAJES-RN

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Cordelista potiguar lança livro sobre o universo do cangaço



Fonte: Novo Jornal 

Chico Catatau é um típico cangaceiro, bem malfazejo, que nasceu em Montanhas, no interior do Rio Grande do Norte. Num determinado dia, desceu ao inferno, mas voltou, com sede de vingança, para enganar pela segunda vez a própria morte. As histórias deste anti-herói nordestino fazem parte do ideário do cordelista Izaías Gomes da Silva, 38, que relança nesta segunda-feira, na Livraria Saraiva do Shopping Midway Mall, o livro “Chico Catatau, um cangaceiro diferente”.
Segundo o autor, o relançamento era um pedido dos próprios leitores. “A primeira versão, de 2005, foi rapidamente vendida. Vi que era o tempo para recolocá-lo nas prateleiras”, diz Izaías Gomes.
Izaías também é proprietário de editora especializada no gênero Cordel, a Isvá Editora, que está distribuindo esta nova edição. “Eu sempre gostei de ler cordéis. Meus ídolos sempre foram os cordelistas”, conta.
O livro do cangaceiro Chico Catatau foi o primeiro a ser lançado por ele. Hoje, Izaías tem outros três obras escritas – e todas dentro do gênero cordel. Já com os livretos, ele contabiliza mais de 80 lançamentos.
As obras do cordelista se notabilizam pela mistura entre o léxico nordestino e assuntos do universo contemporâneo. Um dos livretos tem o insólito título de “Alien e Predador versus Lampião – A Batalha Mais Horripilante do Universo”.
No livro sobre o cangaceiro potiguar, Izaías narra, com humor e imaginação, as andanças deste homem, que já nasceu falando e que transita entre a Terra e o inferno. “Ele é um anti-herói. Eu costuro a vida dele com situações pitorescas e engraçadas”, conta.
Com passagens em eventos literários de todo o Brasil, o autor reclama da pouca visibilidade local para o texto do cordel. “O público consumidor é da região sudeste. Apesar de ser típico do Nordeste, as vendas regionais são tímidas. Mais de 80% dos compradores estão na região sudeste”, detalha.
A estratégia de vendas é pensada em atender o público vindo de outras regiões do país. “Eu distribuo boa parte dos livretos nas áreas de fluxo turístico. São estes locais que mais consomem o cordel. Chego a vender mais de 100 exemplares num único mês”, conta.
Professor público, trabalhando em escolas da cidade Macaíba, Izaías também é conferencista sobre literatura popular brasileira. “Meu diferencial é que também escrevo para as crianças. É meu público preferido”, define. 
O próximo prejeto do cordelista é um dicionário sobre o vocabulário potiguar. "Será o dicionário norteriograndês, com quase duas mil palavras", define. A previsão é de que o livro seja lançado no próximo ano. 
Lançamento do livro "Chico Catau, um cangaceiro diferente"
Local: Livraria Saraiva (Midway Mall)
Horário: dia 21 (segunda-feira), às 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário