OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

1º lugar em audiência na cidade de LAJES-RN

sábado, 7 de novembro de 2015

Mossoró: Restaurante popular que será instalado na Uern servirá 700 refeições por dia


Unidade funcionará no Restaurante do Centro de Convivência – Foto Wilson Moreno

Fonte: Gazeta do Oeste 

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu ontem, 5, a visita do representante da empresa Nutriti Refeições, Martinho Ferreira da Silva Neto. Ele foi conhecer o Centro de Convivência Governador Garibaldi Alves Filho, no Campus Central da universidade, uma vez que a Nutriti foi contratada para instalar uma unidade do Restaurante Popular no local. De acordo com a assessoria de comunicação da Uern, a unidade será instalada no início do semestre letivo de 2016.
Martinho Neto informou que a empresa foi contratada pelo Governo do Estado, através de uma parceria da Uern com a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS). Ele acrescentou que, conforme o contrato firmado, serão oferecidas inicialmente 700 refeições diárias no Centro de Convivência da Uern, atendendo aos alunos e comunidade de um modo geral.
O vice-reitor da Uern, professor Aldo Gondim, que acompanhou a visita do representante da empresa ao Campus Central, explica que a unidade será instalada no espaço onde já funciona o restaurante do Centro de Convivência. A área será isolada, reformada, adaptada e climatizada pela própria Nutriti e as obras de adaptação devem começar logo, visto que já há uma nova reunião marcada para discutir o assunto. Aldo Gondim explica que a cozinha será transformada, para seguir o modelo industrial e informa que as lanchonetes localizadas no Campus continuarão funcionando.
A proposta inicial é que seja servido apenas almoço. “Mas no futuro a gente tem a pretensão de ofertar café, almoço e jantar”, acrescenta o vice-reitor. Ele confirma ainda que de início serão servidas 700 refeições, mas diz que o próprio representante da Nutriti considerou o número baixo. Assim, existe a possibilidade de ampliar o número.
A acadêmica Lidiane Samara, representante do Diretório Central Estudantil (DCE/UERN) também acompanhou a visita. “Para nós é muito importante essa conquista”, diz a jovem, destacando que a reivindicação de oferecer refeição de qualidade a preço baixo é bandeira de luta de várias gerações que passaram pelo DCE. “Para nós é inovador e vai ser muito bom”, comenta. Com relação à quantidade inicial de refeições, ela acrescenta que tratase de um teste. “Mas a nossa reivindicação é que amplie a todos os campi e venha a ter jantar e café da manhã”, conclui.
“Realmente era necessário, porque a gente que passa o dia na Uern, como a gente costumava passar, gastava muito com refeições. Eu acredito que vai ser uma economia”, considera o estudante do 7º período de Ciência da Computação, Jaedson Gomes, que será um dos usuários do restaurante.
Lorena Vale, do 7º período de Ciências Biológicas, já não passa tanto tempo na universidade. Como está na fase final do curso, ela diz que, provavelmente, não será tão beneficiada diretamente, mas considera a instalação da unidade uma conquista. “Eu achei uma ótima notícia, porque há anos os estudantes reivindicavam isso, vai beneficiar não só os alunos”, comenta a acadêmica que, no decorrer do curso, ia para casa durante o almoço por falta de um restaurante com essas características nas proximidades da Uern.
“Foi muito bem-vindo, esse é um pleito muito antigo nosso”, complementa Aldo Gondim.
De acordo com a assessoria de comunicação da Uern, o reitor Pedro Fernandes também solicitou que sejam instaladas unidades do Restaurante Popular nos campi. “Como nosso maior contingente humano é no Campus Central, nós vamos iniciar aqui no Campus, já com essa conversa de instalar em outros campi”, informa Aldo Gondim. Segundo ele, para o próximo semestre letivo está sendo trabalhada a possiblidade de instalação de unidades de Restaurante Popular, em Natal e em Pau dos Ferros, mas a concretização desse objetivo vai depender de uma série de conversas. O vice-reitor explica que nos locais onde já existe Restaurante Popular a instalação das unidades nos campi se torna muito mais fácil. “A dificuldade maior é onde não tem”, comenta.
Além do vice-reitor da Uern, Aldo Gondim, da reunião com o representante da Nutriti Refeições também participaram o chefe de Gabinete da Reitoria, Tarcísio Barra; o pró-reitor de Administração, Iata Anderson Fernandes; a Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Cicília Raquel Maia Leite e o diretor da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), Adalberto Veronese.

Unidade é alternativa provisória à criação de RU
“Não é um restaurante universitário, porque o universitário é uma proposta futura com recursos do Enem”, esclarece o vice-reitor Aldo Gondim, lembrando que o Restaurante Popular será instalado no Campus Central, mas aberto não só à comunidade acadêmica, mas à população em geral.
Além disso, ele afirma que com a adesão da Uern ao Exame Nacional do Ensino Médio, através do Sistema de Seleção Unificada (ENEM/SiSU), a universidade terá recursos para construir seus próprio Restaurante Universitário (RU). “O Restaurante Popular é algo temporário”, afirma.
Com relação ao Restaurante Universitário, Aldo Gondim informa que a universidade já possui projetos das principais estruturas, que inclusive já foram apresentados em Brasília. Ele afirma que desde o início da gestão as ideias foram sendo colocadas no papel. Agora é necessário recursos para que saiam do papel e passem ao Campus da Uern.

Nenhum comentário:

Postar um comentário