OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Chuvas de janeiro já superam média histórica do Ceará para o início de ano


Coletivos enfrentam alagamento após forte chuva em Fortaleza (FOTO: Divulgação / Whatsapp Tribuna)

Fonte: Tribuna do Ceará

Desde o início do ano, o Ceará vem registrando dias constantes de chuvas em toda a região. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas que caíram nos últimos 25 dias em todo o estado já superaram a média histórica para o mês de janeiro.
De acordo com os dados da Funceme, dos dias 1º a 25 de janeiro de 2016, já choveu em média cerca de 196.6 mm em todo o estado, sendo 168 mm a mais em relação ao mesmo período de 2015 e 150 mm a mais em relação a 2014. A última vez que choveu com mais intensidade no Ceará foi no último mês de julho. Na época, a chuva atingiu mais da metade dos municípios cearenses.
O início deste ano só perde para o mesmo período de 2011. Naquele ano, a Funceme registrou  uma média de 212,9 mm nos primeiros 25 dias do ano. Somente na última quinta-feira (21), o Ceará teve as maiores precipitações do ano, chovendo em mais de 100 municípios do estado. Os maiores registros aconteceram em Trairi, com 150.0 mm; Crateús, com 133.0 mm e Amontada, com 115.0 mm. Ainda segundo a Funceme, as chuvas deste mês são devido as condições atmosféricas que facilitaram a ocorrência de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN),  fenômeno típico da pré-estação chuvosa, mas sem relação com ela já que quadra chuvosa vai de fevereiro a maio. Apesar dos constantes registros de aumento a situação ainda permanece preocupante. De acordo com a previsão da Funceme a situação de chuva deve se manter até meados de fevereiro.
Conforme noticiado pelo Tribuna do Ceará anteriormente, a previsão para este ano aponta grande probabilidade do Ceará enfrentar o 5º ano consecutivo de seca. Para a Fundação, há cerca de 65% de risco de as chuvas ficarem abaixo da média histórica entre os próximos meses deste ano. Já a probabilidade das precipitações estarem na média considerada normal é de 25%, e a chance de o ano ser marcado por chuvas é de apenas 10%.
A categoria abaixo da média histórica para o bimestre de janeiro-fevereiro no estado corresponde a chuvas de 0 a 203,6mm. Precipitações de 203,7 a 312,7mm são consideradas em torno da média e, se chover 312,8mm ou mais, a categoria é considerada acima da média

Nenhum comentário:

Postar um comentário