OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Cavado cruza os Andes e despeja mais de 100 mm de chuva em Sete Quedas, MS


Cavado cruza os Andes e despeja mais de 100 mm de chuva em Sete Quedas, MS
nacional 08 08 16 1
O deslocamento de um cavado – área alongada de baixa pressão atmosférica – a partir do Oceano Pacífico e que cruzou a Cordilheira dos Andes entre a Argentina e Chile nas últimas 24 horas resultou na ocorrência de chuva volumosa entre o Paraguai e o sul de Mato Grosso do Sul.
Considerada anômala para o mês de agosto dada à normal climatológica (1961-1990) que é de apenas 20 milímetros, a precipitação caiu por várias horas consecutivas totalizando até às 19 horas (Brasília) acumulado de 107,4 milímetros na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município de Sete Quedas, extremo sul de Mato Grosso do Sul.
A Defesa Civil informou que não foram registradas ocorrências e que a chuva veio em boa hora para amenizar o calor, recuperar a umidade do solo e sanar de uma vez por todas, os inúmeros focos de queimadas, que há dias vinham ocorrendo na região.
O cavado em si provocou muita chuva também no leste do Paraguai e pancadas mais modestas sobre o estado do Paraná, onde outras estações do Inmet acumularam valores de 49,2 mm em Goioerê, 40,6 mm em Marechal Cândido Rondon e 20 mm em São Mateus do Sul.
nacional 08 08 16 1
Dados meteorológicos
A carta sinótica elaborada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) às 15 horas (Brasília) mostrou dois cavados atuando no Brasil. Um entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina e outro mais deslocado para leste, entre o sul de Minas Gerais, leste de Mato Grosso do Sul, São Paulo e o Rio de Janeiro e nenhuma frente fria sobre o continente, como rogado em peso por empresas privadas de meteorologia em telejornais locais.
nacional 08 08 16 1
(Crédito das imagens: Reprodução/Google – Reprodução/Cptec/Inpe - Arquivo/Rose Almeida)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
Curta os canais do portal De Olho No Tempo Meteorologia
Facebook: https://www.facebook.com/deolhonotempometeorologia
Twitter: https://twitter.com/deolhonotempo
Participe de nossos grupos do WhatsApp e envie imagens do tempo de sua cidade para (18) 99681-1555.
“O tempo não para. Nós também não”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário