OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

domingo, 28 de agosto de 2016

Prefeitura decide apreender carros do Uber em Natal alegando irregularidade



Fonte: Via Novo 

A Prefeitura de Natal está apreendendo os veículos que circulam carregando passageiros na capital através do aplicativo Uber. Na madrugada de ontem, três desses carros já foram apreendidos, e um deles se envolveu no primeiro caso conhecido de confronto entre taxistas e condutores Uber na cidade. De acordo com o inspetor chefe da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), Daniel Albuquerque, a lei 5.022, que rege o transporte de passageiros em Natal, determina que todo e qualquer automóvel que realize o serviço precisa ser regulamentado pelo órgão competente.
 
Albuquerque informou que, como não há regulamentação para a operação da empresa Uber, a orientação é que os carros sejam apreendidos pela Secretaria. “Não identificamos como Uber ou outra coisa, é transporte clandestino”, explica. Após a apreensão, é aplicada uma multa de R$ 358. A retirada do carro acontece mediante o pagamento da taxa. Ainda segundo o que informou o inspetor chefe, a Uber vem realizando o serviço referente ao de táxi em Natal e, neste seguimento, são 1.010 carros credenciados. 
 
Um trabalho semelhante, de acordo com Daniel Albuquerque, vem sendo feito junto aos motofretistas. De uns meses para cá, os profissionais que realizam entrega em motocicletas também estão sendo credenciados. Houve casos de apreensão e aplicação de multa. Com relação à Uber, a chegada da empresa tem causado protesto por parte dos taxistas, por conta do valor mais barato da tarifa que é cobrada, e gerado também polêmicas envolvendo as questões jurídicas da operação do serviço.
 
Na madrugada de ontem, um leitor do NOVO relatou uma agressão sofrida por um parente, que é motorista vinculado ao aplicativo. Segundo o condutor, que terá a identidade preservada, ele notou que estava sendo perseguido por um automóvel nas imediações da Rodoviária de Natal. “Ele dava luz alta e dirigia em alta velocidade”, lembra. O carro da Uber carregava um passageiro no momento, e quando chegou ao destino indicado pelo usuário foi abordado por um taxista. Era o homem que o seguia. “O rapaz ainda estava finalizando a corrida, quando ele trancou o meu carro, e desceu gritando”, relata.
 
O taxista, segundo o jovem, começou a hostilizá-lo, falando que a Uber opera ilegalmente na cidade e que ele ia “pagar” por isso, tendo o carro apreendido. “Disse para eu não sair que mais taxistas estavam chegando”, conta.
Pouco tempo depois, segundo o relato, mais cinco táxis chegaram ao local. As intimidações aumentaram. “Com mais gente, eles ficavam mais à vontade para ser agressivos”, afirma o condutor da Uber. As intimidações se seguiram, cercando o carro, acabaram acordando pessoas que moram na rua onde ocorreu o fato, inclusive a família do passageiro. “O próprio passageiro ficou assustado, começou a gritar. A mãe dele acordou e pedia para que eles fossem embora”, relata.
 
Em um dado momento da discussão, o condutor da Uber lembra de ter sacado o celular para filmar a situação. “Um deles deu um tapa na minha mão e tentou quebrar o celular”. Os taxistas, ainda segundo o condutor Uber, argumentavam que a empresa atrapalha o “ganha pão de pais de família”. Ao tentar contra-argumentar, o homem lembra que os dos motoristas de táxi pediu que ele repetisse o que dizia enquanto levou uma das mãos até a parte de trás da calça. “Não sei se ele tinha alguma arma ou estava querendo me fazer medo”, disse.
 
O condutor voltou para o interior do veículo e acionou a Polícia Militar, que pouco tempo depois enviou uma viatura com três policiais ao local. Enquanto a PM se inteirava do que havia ocorrido, os discais da STTU também chegaram. O condutor Uber afirma que os taxistas foram dispensados e os fiscais apreenderam o seu veículo, que foi levado ao pátio da Secretaria, na Ribeira. “Eles foram educados e permitiram que eu mesmo levasse o meu carro até a Ribeira. Explicaram que cumpriam a ordem de fiscalização”, acrescenta.  Os policiais militares liberaram os taxistas e, contra eles, nada foi feito.
 
O jovem então seguiu para a Delegacia de Plantão da Zona Sul e prestou queixa sobre o ocorrido, na presença de uma advogada da Uber, que o acompanhou no procedimento. 
 
Vídeo
Os taxistas que participaram da confusão com o motorista Uber fizeram um vídeo durante a abordagem. Na filmagem, que mostra os táxis cercando o veículo cadastrado pela empresa de transporte de passageiros, um dos taxistas, que não se identificou, diz que a ação faz parte de uma prática que está sendo adotada pela categoria.
 
“Serviço como esse vai ser tratados dessa forma: vamos parar o veículo, não vamos agredir ninguém, nem o motorista, nem o veículo do motorista. Mas também ele não vai a lugar nenhum, a não ser pro pátio da STTU, é assim que nós taxista vamos fazer agora aqui em Natal enquanto essa Uber for metida a boazuda”, diz o homem no vídeo.
 
Outro caso
Na manhã deste domingo, o NOVO recebeu outro vídeo mostrando como os taxistas estão bloqueando carros do Uber em Natal. Na filmagem é possível ver novamente os táxis cercando um carro e os motoristas desses veículos anunciando que não vão desistir de lutar contra o novo serviço de transporte de passageiros.
 
Assista:
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário