Foto: Pedro Henrique Brandão/ Jovem Pan News Natal
A assistência técnica e o fornecimento de orientações aos pequenos produtores, embora existentes, são áreas que precisam de avanços em órgãos públicos do Rio Grande do Norte. É o que aponta o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetarn), Erivan do Carmo. A informação foi repassada durante entrevista ao Ligado nas Cidades, da Jovem Pan News Natal, nesta segunda-feira (12).
De acordo com ele, órgãos como o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN) e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) são exemplos de repartições com um trabalho que ainda deixa a desejar. ”A gente vem dialogando com o Governo, no sentido de negociação, porque sabemos que ao longo de muitos anos não tiveram concursos para que pudesse se ter mais profissionais. Não tendo mais capital humano, [esses orgãos] não vão dar conta de tudo que precisam fazer”, complementa.
A necessidade de aprimorar a assistência do Idiarn e da Emater/RN vai ao encontro dos resultados que podem ser alcançados por meio do incentivo aos pequenos produtores na agricultura familiar. Segundo Erivan do Carmo, esse setor foi um dos principais destaques da 24ª Festa do Bode, que ocorreu entre os dias 8 e 11 de agosto. O evento foi sediado no Parque de Exposições Armando Buá, em Mossoró.
Embora reconheça a relevância da exposição de animais no evento, o presidente da Fetarn argumenta que ainda é preciso pensar em estratégias voltadas ao melhoramento do rebanho e comercialização. “Em primeiro lugar, é preciso um incentivo maior da cadeia produtiva. [Quando você faz isso], passa a ter uma melhor capacidade de alcançar mercados e poder encontrar na prateleira dos mercados [produtos de produtores de pequeno porte]”, complementa.
Uma das alternativas para incentivar o setor, na visão de Erivan do Carmo, seria a criação de um programa estadual. Ele enfatiza, contudo, que a Fetarn está pautando alguns temas junto a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e tem expectativas positivas para alcançar o aprimoramento do segmento.
Para o presidente da Fetarn, um dos principais benefícios da Festa do Bode são as discussões sobre a importância de incentivar a agropecuária do Estado. Aliado a isso, o evento contou com a participação de diversos órgãos públicos ligados a esse setor, favorecendo diálogos mais diretos junto aos produtores rurais.
TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário