REUTERS/Clodagh Kilcoyne
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky confirmou que as tropas de Kiev estão lutando dentro da Rússia, dias após a surpreendente incursão ucraniana na fronteira com a região russa de Kursk, que se tornou um grande constrangimento para o Kremlin.“A Ucrânia está provando que realmente sabe como restaurar a justiça e garante exatamente o tipo de pressão necessária – pressão sobre o agressor”, disse Zelensky em um discurso por vídeo à nação na noite de sábado (11), agradecendo “a cada unidade” das forças armadas da Ucrânia por tornar possível “empurrar a guerra para o território do agressor”.
A declaração marcou a primeira vez que Zelensky reconheceu oficialmente a incursão, que pegou de surpresa tanto a Rússia quanto os aliados da Ucrânia.
Autoridades ucranianas permaneceram caladas sobre a operação por dias, mesmo quando fotografias, vídeos e relatos em primeira mão de soldados ucranianos dentro da Rússia começaram a surgir.
Moscou tem se esforçado para conter o ataque. Autoridades russas impuseram uma operação antiterrorista abrangente em Kursk e duas outras regiões de fronteira e dezenas de milhares de pessoas foram retiradas de Kursk.
CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário