Foto: Wilton Junior/Estadão
BRASÍLIA - O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o foco do governo, em relação ao tarifaço, a entrar em vigor na próxima sexta-feira, 1º, é na negociação.
“Plano de contingência é relevante, mas foco nesta semana é na negociação com os EUA”, afirmou Alckmin, nesta segunda-feira, 28.
Ele também comentou o Acredita Exportação, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assinou o decreto de regulamentação do programa ainda nesta segunda-feira.
Alckmin disse que a iniciativa representa um “impulso” para o crescimento das exportações de micro e pequenas empresas. “O projeto vem em boa hora, reafirmando valores que o Brasil defende, como multilateralismo”, afirmou em cerimônia de sanção do projeto de lei que cria o programa.
Já a partir de 1º de agosto, as micro e pequenas empresas exportadoras podem receber o equivalente a 3% de suas receitas com vendas para outros países, seja por meio de compensação no pagamento de tributos federais, seja via ressarcimento direto. A iniciativa, segundo o governo, vai ampliar a base exportadora de micro e pequenas empresas (MPEs).
A medida pode atingir um potencial de 11,5 mil pessoas jurídicas, cerca de 40% do total de exportadores brasileiros, em número absolutos. Porém, o volume de exportações desse grupo de empresas é de apenas US$ 2,6 bilhões tendo como base o ano de 2024.
Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário