A articulação entre o prefeito de Lajes, Felipe Menezes (MDB), e o deputado federal Robinson Faria (PP) resultou na proposta que inscreve o nome de Alzira Soriano primeira mulher eleita prefeita da América Latina no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria, em Brasília.
O reconhecimento representa um passo importante para valorizar figuras históricas do Rio Grande do Norte e reforçar o protagonismo feminino no cenário político nacional.
Eleita prefeita de Lajes em 1928, Alzira Soriano se tornou um marco de vanguarda para a participação das mulheres na política brasileira. A iniciativa conjunta da Prefeitura de Lajes e da representação federal fortalece seu legado e recoloca o município no centro de uma agenda nacional de preservação da memória e valorização histórica.
O projeto de lei apresentado por Robinson Faria segue tramitação no Congresso e, se aprovado, colocará Alzira ao lado de personalidades que contribuíram de forma decisiva para a construção do país. Para Lajes, a homenagem pode impulsionar ações culturais, educacionais e turísticas, reafirmando o papel do município na história política do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:
Postar um comentário