OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN
domingo, 31 de janeiro de 2021
Não fique refém de notícias TENDENCIOSAS NA NET: Verifique a fonte da notícia e a veracidade dos fatos.
Fonte: BBC
Você abre seu celular e recebe uma notícia encaminhada por um amigo ou parente. Ela confirma completamente suas convicções ou então causa muita surpresa ou repulsa? Há chances de que a notícia seja falsa.
A disseminação de notícias falsas com o objetivo de manipular a opinião pública preocupa ainda mais com a proximidade das eleições brasileiras.
Dá um pouco de trabalho checar se a notícia recebida é verdadeira ou falsa, mas vale a pena fazer isso e incorporar alguns desses passos a seu dia a dia e ao consumo de notícias. Não contribua para a disseminação de notícias falsas. Tenha certeza de que é uma informação verdadeira antes de compartilhá-la.
A seguir, um guia de como identificar notícias falsas e, abaixo, algumas respostas sobre esse fenômeno.
Quando receber uma notícia, tome algumas precauções e reflita:
1) Pare e pense. Não acredite na notícia ou compartilhe o texto de imediato.
2) Ela lhe causou uma reação emocional muito grande? Desconfie. Notícias inventadas são feitas para causar, em alguns casos, grande surpresa ou repulsa.
3) A notícia simplesmente confirma alguma convicção sua? Também é uma técnica da notícia inventada. Não quer dizer que seja verdadeira. Desenvolva o hábito de desconfiar e pesquisar.
4) A notícia está pedindo para você acreditar nela ou, por outro lado, ela está mostrando por que acreditar? Quando a notícia é verdadeira, é mais provável que ela cite fontes, dê links ou cite documentos oficiais e seja transparente quanto a seu processo de apuração.
5) Produzir uma reportagem assim que eventos acontecem toma tempo e exige profissionais qualificados. Desconfie de notícias no calor do momento.
O que fazer na prática:
1) Leia a notícia inteira, não apenas o título;
2) Averigue a fonte:
a. É uma corrente de WhatsApp ou de outra rede sem autoria alguma ou link para um site? Desconfie e, de preferência, não compartilhe;
b. Tem autoria? É uma fonte legítima, na qual você já confiou no passado? Se não, talvez seja melhor não confiar. Pesquise o nome do veículo, autor ou da autora no Google e veja o que mais essa pessoa está produzindo e para qual veículo de imprensa. Além disso, preste atenção para averiguar se o site que reproduz a notícia está publicando só notícias de um lado político, por exemplo, mostrando que talvez haja algum viés ideológico;
c. Há no texto referência a um veículo de imprensa, como se fosse o autor da notícia? Entre no site original do veículo de imprensa para verificar se a notícia está lá de fato;
3) Digite o título da notícia recebida no Google. Se for verdadeira, é provável que outros veículos de imprensa confiáveis estejam reproduzindo a mesma notícia; se for falsa, pode ser que veículos de checagem já tenham averiguado o boato. Pesquise nos resultados da busca;
4) Pesquise, também, os fatos citados dentro da notícia. Ela se apoia em acontecimentos verificáveis? Por exemplo, se ela afirma que alguma autoridade disse algo, há outros veículos de imprensa reproduzindo o que essa autoridade falou? Tente procurar isso na internet;
5) Verifique o contexto, como a data de publicação. Tirar a notícia verdadeira de contexto, divulgando-a em uma data diferente, por exemplo, é um tipo de desinformação;
6) Pergunte para a pessoa que encaminhou a notícia para você de quem ela recebeu, se confia na pessoa e se conseguiu checar alguma informação;
7) Recebeu uma imagem que conta uma história? É possível fazer uma busca "reversa", por meio da imagem, e não por texto, e verificar em que outros sites ela foi reproduzida, o que pode dar pistas de sua veracidade. Salve a foto no seu computador e suba ela no seu mecanismo de busca ou cole o url dela nesse navegador: https://images.google.com/
Se estiver no celular, tente neste site independente do Google: https://reverse.photos/
8) Recebeu um áudio ou um vídeo com informações? Tente resumir essas informações e procurá-las no Google. Exemplo: você recebe um áudio dizendo que no dia seguinte haverá greve de ônibus. Procure no Google: "greve de ônibus" junto com a data.
Outra opção é buscar no Google: "áudio greve de ônibus WhatsApp", por exemplo. Essa busca pode resultar em um desmentido de uma agência de checagens de notícia, se ela não for verdadeira, ou em uma notícia real de algum órgão de imprensa, se for verdadeira;
9) Números: a notícia cita números de pesquisas ou de outros dados? Tente procurá-los isoladamente para checar se fazem sentido;
Fontes: NewsLitTip, CNJ (Conselho Nacional de Justiça), BBC, Factcheck.org
O que são 'fake news' ou notícias falsas e por que isso deve te interessar?
Notícias falsas são um termo para designar notícias fabricadas, comprovadamente falsas - normalmente feitas para prejudicar outras pessoas e muitas vezes com objetivos políticos ou que procurem o lucro.
Menino que vendia água na rua para sustentar a família em Mossoró compra casa com vaquinha virtual
O fato foi publicado na Pagina do Passando na Hora que conta com mais de um milhão de seguidores e se espalhou pelas Redes Sociais Brasil a fora.
Na época foi lançada pelo site Razões Para Acreditar uma vaquinha na Voaa para ajudá-lo e foi arrecadado até hoje, mais de R$ 83 mil, transformando completamente a vida dessa família toda.
Com final, SBT atropela Globo e faz melhor audiência em 17 anos
Fonte: Pleno News
A final da Libertadores da América, disputada entre Palmeiras e Santos, e vencida pelo time alviverde, não foi histórica apenas no quesito futebolístico, mas também nos números televisivos. O SBT, emissora que transmitiu a partida, teve sua melhor audiência em quase duas décadas.
A partida marcou 25 pontos de média com picos de 32, entre 17h e 19h03, na Grande São Paulo. No mesmo horário, a Globo teve média de 11 —Record teve 4 e a Band marcou 2. Desde 2004, quando a emissora marcou média de 31 pontos com a exibição de um filme da franquia Harry Potter, o canal não fazia uma pontuação tão alta.
Segundo dados prévios divulgados pelo site UOL Esporte, o SBT foi líder de audiência durante toda a partida. No primeiro tempo, entre 17h e 17h49, o canal marcou 24 pontos de média contra 10 da Globo, que prometia tocar o primeiro Big Fone da temporada do BBB21 dentro do Caldeirão do Huck para fazer o público não trocar de canal.
O pico de audiência na primeira etapa foi no por volta dos 40 minutos iniciais, com 25 pontos contra 9 da Globo. A Globo tocou o Big Fone apenas no intervalo do jogo, mas não funcionou: em São Paulo, entre 17h57 e 18h, quando o Plantão BBB foi exibido, foram 21 pontos do SBT contra 11 do especial do BBB21.
No segundo tempo, o jogo melhorou e a audiência continuou a subir. Foram 26 pontos de média com picos de 31. A Globo seguiu com 12 pontos. A transmissão começou às 16h45, com Téo José assumindo os trabalhos. Antes, o Arena SBT teve uma edição especial com Benjamin Back e sua equipe.
O programa que antecedeu a partida final do campeonato continental também bateu recorde e marcou a melhor pontuação desde a estreia. De acordo com os dados prévios, a atração teve 6 pontos de média com picos de 9 entre 15h45 e 16h40, segundo dados prévios na Grande São Paulo. A Globo ficou com 14 e a Record obteve 4.
sábado, 30 de janeiro de 2021
PASSAREMOS 50 ANOS NO COMANDO DE LAJES/RN : SOQUE NÃO
Todos já conhecem a história mas nunca é demais pra relembrar o feito que a população Lajense fez no último dia 15 de novembro de 2020, por vontade popular o prefeito Felipe Menezes e seu vice prefeito eleito Zé Mata foram eleitos legitimamente nas urnas pela população Lajense repito pela população Lajense, tirando um aparelhamento político consolidado há décadas na cidade, fácil? todo mundo sabia que seria difícil e foi dito e feito. começou a ladainha de que Felipe Menezes iria atrasar os salários dos servidores (a) Felipe iria fechar o hospital de Benes, ÔPA perdão o hospital de Lajes quis dizer, rumores de uma enxurrada do quanto pior melhor de que não vai dar certo de que tudo vai dar errado, poxa vejo muita molecagem por parte de muita gente, quer dizer que o prefeito não pode ter autonomia pra realizar as mudanças que são necessárias para o município? quer dizer que para o prefeito Felipe Menezes pra governar a cidade tem que consultar até a NASA pra saber se pode ou não pode realizar ou não uma mudança administrativa? as coisa não estão sendo fáceis mas cremos que com passar o tempo tudo ficará em seu devido lugar.
E pra fechar o assunto por aqui a galerinha do quanto pior melhor estão dizendo por aí que o prefeito Felipe Menezes não era pra deixar o salário dos servidores (a) em dia isso mesmo que vc leu não era pra deixar o salário dos servidores (a) em dia pois ele decretou estado de calamidade pública no município, essa não era pra hoje.
A hipocrisia reina em Lajes/RN
UM DETALHE NÃO SOU JORNALISTA SOU APENAS UM CIDADÃO COMUM COMO QUALQER OUTRO CIDADÃO ESSA É MINHA OPINIÃO SE VC NÃO GOSTOU NÃO POSSO FAZER NADA NEM CRISTO AGRADOU A TODOS (A) QUANTO MAIS EU..
CALENDÁRIO: Pagamento dos servidores da Prefeitura Lajes/RN ✅
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
Pesquisa nacional mostra que Bolsonaro lidera todos os cenários para presidente
Fonte: diariodopoder
Levantamento nacional realizado pelo instituto Paraná Pesquisas revela que, se a eleição presidencial fosse realizada hoje, o presidente Jair Bolsonaro venceria a disputa em todos os cenários, contra todos os pré-candidatos, inclusive no “mano-a-mano” do segundo turno.
Em um primeiro cenário, Bolsonaro seria o mais votado com 30,5% dos votos, contra 12% de Sérgio Moro, enquanto o eterno candidato Ciro Gomes (PDT) somaria 10,6%, à frente de Fernando Haddad (PT), com 8,5%, Nesse cenário, Luciano Huck tem 8,1%, João Doria (PSDB) 5,4%, Guilherme Boulos (Psol) 3,5% e João Amoedo 2,9%.
No segundo cenário, Bolsonaro também lidera, com 31% das intenções de voto, contra 17% de Lula (PT), caso o ex-presidente pudesse participar da disputa. São seguidos por Sérgio Moro (12,1%), Ciro Gomes (9,2%), João Doria (5,3%), Boulos (3,6%), Amoêdo (3,3%) e Marina Silva, do Rede, com 2,3%.
No cenário 3, o atual presidente soma 33,7% contra 12.1% de Ciro, 11,7% de Haddad, 9,4% de Huck, 6,7% de Doria, 3,8% de Mandetta (DEM), 3,1% de Amoêdo e 1,1% de Flávio Dino (PCdoB).
Em hipotético segundo turno para presidente da República, Bolsonaro também lidera, em cenário contra Lula (42,4% a 35,7%), Moro (39,1% a 37,6%), Ciro (43,7% a 34,3%), Doria (44,9% a 29,4%) e Huck (42,7% a 33,2%).
O Paraná Pesquisas entrevistou 2002 eleitores em 204 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal entre os dias 22 e 26 de janeiro.
Veja os números de segundo turno:
MPF investiga ‘perda operacional’ de 4 mil doses da CoronaVac no governo petista do RN
Fonte: diariodopoder
O Ministério Público Federal (MPF) abrirá procedimento para apurar os detalhes sobre a possível perda operacional de 5% das doses da vacina Coronavac que foram enviadas pelo Ministério da Saúde para o Rio Grande do Norte, governado por Fátima Bezerra (PT). A abertura do procedimento foi determinada pelo coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção (NCC), procurador da República Kleber Martins, tendo em vista o surgimento de questionamentos a respeito.
Esse percentual está previsto em uma nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN). O documento, de 19 de janeiro, trouxe informações sobre a campanha de vacinação contra a covid-19 e – em seus itens 10.2 e 10.3 – aponta que, das 82.440 doses da vacina Coronavac destinadas ao Rio Grande do Norte, haveria uma perda operacional de 5%, equivalente a 4.122 doses.
A informação, destaca o procurador, causou perplexidade na população, “porque lhe permitiu inferir que o órgão de saúde máximo do Estado aceitava com elevada naturalidade que mais de 4 mil doses de um dos itens mais importantes do mundo na atualidade – a vacina contra a covid-19 – fossem simplesmente perdidas durante a vacinação, como se isso fosse comum e, portanto, tolerável no serviço público; afinal, fosse a vacina ministrada pela rede privada de saúde, haveria igual ‘perda operacional’?”
Para Kleber Martins, diante dos questionamentos, o MPF deverá apurar a situação, “tendo em vista o elevado interesse público que existe sobre a vacinação ora em curso e, notadamente, sobre a escorreita aplicação dos recursos públicos com ela despendidos”. (Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MPF no Rio Grande do Norte)
quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
Ontem teve reunião online com a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação)
Fonte: da rede social de Vitória Paiva
Ontem participamos de uma reunião virtual com o atual Secretário de Educação Estadual, Professor Getúlio Marques e um dos dirigentes da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) o Professor Alexandre Soares. Eles opinam que o ideal seria o retorno presencial, seguindo as recomendações do Comitê Científico, mas entendem que cada cidade e cada escola tem sua realidade.
Investidores mostram otimismo com a economia do Brasil
Apesar de a pandemia de Covid-19 ainda seguir com intensidade, investidores brasileiros passaram a mostrar otimismo com a economia e com o mercado após a chegada da vacina. Os dados constam na sondagem “UBS Investor Sentiment”.
De acordo o com o levantamento, a porcentagem de investidores do Brasil que está confiante com a economia é superior à média global e à da América Latina.
A sondagem ouviu, no Brasil, 150 investidores e 50 empresários com ao menos 1 milhão de dólares em patrimônio financeiro ou em receitas anuais. Destes, 75% disseram ter otimismo com a economia brasileira no curto prazo devido ao início da vacinação. Em levantamento realizado há três meses, o percentual era de 69%.
Já nas perspectivas a longo prazo, 85% dos entrevistados mostraram otimismo com a economia do Brasil.
Enquanto isso, a América Latina teve 65% de entrevistados mostrando otimismo. E, na média global, 60% apresentou uma visão favorável em relação aos próximos 12 meses.
O levantamento foi realizado pelo grupo suíço UBS.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
CIÊNCIA: Planeta onde um ano dura quatro dias é descoberto por astrônomos
Fonte: Astrophysical Journal Letters
Astrônomos americanos descobriram um raro exoplaneta com muitas similaridades a Júpiter, mas sem nuvens nem neblina na atmosfera. Batizado de WASP-62b, o corpo celeste encontra-se a 575 anos-luz de distância do planeta Terra, na constelação de Dourado e orbita a sua estrela hospedeira uma vez a cada 4,4 dias, a uma distância de 0,06 UA (Unidade Astronômica).
Os exoplanetas livres de nuvens são extremamente raros, tanto que os astrônomos estimam que menos de 7% dos exoplanetas têm atmosferas claras. O único encontrado antes do WASP-62b foi o WASP-96b, descoberto em 2018.
“A sua raridade sugere que eles formaram-se de uma maneira diferente da maioria dos planetas. As atmosferas claras também tornam mais fácil estudar a composição química dos planetas, o que pode ajudar a identificar do que um planeta é feito”, explicou Munazza Alam, astrônomo do Harvard & Smithsonian Center for Astrophysics.
O WASP-62b foi detectado pela primeira vez em 2012 pela WASP (Wide Angle Search for Planets South), organização acadêmica internacional que realiza buscas automatizadas de planetas extrassolares através do método de trânsito astronômico. Agora, no entanto, foi possível saber que o astro tem aproximadamente a metade da massa de Júpiter.
A observação do WASP-62b foi possível através do telescópio espacial Hubble, da Nasa, via espectroscopia, estudo da radiação eletromagnética para ajudar a detectar elementos químicos.
“Admito que no começo não estava muito animado com este planeta. Mas assim que comecei a examinar os dados, fiquei animado”, disse Munazza Alam. Os astrônomos monitorizaram especificamente o planeta enquanto ele passava três vezes na frente da sua estrela hospedeira, oferecendo observações de luz visível, que podem detectar a presença de sódio e potássio na atmosfera de um planeta.
Embora não houvesse evidência de potássio, a presença de sódio era notavelmente clara. Os astrônomos foram capazes de visualizar as linhas de absorção de sódio completas nas suas observações.
As nuvens ou neblina na atmosfera obscureceriam a assinatura completa do sódio e os astrônomos normalmente só conseguem perceber pequenos indícios de sua presença.
“Na verdade, não podemos ver esses planetas diretamente. É como olhar para um vaga-lume próximo a um poste. Estamos coletando todas essas informações sobre a atmosfera do planeta a partir do que chamamos de observações de luz combinadas, o que significa que estamos olhando para a luz da estrela e do planeta”, finalizou Munazza Alam.
Depois de 40 dias, Sandra Terena consegue ver Oswaldo Eustáquio
Fonte: Pleno News
Depois de 40 dias, a esposa do jornalista Oswaldo Eustáquio, Sandra Terena, conseguiu encontrar o seu marido. Ela publicou uma foto da reunião em suas redes sociais e disse que foi um período de “tribulação e angústia”.
Eustáquio foi preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O mesmo ministro, no entanto, decidiu converter a prisão preventiva em prisão domiciliar.
Ao comentar o reencontro, Sandra Terena disse que “não é ainda a situação ideal”, mas agradeceu a Deus por cada conquista.
– Depois de 40 dias sem informações pude finalmente ver meu marido Oswaldo Eustáquio. Foi um período de tribulação e angústia contra um pai, patriota e esposo. Não é ainda a situação ideal, mas agradeço a Deus por cada conquista. O sol da justiça ainda vai brilhar! Deus nunca perdeu o controle – escreveu.
Primeira etapa da vacinação continua em Lajes/RN
(PREVLAJES) 6 MILHÕES DE REAIS ESSE É ROMBO DEIXADO PELA GESTÃO PASSADA EM LAJES/RN
Delegada da Polícia Federal assume setor de governança e integridade da Valec
Como uma das medidas de reforço à área de governança e integridade da Valec, o Conselho de Administração da empresa nomeou, no último dia 21, a delegada da Polícia Federal Nelbe Ferraz de Feitas para exercer o cargo comissionado de chefe da Assessoria de Governança da estatal. Ela terá a função de conduzir as questões relativas à promoção da integridade e à aderência da empresa ao Programa Radar Anticorrupção do Ministério da Infraestrutura.
Além disso, ela também irá elaborar o Plano Estratégico Institucional e implantar todos os mecanismos de governança necessários ao funcionamento de uma empresa pública, como controles internos, gestão de riscos e de processos, entre outros. “A Valec terá à frente da área de governança e integridade uma profissional altamente qualificada, com conhecimento profundo dos processos e contratos que ocorrem em uma grande estatal”, declarou André Kuhn, diretor-presidente da Valec e integrante do Consad.
A nomeação de Nelbe vai ao encontro das medidas já adotadas pelo MInfra, que em 2019 nomeou a delegada da Polícia Federal, Fernanda Costa de Oliveira, para capitanear o programa Radar Anticorrupção na pasta. “O Ministério da Infraestrutura é referência no tema graças ao modelo instituído pela subsecretaria de Governança e Integridade. A Valec está pronta para realizar a curto prazo as ações que demonstram o compromisso da empresa não só com a conformidade legislativa dos seus processos, mas, principalmente, com a vigilância incansável para que desvios de conduta não ocorram, e caso aconteçam sejam identificados e punidos”, destacou Nelbe.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura
FÁTIMA DO (PT) usa dinheiro que deveria ser repassado aos municípios para pagar servidores, critica deputado
Fonte: Agora rn
O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) cobrou nesta terça-feira 26 que o Governo do Rio Grande do Norte regularize imediatamente o repasse de verbas para as 167 prefeituras potiguares. Segundo o tucano, a gestão estadual tem descumprido um acordo com prefeitos e deixado de transferir dinheiro apesar da determinação em uma lei aprovada na Assembleia Legislativa.
O parlamentar registra que a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) está em atraso com os municípios e que tem usado o dinheiro que deveria ser transferido para os prefeitos para, entre outras destinações, pagar salários de servidores públicos estaduais. “Ela (governadora) precisa devolver o dinheiro dos municípios. Ela está anunciando o pagamento de salários, mas quem estão pagando são os municípios, já que o governo não está repassando as verbas. Esse dinheiro está sobrando no caixa”, enfatizou o deputado.
Acordo previa repasses
No fim de 2019, o governo Fátima Bezerra fechou um acordo com os municípios para compensar, ao longo de 2020 e 2021, perdas de arrecadação que as prefeituras tiveram após a entrada em vigor do Proedi, um programa de incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado para atrair empresas para o Rio Grande do Norte.
Na época da aprovação da lei que rege o Proedi, o governo se comprometeu a fazer repasses mensais para completar o caixa das prefeituras. Isso porque, ao abrir mão de impostos, o governo Fátima também diminuiu o repasse para as gestões municipais. Mas, segundo o deputado Tomba, esse acordo não vem sendo cumprido. “É um desastre, é um negócio impressionante”, analisa o parlamentar do PSDB.
O que diz o Governo do RN
O Governo do Estado reconhece que está em atraso com os municípios. Ao Agora RN, o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, afirmou que, por causa do aumento de despesas durante a pandemia da Covid-19, os repasses que deveriam ter sido realizados entre agosto e dezembro de 2020 não foram efetuados. A dívida gira em torno de R$ 50 milhões, segundo ele.
“Fizemos seis pagamentos no ano passado, de janeiro a julho. Entre agosto e dezembro, acumulamos débitos. Mas já estamos em contato com a Femurn (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte) para reiniciar a complementação de 2020 que ficou pendente e também alguns débitos de 2019”, destacou o secretário.
Salários dos servidores
O governo Fátima Bezerra começou a pagar neste mês salários atrasados dos servidores públicos. A dívida, que foi deixada pela gestão do ex-governador Robinson Faria, se arrasta por mais de dois anos.
No último dia 15, funcionários da área de segurança pública que ganham até R$ 3,5 mil receberam o 13º salário de 2018. O calendário segue na próxima sexta-feira 29, quando servidores das demais áreas que também recebem até R$ 3,5 mil receberão o mesmo vencimento.
A equipe econômica do governo diz que, em breve, serão anunciadas as datas para pagamento do 13º salário de 2018 para os servidores que ganham acima de R$ 3,5 mil e do salário de dezembro de 2018. Quando fechar esse pagamento, acaba a dívida com os servidores, que chegou a ser de quatro folhas no início da atual gestão.
“Catamos moedas”
Em nota oficial, o Governo do RN disse que só foi possível começar a pagar os salários atrasados porque o Estado arrecadou, no fim do ano passado, cerca de R$ 90 milhões com o Super Refis, programa criado para que contribuintes regularizassem sua situação com o Fisco com condições especiais.
“Eu gostaria de chegar aqui e dizer: vamos quitar agora as folhas que herdamos da gestão anterior. Mas não é simples. Catamos moedas todos os dias para juntar recursos e dar a vocês o que lhes é de direito. Além do pagamento sagrado do salário de vocês, que venho honrando desde que assumi, dentro do mês, temos também o compromisso com o custeio das funções sociais básicas do Estado. E ainda mais uma pandemia no meio do caminho. Sem falar no descontrole financeiro e orçamentário brutal que encontramos o RN. Neste governo, palavra se cumpre”, disse a governadora Fátima Bezerra ao anunciar o pagamento dos atrasados.
Caminhoneiros protestam contra Doria por causa do aumento do ICMS em SP
Fotos 1 e 2: Alexandre Calado/TV Globo; foto 3: Cíntia Acayaba/G1 SP
Motoristas de caminhões estavam fazendo carreata com buzinaço na manhã desta quarta-feira (27) em protesto contra o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na cidade de São Paulo. Distribuidores de mercadores do estado também participam do ato. O governo paulista divulgou nota informando que a manifestação tem caráter político e foi convocada por simpatizantes bolsonaristas. ASSISTA VÍDEO AQUI.
Por volta das 8h, os veículos se reuniram em frente ao Estádio Municipal do Pacaembu, na Zona Oeste da capital, e saíram em direção a quatro locais: a sede do governo estadual, no Morumbi, na Zona Sul, o Ministério da Fazenda, e nas marginais Pinheiros e Tietê.
Os motoristas querem que seja retirado o fim de isenção do ICMS. O aumento do imposto acarretaria, segundo eles, um acréscimo de carga tributária de 12% a 13%.