OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

1º lugar em audiência na cidade de LAJES-RN

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O AÇUDE DAS CARAÚBAS PEDE SOCORRO

MORADORES DAS COMUNIDADES CARAÚBAS E BARREIRAS EM LAJES/RN,PEDEM UMA ESCAVAÇÃO NO AÇUDE


O açude Caraúbas, localizado à 3 km ao Sul de Lajes, é um importante reservatório por estar localizado em propriedades coletivas. Sua represa beneficia os pequenos produtores das comunidades Caraúbas e Barreiras, que vêem no açude um meio de sobrevivência humana e animal. Em épocas de invernos regulares ou fracos, o açude chega suportar até quatro anos com água em sua represa, mas o problema é que praticamente não choveu nos últimos 2 (3) anos.

Importância - O açude é usado para vazantes, água para rebanhos de caprinos e bovinos, pesca artesanal, e produção de capim.

O problema - Os moradores afirmam que o açude está bastante aterrado. Quando sangra, muita água vai embora pelo sangrador (o que é natural) porém fica muito aterro visível pela coloração da água. O próprio relevo do leito do açude apresenta muitas inclinações que poderiam ser removidas.

A solução - Alguns moradores pedem que o poder público envie máquinas para escavar o açude, depositando o material retirado, por trás da parede do mesmo como reforço. Também pedem a construção do sangrador que foi destruído quando a parede apresentava buracos que ameaçavam sua estrutura, e a água ameaçava lançar por cima da mesma, mas faz alguns anos que a parede foi reforçada com pedras e teve sua altura aumentada.

Providências - Alguns moradores fizeram abaixo assinado e estarão esta semana junto ao Ministério Público pedindo providências quanto as  suas reivindicações.

Explicações - O Coordenador de Meio Ambiente de Lajes, o professor Canindé Rocha, me informou que os açudes de: Gavião, Ameixa, Juazeiro e Caraúbas, são competências do Estado. Portanto qualquer obra nesses reservatórios deve ser através da SEMARH (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) seja por convênio entre Estado e Município ou por transferência de recursos.

Minha opinião - Quando a seca atingiu seu momento mais crítico (2012), em que Lajes foi matéria jornalística  na Rede Bandeirantes de Televisão, em que foi destaque o sofrimento do sertanejo e os cemitérios de animais, os discursos de combate a seca não sessavam. Muitos recursos foram pedidos e  alguns foram enviados. Se realmente querem fazer algo por aquele povo, a hora é essa, pois se as chuvas chegarem não dará mais para agir.



Foto 1: Cacimbão sendo fotografado pelo fotógrafo Everton Fernandes

Foto 2: o serrote afrente costuma ficar submerso quando o açude estar com sua capacidade máxima


Foto 3: com o açude totalmente seco, o capim ainda é alternativa de forragem


Foto 4: cacimba próxima à parede e à cerca


Foto 5: terra rachada após longo período de estiagem. Repare a marca d'água nas rochas da parede


Foto 6: Canoa que já virou um patrimônio do Açude, parece pertencê-lo dado o tempo em que já estar no mesmo local


Foto 7: No verão, esta parte da areia torna-se a praia dos banhistas.



FONTE:http://cicerolajes.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário