OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

sábado, 25 de julho de 2015

Direção do Tarcísio Maia se defende das acusações do Sindisaúde e relatório da OAB


Jarbas Miguel Fernandes Mariano, diretor do HRTM, afirmou durante a coletiva que não sabia de relatório da OAB – Foto Ednilto Neves

Fonte: Gazeta do Oeste 

A direção do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) realizou ontem à tarde uma coletiva de imprensa para esclarecer sobre as denúncias feitas esta semana pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (SINDSAUDE) e o relatório entregue pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/subseção Mossoró).
Esta semana, o sindicato denunciou a instalação de câmeras de segurança como forma de assédio moral devido à greve e também relatou sobre esgotos estourados dentro da unidade, que afetou repouso masculino, setor de raio-x, incluindo a câmara escura.
O diretor Jarbas Mariano diz que problemas estruturais são normais acontecerem visto que o hospital já tem quase 30 anos. “Pelo tempo e pela demanda de pacientes e serviço, dá para entender que essas falhas estruturais são passíveis de acontecer”, afirma. E ressalta que foram tomadas medidas para solucionar o problema, inclusive com ajuda da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN).
Câmeras
O diretor fala ainda que ontem esteve reunido com o Sindsaúde para discutir sobre as câmeras de segurança. Jarbas Mariano enfatiza que o uso do recurso é uma medida para proteger o patrimônio público. Ele afirma ainda que durante reunião não foi falado em assédio moral.
Câmeras instaladas no hospital ainda não estão em funcionamento, mas sindicato deve acompanhar ajustagem de focos – Foto Ednilto Neves
Câmeras instaladas no hospital ainda não estão em funcionamento, mas sindicato deve acompanhar ajustagem de focos – Foto Ednilto Neves
Jarbas diz que a instalação dos equipamentos não foi feita à toa, mas a direção buscou informações com o Conselho Regional de Medicina da Paraíba, de São Paulo e também do Rio Grande do Norte.
Ele esclarece ainda que as algumas câmeras foram remanejadas e outras instaladas, e que ainda não estão em funcionamento.
As câmeras também não estão voltadas aos pacientes para não ferir o direito a privacidade dos mesmos. “Não tem exposição dos pacientes. Isso é inquestionável”, afirma.
“No processo de instalação e ajustagem do foco, uma comissão do sindicato acompanhará a direção”, conta o diretor do HRTM.
Questionado sobre a possibilidade das câmeras terem sido colocadas por causa da greve, o diretor diz que isso não procede. Ele afirma que o contrato com a empresa existe desde 2010 e que não houve acréscimo monetário para a compra dessas câmeras, porque o contrato já existia.
Ele relata que o contrato daquele ano foi para a instalação de 64 câmeras, mas apenas 48 haviam sido instaladas.
Relatório
Sobre o relatório entregue pela OAB ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) na semana passada, que aponta problemas detectados em visita em realizada em fevereiro ao Tarcísio Maia, o diretor Jarbas Miguel Fernandes Mariano, diz que “Não sabia nem desse relatório da OAB. Fui até a OAB para ter acesso”, fala.
Jarbas também ressalta que assumiu a direção do hospital em 1º de abril, e que de lá para cá foram realizadas algumas mudanças.
Ontem, às 18h, na sede da OAB/Mossoró, foi realizada uma reunião entre advogados e a direção do Tarcísio Maia sobre os pontos que foram melhorados e problemas que ainda persistem para que as providências sejam tomadas.
Reforma
A obra no Tarcísio Maia está paralisada desde o ano passado. O diretor da instituição, Jarbas Mariano, fala que a reforma contempla a ampliação em 36 leitos, almoxarifado, refeitório e UTI adulto, além de criação da UTI pediátrica. “A maior necessidade é ampliação dos 36 leitos, para ter como desafogar os corredores”, afirma.
A solicitação da retomada da reforma já foi feita a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP). No próximo dia 29 o diretor se reunirá com o secretário de saúde, mas ainda não há datas para retomada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário