OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

domingo, 10 de janeiro de 2016

BOATO NAS REDES SOCIAIS: Bananas infectadas com AIDS foram encontradas no Brasil



Fonte: R7

Notícia afirma que a Organização Mundial de Saúde estaria alertando sobre o perigo das bananas contaminadas com HIV! Será verdade?
O texto apareceu na internet brasileira no começo de janeiro de 2016 e chama a atenção para a grande parte das bananas consumidas no Brasil que vem da Guatemala, onde teriam descoberto que possam existir cerca de 2 milhões de bananas infectadas com HIV que teriam sido distribuídas para várias partes do continente.
O alerta teria sido dado através da diretora regional para as américas da Organização Mundial da Saúde, Dra. F. Carissa Etienne. Carissa teria informado à imprensa que, após realizar as inspeções, as autoridades da Guatemala teriam averiguado que estariam injetando sangue infectado nas frutas.
O alerta ainda pede para que se evite o consumo de bananas no continente até novo aviso.
Será que esse alerta é verdadeiro ou falso?
Banana contaminada com HIV estariam chegando no Brasil! Será verdade?

Verdadeiro ou falso?

A primeira coisa a se fazer ao receber esse tipo de mensagem é verificar se os nomes envolvidos no boato confirmam as informações. No caso, o texto cita a Organização Mundial de Saúde, mas uma busca no site da OMS para as Américas mostra que não houve nenhum comunicado por parte deles com relação à bananas com HIV!
A dra. Carissa Etiene existe, mas não há nenhuma publicação dela sobre esse alerta.
Uma busca sobre bananas contaminadas da Guatemala nos retorna apenas sites e blogs que copiaram o mesmo texto, que parece ter surgido em um site caça-cliques chamado Jefter Ruthes (entre nesse site para ver a enorme quantidade de notícias falsas publicadas lá). O Jefter Ruthes não cita nenhuma fonte e não apresenta nenhuma prova da veracidade das denúncias.

O vírus HIV sobrevive fora do corpo?

Podemos colher mais uma prova de que essa notícia é completamente falsa no site do Ministério da Saúde sobre a AIDS. Na página com as dúvidas mais frequentes é explicado que o vírus HIV sobrevive apenas cerca de uma hora fora do organismo. O site Médico Responde também confirma essa informação e você também pode verificar isso em outros sites sobre o assunto.
Ou seja, se uma banana fosse infectada com o vírus da AIDS na Guatemala, é certeza que esse vírus não sobreviva até chegar ao consumidor.
Além disso, imagine o trabalho que daria infectar mais de 1 milhão (ou 2 milhões, o alerta muda de 1 milhão para 2 milhões em diferentes parágrafos) de bananas com seringas de sangue contaminado! Ah… e imagine também a quantidade de sangue gasto nessa tarefa!

Boato recorrente

Essa não é a primeira vez que boatos envolvendo frutas e AIDS circulam pela web brasileira. Em março de 2015, mostramos aqui no E-farsas a verdade a respeito da notícia afirmando que laranjas importadas da Líbia estava infectadas com o HIV.
O Serviço de Saúde da Argélia teria apreendido um grande carregamento de laranjas da Turquia contaminadas com o vírus da AIDS! Será verdade? (foto: Rerodução/Facebook)
Boato antigo afirmava que o Serviço de Saúde da Argélia teria apreendido um grande carregamento de laranjas da Turquia contaminadas com o vírus da AIDS! Mais uma farsa da web!

Conclusão

Podem continuar consumindo bananas à vontade, pois essa história de frutas infectadas com AIDS é falsa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário