A conclusão das obras de reestruturação da orla marítima de Natal ganhou um novo prazo: 30 de agosto. O projeto de R$ 12 milhões, pensado inicialmente para a Copa do Mundo de 2014, está 70% executado. Resta finalizar calçadas, banheiros e quiosques numa faixa de sete quilômetros entre Ponta Negra e a Praia do Forte.
Para o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Pereira Neto, não há atrasos. “O prazo contratual é apenas 15 de setembro. Só vai ser considerado atraso se passar desta data”, assinalou. “Nós havíamos acertado com a empresa para chegar à Copa com boa parte concluída, mas não foi possível”, explica.
A Prefeitura de Natal fixou inicialmente 30 de maio para a entrega da reestruturação, data que casaria com a conclusão das obras de mobilidade do entorno da Arena das Dunas –que também não ficaram prontas neste prazo. Depois, 10 de junho, três dias antes da estreia de Natal na Copa do Mundo, em partida entre México e Camarões. Os dois prazos foram descumpridos e, de acordo com o secretário, os motivos para a demora foram os mais diversos.
Primeiro, ele cita o grande volume de chuvas. Depois, o vandalismo. O titular aponta que, na Praia do Meio, quiosques que já haviam sido revestidos internamente tiveram que ser refeitos porque foram quebrados de martelo. “Em Ponta Negra o vandalismo é menor, mas em um final de semana retiraram a cobertura inteira de um quiosque, tanto a madeira quanto a telha”, acrescentou.
Até o momento, foram concluídas as calçadas da maior parte das praias, excetuando-se apenas Areia Preta, que foi danificada com uma sequencia de cinco deslizamentos do morro de Mãe Luiza, entre o dia 13 e 23 de junho. Resta também finalizar a instalação dos guarda-corpos e fazer o acabamento dos quiosques e banheiros com ladrilho.
O fornecedor dos ladrilhos só entregará o material no dia 15 de agosto. “Nós precisamos de mais 15 dias para a instalação dos ladrilhos em todos os quiosques e banheiros”, ressaltou o secretário, lembrando que comerciantes terão acesso aos novos quiosques quando eles estiverem completamente prontos.
A intervenção contempla ainda ciclovias entre as praias do Meio e do Forte, criação de áreas de depósito para guarda de materiais dos quiosques, rampas e escadarias para acesso à faixa de areia, sinalização adequada, área de estacionamento, substituição de iluminação pública, ações de paisagismo e áreas de recreação infantil e academia da Terceira Idade.
Ao final da obra, a manutenção da nova orla passará para a tutela da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sensur); os quiosques serão administrados pelos comerciantes da região e, para os banheiros instalados, será feita uma licitação para a limpeza e conservação.
Mobilidade
As obras de mobilidade urbana também ultrapassaram o prazo de conclusão inicial que era a Copa do Mundo Fifa. Do pacote de oito intervenções ainda falta ser entregue o viaduto da BR 101, que só deve ser liberado no dia 10 de agosto.
O prazo contratual para o lote de obras termina em 30 de setembro, o que para o secretário de Obras elimina a existência de atraso.A chuva tem sido o maior entrave. “Não consigo entender por que tem chovido tanto em Natal”, assinalou. “Se tivermos, pelo menos, uma semana sem chuva, entregamos”, completou, lembrando que há muito para ser sinalizado no viaduto e, por questões de segurança, não será entregue antes que isso seja feito.
fonte;http://www.novojornal.jor.br/noticias/cidades/1312#sthash.Kaq7t3lc.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário