Carolina Souza
acw.souza@gmail.com
O terminal marítimo de passageiros do Porto de Natal, cuja conclusão estava prevista para hoje, 30 de julho, ainda está recebendo os últimos ajustes. Mesmo que estivesse completamente pronto, o novo empreendimento ainda não tem data para ser inaugurado. Entretanto, a obra será entregue faltando um item essencial para a atração de navios de grande porte: a balsa/flutuante.
Segundo consta no site da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), a abertura da licitação para contratação de empresa especializada para construção e fornecimento da balsa será realizada no dia 5 de agosto, na modalidade concorrência. A balsa deve ser equipada com sistema de rampas removíveis para utilização no embarque e desembarque dos passageiros no Porto de Natal e no transporte de cargas. Essa estrutura é essencial para que o Porto possa receber navios de grande porte que não conseguem chegar ao terminal por causa da altura da Ponte Newton Navarro.
“A questão da balsa não impede que a inauguração do terminal ocorra, pois ela só será utilizada para situações que envolva navios de grande porte, o que não ocorrerá frequentemente. Trata-se de uso em situações corriqueiras”, destacou Emerson Fernandes, presidente da Codern, em contato com O Jornal de Hoje por telefone.
“Quanto à obra do terminal marítimo, ela está em processo de retoques finais. Não há mais nenhuma construção sendo feita. Está faltando concluir apenas a limpeza dos ambientes e retirar alguns equipamentos de obra que ainda estão no local”, disse Emerson.
Questionado sobre a data da inauguração, o presidente da Codern informou que a inauguração pode ocorrer “a qualquer momento”. “Já informamos a finalização da obra ao Ministério dos Portos e estamos aguardando apenas um posicionamento deles. A inauguração pode ocorrer de amanhã a qualquer outro dia”, informou.
A construção do terminal marítimo de passageiros do Porto de Natal foi iniciada em abril de 2012 e deveria estar pronta antes do início da Copa do Mundo. O atraso na conclusão do equipamento é justificado pela necessidade de adaptação do projeto de fundação do cais por causa de rochas encontradas no Rio Potengi.
De acordo com a Companhia Docas do RN, também foi pensada a necessidade de reforço estrutural do primeiro projeto, que teve obras realizadas há quase cem anos, apesar da garantia de que as fundições do antigo prédio estão dentro das normas técnicas.
A ampliação inclui um novo prédio de dois pavimentos erguido próximo ao largo da Rua Chile, a ampliação do cais e a instalação de um dolfin de amarração, ao qual poderão ser atados navios de até 250 metros. A mobília já está instalada e as salas administrativas já podem ser utilizadas pela Polícia Federal, Receita Federal e Anvisa.
Com investimento de R$ 72,5 milhões de reais, o terminal marítimo deverá ser mais uma obra moderna entregue ao Rio Grande do Norte para fins de atividades turísticas e comerciais. Quando inaugurado, ele terá capacidade de receber até três mil passageiros por hora. A expectativa é de aumentar a média de 32 navios de turismo que chegam a Natal por ano, consolidando a capital potiguar na rota dos cruzeiros.
Os navios de grande porte que não conseguem chegar ao terminal por causa da altura da Ponte Newton Navarro ficarão ancorados a três quilômetros da costa. Os passageiros chegarão ao Porto em lanchas dos próprios navios, com o deslocamento durando entre 10 e 20 minutos. Como essas lanchas são mais baixas do que o cais, que é preparado para receber navios, haverá a plataforma flutuante.
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