OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

sexta-feira, 31 de julho de 2015

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL



Fonte: Cícero Lajes

Nesta quarta, 29/07/2015, foi realizada no Centro Pastoral Monsenhor Vicente de Paula mais uma Conferência Municipal da Assistência Social “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. O evento teve as falas do Prefeito Benes, da Secretária de Assistência Social Selma Silva, da Presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social Cátia Rocha, e da oradora Ivani.

O Prefeito Benes falou da importância da Conferência, parabenizou a equipe da Assistência Social, frisou algumas conquistas e se desculpou pelas falhas. Reclamou da forma como o Governo Federal efetua o envio de recursos, não observando a distinta realidade dos municípios. Finalizou sua fala anunciando a construção de um centro onde funcionará os Conselhos Municipais.

A Secretária Selma apresentou um diagnóstico dos trabalhos e levantamentos realizados pela Assistência Social, trazendo números relacionados ao Bolsa Família, famílias em situação de vulnerabilidade social, Cadastro Único, Idosos, entre outros. Por fim apresentou o nome do corpo técnico de toda a Secretaria incluindo o CRAS I e II.

A Presidenta do Conselho, Cátia Rocha, apresentou o resultado da nova formação do Conselho da Assistência Social, que teve duas reuniões. Citou o nome de cada membro e mostrou fotos das reuniões. Cátia também é Coordenadora do CRAS I.

A Oradora Ivani Matias mostrou uma visão bem municipalista trazendo para o município todo o sucesso dos programas sociais, enquanto o Governo Federal seria apenas o financiador. Ivani fez duras críticas ao programa Bolsa Família, desde sua atuação até a eficácia dos resultados do mesmo. Notei nas palavras da oradora a opinião de que os bônus são atribuídos ao município, enquanto os ônus são atribuídos ao Governo federal.

Depois do almoço o pessoal se dividiu em grupos para elaborar propostas e escolher os delegados para apresenta-las na conferência Estadual e talvez na Federal.

Fala do prefeito Benes
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Apresentação do núcleo de Artes da Paróquia Nossa Senhora da Conceição cordenada pelas irmãs Danara e Dandara
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                                               Exposição da Secretária Selma Siva

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Exposição da Presidenta do Conselho Municipal da Assistência Social, Cátia Rocha. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                           Exposição da oradora Ivani Matias 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Recepção aos convidados e credenciamento
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                                                    Funcionários da Assistência Social

TÁRCIO ARAÚJO ganha pela 3ª vez o Prêmio de Jornalismo do BNB



Fonte: Robson Cabugi 

O jornalista Tárcio Araújo, da 95 FM de Mossoró, ganhou pela terceira vez consecutiva o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo na categoria ‘Mídia Eletrônica – Rádio’ com o tema “A fé que move o turismo”.
O lajense, que hoje é ancora na imprensa de Mossoró é um dos profissionais com melhor destaque no Rio Grande do Norte e um legitimo representante da sua terra Natal, Lajes do Cabugi.
O evento de entrega do Prêmio aconteceu na noite desta quinta-feira (30) na sede do Banco do Nordeste em Fortaleza (CE). As melhores matérias jornalísticas publicadas e apresentadas nos veículos de comunicação no ano passado participaram do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional 2016 que teve novidades, como o Grande Prêmio Nacional.
Ao todo, foram entregues 25 troféus aos profissionais de imprensa de toda a área de atuação do Banco. O evento contou com a participação do presidente da instituição, Marcos Costa Holanda.

Dilma diz a governadores que o povo está sofrendo e muita coisa precisa melhorar


dilma_governadores

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (30) que o Brasil passou a exigir muito dos governos e dos serviços públicos. “Nosso povo está sofrendo, e muita coisa tem que melhorar”, disse durante reunião com governadores no Palácio da Alvorada, acrescentando que “nenhum governante pode se acomodar”. “Esse Brasil passou a exigir muito dos governos, das empresas, dos hospitais, das escolas, da política, da justiça e de si mesmo. Nesse novo Brasil nenhum governante pode se acomodar. Muita coisa sabemos que precisa melhorar, principalmente porque sabemos que nosso povo está sofrendo, e quando sabemos isso, muita coisa tem que melhorar”, afirmou a presidenta.
Dilma ainda enfatizou que diferenças políticas não podem se sobrepor aos interesses do país, e que a cooperação entre os governos é uma obrigação constitucional. “Nós devemos cooperar cada vez mais, independentemente de nossas afinidades políticas. A cooperação federativa é uma exigência constitucional, é uma exigência da forma como nós organizamos o Estado e a sociedade brasileira. Nós também devemos respeitar a democracia, e devemos somar forças e trabalhar para melhor atender a população”, acrescentou a presidenta.

Caverna escavada por mamíferos gigantes é descoberta na Amazônia



Fonte: O Globo 

Pesquisadores dentro da paleotoca, labirinto cavado por animais como preguiças e tatus gigantes - Divulgação
Uma equipe da CPRM- Serviço Geológico do Brasil achou a primeira paleotoca da região Amazônica em Ponta do Abunã, em Rondônia. Paleotocas são labirintos gigantes escavados por animais já extintos, como preguiças e tatus gigantes. No caso de Ponta do Abunã, o geólogo Amilcar Adamy, que chefiou a expedição, acredita que o túnel foi escavado por uma preguiça gigante extinta há cerca de 10 mil anos, uma vez que fósseis do mamífero já foram localizadas no vale do Rio Madeira durante a fase de garimpo. No túnel é possível identificar marcas de garra que podem ser do animal.

- A caverna havia sido visitada algumas vezes por moradores de uma comunidade próxima, mas eles imaginavam que ela era uma obra humana, não escavada por animais gigantes. É uma ocorrência única na Amazônia e é importante também por identificar o modo de vida desses animais e o clima do período Pleistoceno, caracterizado por uma megafauna na região. E está muito bem preservado - diz Adamy.

As preguiças gigantes, segundo especialistas, mediam até seis metros e pesavam em torno de uma tonelada e meia. Na época em que os túneis foram escavados não havia ali floresta. Segundo o geólogo, a região era uma extensa savana habitada por animais gigantes, como mastodontes e jacarés de grande porte, além das preguiças.

Adamy diz que, provavelmente, a região era muito mais fria e seca no local onde hoje é floresta Amazônica - caracterizada pelo clima oposto, quente e úmido. A entrada da caverna é hoje de difícil acesso justamente por estar encoberta pelas árvores.

A paleotoca da Ponta do Abunã tem estruturas circulares e semicirculares de grandes dimensões, com numerosos túneis interligados e a extensão é ainda indefinida. Os geólogos tomaram conhecimento de sua existência no Projeto Geodiversidade de Rondônia (GD-RO), realizado em 2010, que buscava identificar sítios geológicos que possam ser usados como atração turística e favorecer o desenvolvimento do estado de forma sustentável.

Adamy se interessou pela descoberta e fez contato com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que descobriram e estudam dezenas de paleotocas no Sul do país. Agora, Adamy e sua equipe foram a campo para explorar o local e verificar se, de fato, era uma toca de animal extinto, o que acabou confirmado. O próximo passo é fazer estudos complementares e realizar escavações de pequeno porte na busca de possíveis fósseis, além de identificar a extensão total da caverna. Em alguns trechos o túnel está mais estreito e foram registrados desabamentos. Por isso, é preciso desobstrui-lo para identificar a real extensão, estimada em cerca de 200 metros até agora.

Ponta do Abunã fica na divisa de Rondônia com o Acre e com a Bolívia. O local começou a ser explorado no tempo da exploração da borracha na Amazônia, no século XIX. A ocupação inicial foi feita por moradores do Acre, mas o maior fluxo de migrantes ocorreu na década de 70, com a construção da BR-364. Na década de 80 houve disputa entre Rondônia e Acre sobre a posse da área e só na década de 90 foi decidido que a área pertencia ao estado de Rondônia. O estado do Acre teve de retirar os equipamentos públicos que mantinha na região mas, mesmo assim, a relação é maior com o Acre, já que entre Porto Velho, a capital de Rondônia, e Ponta do Abunã há uma barreira natural, que é o Rio Madeira.

De acordo com pesquisadores, o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com maior número de paleotocas identificadas. São mais de mil. Segundo dados do Projeto Paleotocas, que reúne pesquisadores da UFRS e da Unesp, as paleotocas são exclusivas da América do Sul. Em média, os túneis têm larguras de quatro metros e alturas de 2 metros. As extensões costumam alcançar 200 metros. Em Morro Grande, Santa Catarina, foram identificados 150 metros de túneis, com cerca de 1,5 metro de diâmetro distribuídos em 4 andares. O local fica num morro e tem pelo menos oito saídas.


Adquira Seu Loteamento no NOVA LAJES


Banco do Brasil de Pedro Avelino foi arrombado nesta madrugada



Fonte: Águias de Maré 

Notícias nos chegam que na madruga desta sexta o Banco do Brasil de Pedro Avelino, foi arrombado, segundo populares  e residências vizinho ao banco foram acordada com o barulho do arrombamento.

Ainda não se sabe o tamanho do prejuízo, mas foram quebradas as portas que dão acesso ao banco. Mais o  foco era o cofre da agencia já que nos caixa eletrônicos havia pouco dinheiro, medida tomada pelo Banco para evita as especulações por parte dos assaltantes.

TCE limita empenhos e anuncia cortes de R$ 4 milhões no 1º semestre



Fonte: Assis Silva 

Em razão da frustração da receita primária relativa ao primeiro semestre de 2015, inicialmente estimada na Lei Orçamentária Anual, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) adotou, em conformidade com as necessidades identificadas pelo Governo do Estado, as providências necessárias ao contingenciamento de suas despesas discricionárias. 
Para tanto, publicou portaria que indisponibilizou para empenho e movimentação financeira o valor de R$ 321 mil, consignado à conta de suas dotações no Orçamento Geral do Estado.
Além disso, o TCE/RN adotou uma série de medidas neste ano de 2015 que culminaram no corte de aproximadamente R$ 4 milhões no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado com despesas da mesma espécie.
Somente em corte nos gastos com gratificações de gabinete e cargos em comissão, foi economizada a quantia de R$ 1.534.038,11. Com obrigações patronais, despesas variáveis e despesas de exercícios anteriores, a redução chegou a R$ 2.177.439,14. Já os gastos com diárias, passagens e despesas com locomoção, auxílio-transporte, equipamentos e material permanente e preservação de patrimônio, diminuíram R$ 219.045,61.

.

IPERN RETIRA INSALUBRIDADE DOS APOSENTADOS DA SAÚDE



Fonte: Sind Saúde

O jornal Tribuna do Norte, na edição desta sexta-feira (31), traz uma notícia preocupante para os aposentados e para todos os servidores estaduais da saúde. Segundo a notícia, a Sesap informou que o IPERN estaria suspendendo o pagamento do adicional de insalubridade para todos os aposentados. A medida atenderia a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Leia abaixo a notícia: 
O Sindsaúde esteve na manhã de hoje na Sesap, e confirmou que a informação é verdadeira e atinge todos os que já estão aposentados e os que irão se aposentar. Muitos ligaram para o sindicato. “É um absurdo. Parte dos aposentados já está com o mesmo salário há anos, e com o contracheque cheio de empréstimos. Agora irão perder o adicional de insalubridade, depois de anos colocando a saúde em risco no trabalho? Como farão para pagar os remédios? É uma crueldade!”, afirma Rosália Fernandes, da direção do Sindsaúde-RN.

O Sindsaúde pegou cópia da recomendação do TCE que está sendo usada pelo Ipern para a decisão. Para a assessoria jurídica do sindicato, a medida é arbitrária, ilegal e autoritária, pois os adicionais de insalubridade e noturno são inerentes aos profissionais de saúde e ao trabalho que exerce.

O sindicato vai pedir esclarecimentos ao Ipern, a órgãos do governo e ao próprio TCE, além de buscar os demais sindicatos estaduais da saúde. 

Nova vacina contra ebola tem 100% de eficácia em testes



Fonte: Uol

Uma vacina em testes na Guiné se provou 100% eficaz na prevenção ao contágio por ebola, segundo informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde.

Em testes preliminares, 4 mil pessoas próximas a pacientes com ebola receberam a vacina rVSV-ZEBOV imediatamente ou três semanas após a descoberta da contaminação. Nenhum dos 2.014 que foram vacinados imediatamente contraiu a doença.

Houve contaminação entre os que receberam a vacina com atraso de três semanas, mas ainda assim a taxa foi relativamente baixa: 16 pessoas. 

Segundo o The Verge, um grupo independente de especialistas analisou os resultados e determinou que os testes deveriam ser ampliados. Desde 26 de julho todos no grupo de teste são vacinados imediatamente, não havendo mais grupos de espera, e também entrarão adolescentes entre 13 e 17 anos nos testes. Futuramente serão incluídos crianças de 6 a 12 anos.


Entre as cobaias estão os médicos que atuam na linha de frente, combatendo o ebola desde o início do surto atual, que infectou cerca de 27 mil pessoas no continente africano e matou 11 mil delas.



Banco do Nordeste realizará FNE itinerante em Lajes



Fonte: Prefeitura de Lajes

A equipe do Banco do Nordeste em reunião nesta quinta feira (30) com o prefeito Benes, vice prefeito Marcão e demais secretários, definiram que realizarão um encontro itinerante em Lajes com os empresários, micro empresários e pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio.

Esse encontro tem como objetivo apresentar o FNE – é um programa de financiamento do Banco do Nordeste que fomentará o desenvolvimento das microempresas, de empresas de pequeno porte e de microempreendedores individuais (MEI). Será apresentado também, propostas de financiamento e como o pequeno empresários poderá está incluso nas mesmas.

A reunião será realizada no Centro Pastoral no dia 25 de agosto às 19:30, onde terá a participação dos demais empresários da Região Central e representantes do SEBRAE.

Esteve presente na reunião: Prefeito Benes Leocádio, Vice prefeito Marcão, secretário de Administração Eugênio Rodrigues, Secretário de Desenvolvimento econômico, César Militão, o presidente do legislativo local, o vereador Mael Quirino, os senhores Agnelo Peixoto, gerente executivo de desenvolvimento territorial, Sidney Fonseca, gerente geral do BNB Angicos, Mario Aldo Melo, gerente de negócios do BNB, além do empresário, Idalécio Pinheiro.

Prefeitura Municipal de Lajes
Comissão de Comunicação





Quase 700 mil veículos estão irregulares no Estado, aponta relatório do Detran


Intervenções compostas de blitzen serão intensificadas no Estado – Foto Alcivan Costa

Fonte: Gazeta do Oeste 

Em todo o Rio Grande do Norte, 62,89% dos automóveis que circulam nas rodovias estaduais e vias municipais apresentam atraso na taxa de licenciamento. Em números absolutos são 676.066 veículos irregulares. Já com relação os que estão em situação oposta, o percentual é de 37,11%, ou seja, 398.941 automóveis. Os dados constam em relatório divulgado ontem, 30, pelo Detran.
Em números totais, o relatório mostra que os cinco municípios com maior incidência de atraso na taxa de licenciamento são: Natal (228.324); Mossoró (80.538); Parnamirim (54.252); Caicó (19.045); e Assu (12.686). O balancete mostra os dados com referência às 167 cidades do RN e confirma que em todos há veículos trafegando com pendências na documentação obrigatória. No total, o Estado conta com mais de 1,07 milhão de automóveis registrados.
A Coordenadoria de Educação e Fiscalização do Detran alerta aos condutores que a condução de veículo com licenciamento em atraso é registrada como infração gravíssima com multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH, além de apreensão e remoção do veículo.  A taxa de licenciamento, este ano, não sofreu qualquer reajuste e continua R$ 60,00, independente do ano ou categoria do enquadramento do transporte automotor.
O Detran explica que os condutores podem imprimir a segunda via do carnê de licenciamento diretamente na página eletrônica do órgão (www.detran.rn.gov.br). O processo é simples, basta o usuário acessar o site, clicar no ícone “Consulta de Veículos” na página principal, e logo após, digitar a placa e o Renavam do automóvel que deseja efetivar a verificação. Feito isso, o condutor alcança a listagem dos débitos referentes ao licenciamento do veículo. Em seguida, é só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto bancário direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.
O relatório informativo sobre a taxa de licenciamento do Detran, vai servir para que o órgão direcione suas equipes de educação e de fiscalização para que sejam realizadas ações de incentivo a regularização dos veículos. As intervenções compostas de blitz educativa e fiscalizatória já estão acontecendo e devem ser intensificadas nos próximos dias. O calendário de pagamento da taxa de licenciamento foi concluído no último dia 10 deste mês, onde os veículos com placas final “0” deveriam efetivar a quitação da taxa.

‘Ameaçada’ por deputados, advogada encerra carreira



Fonte: Congresso em Foco

Em entrevista exclusiva veiculada no Jornal Nacional (TV Globo) na noite desta quinta-feira (30), a advogada criminal Beatriz Catta Preta, que atuava em nove dos 22 acordos de delação premiada da Operação Lava Jato, fez graves acusações contra membros da CPI da Petrobras. Dizendo-se ameaçada por deputados membros do colegiado, Catta Preta anunciou o fim de sua carreira na advocacia para preservar a integridade física de sua família.“Não recebi ameaças de morte. Não recebi ameaças diretas, mas elas vêm de forma velada. Elas vêm cifradas”, diz a advogada, em trecho da entrevista.
Convocada para prestar esclarecimentos na CPI sobre a origem de seus honorários, Catta Preta diz que sua decisão está diretamente relacionada a um dos depoimentos do lobista Julio Camargo. Um dos presos que colaboram com a Justiça em regime de delação premiada, Camargo resolveu acusar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de receber US$ 5 milhões em propina no esquema de corrupção na estatal. Em seus primeiros relatos, o delator não havia denunciado Cunha por “medo”, diz a advogada.
“Receio. Ele tinha medo de chegar ao presidente da Câmara”, afirma Catta Preta, instada a comentar o que o teria feito mudar de ideia. “A colaboração dele, a fidelidade, a fidedignidade da colaboração. O fato de que um colaborador não pode omitir fatos, não pode mentir, o levaram então a assumir o risco. Aquele risco que ele temia, em levar todos os fatos à Procuradoria-Geral da República”, acrescentou a advogada.
Diante dos novos desdobramentos da Lava Jato, Catta Preta já determinou o esvaziamento completo de seu escritório. Todos os funcionários foram dispensados e as salas desativadas. Depois de 34 dias de férias em Miami, ela ainda se diz “perseguida e intimidade”.
“Depois de tudo o que está acontecendo, e por zelar pela segurança de minha família, dos meus filhos, eu decidi encerrar a minha carreira na advocacia. Eu fechei o escritório”, concluiu a advogada.
Em ação paralela à decisão de Catta Preta, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a advogada não seja obrigada a comparecer à CPI da Petrobras. Com críticas à CPI, o presidente do STF, ministroRicardo Lewandowski, já aceitou a solicitação da OAB. “[...] é inadmissível que autoridades com poderes investigativos desbordem de suas atribuições para transformar defensores em investigados, subvertendo a ordem jurídica. São, pois, ilegais quaisquer incursões investigativas sobre a origem de honorários advocatícios, quando, no exercício regular da profissão, houver efetiva prestação do serviço”, justificou o magistrado.
Segundo o advogado de Eduardo Cunha, o ex-procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza, as declarações veiculadas no Jornal Nacional não têm sentido. O defensor alega que o depoimento anterior de Camargo havia sido negado pelo próprio lobista.
Advogada criminal há 18 anos, Catta Preta é tida como uma das principais especialistas do Brasil em delação premiada, procedimento que exige dos depoentes provas justificando a concessão de redução de futuras penas. Marcada pela discrição, ela não costumava dar declarações públicas a respeito de seus trabalhos. Além de Julio Camargo, estavam entre seus clientes o ex-diretor e o ex-gerente da Petrobras Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco, respectivamente. Recentemente, Catta Preta já havia desistido de atuar na Lava Jato.
Fator Kroll
Como este site mostrou mais cedo, a partir de informações do jornal O Estado de S. Paulo, os aliados de Eduardo Cunha na CPI da Petrobras solicitaram ao grupo de espionagem Kroll que priorize as investigações justamente sobre o lobista Júlio Camargo. A ideia dos pares do peemedebista é desqualificar a versão apresentada por Camargo aos investigadores da Lava Jato de forma a demonstrar que ele descumpriu, ao omitir fatos, seu acordo de delação premiada, o que poderia levar à anulação do acordo.
Dois dos aliados de Cunha – Hugo Motta (PMDB-PB), presidente da CPI da Petrobras, e André Moura (PSC-SE), um dos sub-relatores do colegiado – foram responsáveis escolheram 12 dos alvos da empresa de espionagem. Ainda segundo a reportagem, apenas Cunha, Hugo Motta e André Moura, “em tese”, têm acesso à lista de investigados da Kroll – empresa que foi contratada sem realização de licitação, o que provocou protestos na CPI. Membro do colegiado, o deputado Ivan Valente (Psol-SP) diz que Motta esconde os trabalhos da Kroll.


Banco Central volta a aumentar a Selic, que vai a 14,25% ao ano


Selic Banco Central taxa juros

Fonte: Agência Brasil

Pela sétima vez seguida, o Banco Central (BC) reajustou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou nesta quarta-feira (29) a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 14,25% ao ano. Na reunião anterior, no início de junho, a taxa também tinha sido reajustada em 0,5 ponto.
Com o reajuste, a Selic retorna ao nível de outubro de 2006, quando também estava em 14,25% ao ano. A taxa é o principal instrumento do BC para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Em comunicado, o Copom indicou que os juros básicos devem ficar inalterados daqui para a frente. “O comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016″, destacou o texto.
Oficialmente, o Conselho Monetário Nacional estabelece meta de 4,5%, com margem de tolerância de 2 pontos, podendo chegar a 6,5%. No entanto, ao anunciar a nova meta de esforço fiscal, na semana passada, o governo estimou que o IPCA encerre o ano em 9%.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumula 9,31% nos 12 meses terminados em junho. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo Banco Central, o IPCA encerrará 2015 em 9,23%. Este ano, a inflação está sendo pressionada pelos aumentos de preços administrados como energia e combustíveis.
Embora ajude no controle dos preços, o aumento da taxa Selic prejudica a economia, que atravessa um ano de recessão, com queda na produção e no consumo. De acordo com o boletim Focus, analistas econômicos projetam contração de 1,76% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos pelo país) em 2015. O governo prevê redução de 1,5% segundo as projeções enviadas pelo Ministério do Planejamento ao Congresso na semana passada.
A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve como referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o BC contém o excesso de demanda que pressiona os preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando reduz os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas alivia o controle sobre a inflação.

Adquira Seu Loteamento no NOVA LAJES


UFRN prepara abertura de concurso público com 41 vagas para técnico-administrativo


tyi76o3o

Fonte: Jornal de Hoje 

O Conselho de Administração (CONSAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou na tarde desta segunda-feira, 27, a proposta do edital 05/2015, que tem como objeto a abertura de concurso público para vagas de técnico-administrativos.
O documento prevê 41 vagas, além de formação de cadastro de reserva, com oportunidades para todos os níveis de escolaridade. De acordo com a relatora Mirian Dantas dos Santos, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) trabalha com a perspectiva das seguintes datas: publicação do edital no dia 10/08; inscrições no período de 24/08 a 14/09; aplicação das provas na data de 11/10. A organizadora do processo seletivo será a COMPERVE.
Entre as novidades, a também pró-reitora de Gestão de Pessoas Mirian Dantas salientou que a Universidade oferecerá, pela primeira vez, vagas para tecnólogo em ciência e tecnologia e revisor de texto em Braille. Neste último caso, é pré-requisito que o candidato seja deficiente visual.
O último edital para concurso de técnico-administrativo que a UFRN realizou foi publicado em 2014 e homologado em janeiro de 2015. Na ocasião, foram abertas 31 vagas para preenchimento imediato.

Dólar sobe e volta a fechar no maior nível em 12 anos


Máxima do dia foi às 14h40, quando moeda americana era vendida a R$ 3,38

Fonte: Agência Brasil

Em meio a preocupações com a desaceleração da economia da China e com o aumento de juros nos Estados Unidos, a moeda norte-americana voltou a subir. O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (30) vendido a R$ 3,371, com alta de 1,25% (R$ 0,042). A cotação voltou a ficar no maior nível em mais de 12 anos, desde 27 de março de 2003, quando a divisa tinha fechado em R$ 3,386.

O dólar operou o dia todo em alta, mas a subida acelerou-se depois das 10h. Na máxima do dia, por volta das 14h40, chegou a ser vendido a R$ 3,38, mas a alta diminuiu um pouco antes do fechamento do mercado. A moeda acumula alta de 8,43% em julho e de 26,8% em 2015.Desde que a equipe econômica anunciou, semana passada, a redução para 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) da meta de superávit primário (economia para pagar os juros da dívida pública), o dólar passou a subir. Segundo economistas ouvidos pela Agência Brasil, a possibilidade de o país perder o grau de investimento das agências de classificação de risco tem pressionado o câmbio.

Fatores externos também têm feito o dólar subir em todo o mundo. A divulgação de que o PIB nos Estados Unidos cresceu 2,3% no segundo trimestre, em termos anualizados, pressionou a cotação. A aceleração do crescimento da economia norte-americana reforçou a expectativa de que o Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) aumente os juros da maior economia do planeta antes do fim do ano.

Taxas mais altas nos Estados Unidos atraem mais capitais para países desenvolvidos, elevando a cotação do dólar em países emergentes como o Brasil, onde ocorre fuga de recursos. As quedas nas bolsas asiáticas provocadas pela queda nas ações das principais empresas na Bolsa de Xangai (China) também aumentaram a turbulência no mercado financeiro internacional.

Adquira Seu Loteamento no NOVA LAJES


Mundo: Ucrânia: Bombardeamentos e tiroteios fazem mais vítimas no leste


Ucrânia: Bombardeamentos e tiroteios fazem mais vítimas no leste

Fonte: Euro News 

As forças ucranianas e separatistas pró-russas acusam-se mutuamente de agressões apesar do cessar-fogo em vigor.
Esta quinta-feira uma série de bombardeamentos atingiu áreas civis em Donetsk, no leste do Ucrânia.
Quatro civis e um soldado foram mortos.
Dois homens foram também abatidos em Dzerzhinsk, norte de Donetsk, no fogo separatista de Horlivka, 7.5 km de distância.
Este residente conta:
“Eles estavam a bombardear durante a noite, cinco obuses cairam aqui perto e nem tivemos tempo de nos vestirmos. Corri com a criança para a casa de banho e tentamos proteger-no com o colchão”.
Os separatistas acusaram os ucranianos de terem aberto fogo contra Horlivka na noite de quarta-feira para quinta-feira, com tanques e artilharia, matando um homem e uma mulher.
“As explosões assobiavam por cima das nossas cabeças e estilhaços voavam. Um engenho caiu no meu quintal e todas as janelas se partiram e havia pedaços a cair en todas as direções. Um passou por cima da cabeça da avó”.
Mais de 6.500 pessoas foram mortas desde que o conflito começou em abril de 2014 no leste da Ucrânia e receia-se que o derramamento de sangue continue.
De acordo com os observadores internacionais ontem ocorrerem 120 explosões na área do aeroporto de Donetsk.

METEORO CRUZA O CÉU DO BRASIL, URUGUAI E ARGENTINA! (VÍDEO)



Fonte: Libertar 

Um meteoro foi observado no começo da noite cruzando o céu do Sul do Brasil, Uruguai e Argentina.

A MetSul confirma, com base em relatos recebidos por suas redes sociais e da imprensa, a observação do meteoro em Porto Alegre, Grande Porto Alegre, interior do Rio Grande do Sul (Centro, Oeste e Sul do Estado), vários departamentos do Uruguai e ainda nas províncias argentinas de Entre Rios e Buenos Aires. São inúmeros vídeos mostrando o bólido deixando o céu verde por alguns segundos na capital argentina e em cidades do interior do Uruguai.

Veja o vídeo:



 Esta luz se la vio en el cielo de melo
Posted by Maykel Paez on Quinta, 30 de julho de 2015


Via: MetSul Meteorologia - https://www.facebook.com/metsulmeteorologia