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quarta-feira, 3 de abril de 2019

Após morte de paciente, Sindsaúde entra com representação junto ao Ministério Público



Fonte: De Fato 

O problema com o tomógrafo do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) persiste e os pacientes estão sendo levados para Natal, para realizar os exames. A direção do hospital informou que está vendo a viabilidade de um contrato emergencial com algum hospital de Mossoró para que os exames sejam feitos enquanto não é realizado o conserto do tomógrafo.
Mas, a ausência do equipamento em Mossoró está causando transtorno para pacientes que precisam fazer o exame. De acordo com as informações divulgadas pelo Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (SINDSAÚDE), um paciente morreu durante o transporte até Natal, onde ele faria o exame. O óbito ocorreu na altura do município de Assu, e o caso foi denunciado ao Ministério Público pelo próprio sindicato.
Por meio de nota, o sindicato relatou que, além das poucas ambulâncias para atender os pacientes de Mossoró, elas estão sendo usadas também para deslocar os pacientes do HRTM até a capital do estado, para realizar os exames de tomografia. “Se não bastasse o pequeno número das ambulâncias da SAMU para atender Mossoró e região, elas agora têm uma nova demanda: carregar pacientes em um longo trajeto até Natal” informou o sindicato.
“O Sindsaúde/RN alerta para o crescente risco social à saúde pública que este descaso com o tomógrafo - equipamento hospitalar de natureza essencial – acarreta para a população de Mossoró e região. Pacientes correm o risco de morrer. Neste sentido, anunciamos que através de um ofício, pedimos a tomada de providências junto à promotoria da saúde do Ministério Público do Rio Grande do Norte para sanar esta situação calamitosa”, continua a nota emitida pelo sindicato.
Sem contrato emergencial e sem o tomógrafo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficou com a responsabilidade de levar os pacientes da unidade para a capital potiguar. O diretor do Samu, Dickson Fradik afirma que só tem uma viatura para atender a demanda de viagem à distância.
"Nós temos três pacientes para fazer transferência para Natal e apenas uma viatura para fazer esse tipo de ocorrência. Essa semana mesmo teve um paciente que teve que ir para Natal e infelizmente veio a óbito no caminho pela gravidade, pela situação, que tem que ser resolvida o mais rápido possível. São três a quatro horas que tornam essa locomoção inviável", disse ele.
Em três anos, esta foi a segunda vez que o tomógrafo do HRTM apresentou defeito. Na primeira vez, em 2017, um hospital particular da região fez os serviços, mas não recebeu os pagamentos devidos pelo Estado e não demonstrou interesse em realizar os serviços desta vez.
No dia 4 de março, a ampola do tomógrafo do HRTM parou de funcionar. A peça tem vida útil de mais ou menos 25 mil exames e já havia realizado 36 mil, como informa a direção do HRTM, que fez um chamado à Siemens, empresa que realiza manutenção.

Tomógrafo do HRTM está quebrado há quase um mês

O tomógrafo do Tarcísio Maia está quebrado há quase um mês, fato que vem adiando a realização de pelo menos 15 exames que poderiam ser realizados diariamente na unidade. A assessoria do HRTM explicou que a média diária de 15 a 20 exames é feito não apenas com os pacientes recém entrados na unidade, mas também em pacientes que estão internados e precisam de acompanhamento clínico.
“Por dia, é realizada uma média de 20 exames de tomografia nos pacientes do hospital, quando o equipamento está funcionando. Vale lembrar que não são apenas os pacientes recém chegados, mas também com aqueles que estão internados. Os exames são solicitados pelo médico para acompanhar o quadro clínico deste paciente”, explicou a assessoria do HRTM.
Logo após o equipamento apresentar defeito, a direção do HRTM firmou um contrato emergencial com o Instituto de Mama, com duração de 30 dias e previsão de 100 exames, porém essa cota acabou no fim de semana passado. A assessoria do segundo maior hospital público do estado disse ainda que a direção do HRTM está analisando propostas para firmar contrato emergencial com hospitais de Mossoró, a fim de que os exames sejam realizados no próprio município.
“Já recebemos cinco propostas e estamos analisando os valores para firmar um contrato emergencial, enquanto nosso tomógrafo não é consertado. Esperamos que o contrato seja firmado até o final desta semana, e enquanto isto não ocorre, os casos mais graves continuarão sendo encaminhados para Natal. Aqueles que puderem aguardar, farão os exames quando o contrato for firmado”, explicou a assessoria do HRTM.
Ainda segundo a direção do hospital, já existe um pré-empenho para pagamento do serviço de conserto do tomógrafo, mas a estimativa é de que o processo burocrático para autorização do gasto seja concluído em 10 dias. Apesar do prazo, a direção pediu para a empresa fornecedora antecipar o atendimento e aguarda retorno dela sobre o assunto.

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