Fonte: CNN
No primeiro dia de funcionamento, o Pix, novo sistema de pagamentos, registrou 1.005.028 de transações que movimentaram, no total, R$ 777,3 milhões. Na média, cada transação movimentou R$ 773,43.
Os dados fazem parte de balanço feito pelo Banco Central (BC) com todas as operações realizadas pelo novo sistema até as 18h desta segunda-feira (16). O Pix funciona 24 horas por dia, todos os dias.
Ele é um sistema de pagamentos e transferências instantâneas que serve de alternativa aos outros já existentes, como boletos, cartões, DOCs e TEDs. Os valores transferidos são creditados na conta do beneficiário em poucos segundos e o serviço é gratuito para pessoas físicas e microempresários individuais (MEI).
De acordo com o BC, houve ocorrências esparsas de falhas nos pagamentos, como demora além do esperado para que o saldo pago fosse creditado na conta de destino.
“Os incidentes identificados com as instituições financeiras e de pagamentos ocorreram principalmente nas primeiras horas de operação e foram acompanhados de perto pelo Banco Central, tendo sido solucionados rapidamente”, informou a entidade em nota.
No total, já há 73,1 milhões de chaves cadastradas, de acordo com o BC. As chaves devem ser cadastradas junto aos bancos e as instituições financeiras e permitem o uso no sistema. Cada pessoa pode cadastrar mais de uma chave, em instituições diferentes.
Ainda de acordo com o BC, 734 instituições financeiras já foram habilitadas a operar o sistema, incluindo os bancos comerciais (que são os grandes bancos), cooperativas de crédito e instituições de pagamento, caso de muitas fintechs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário