OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

domingo, 29 de novembro de 2020

Ciclone tropical Gati atinge mais de 180 mil na Somália e aprofunda crise

 Ciclone tropical Gati atinge mais de 180 mil na Somália

Fonte: A Reeferência

Mais de 180 mil pessoas foram afetadas pelo ciclone tropical Gati, que atingiu a Somália no domingo (22). O país do Chifre da África enfrentou ventos de 130 a 140 km/h – o equivalente a um furacão de categoria 2.

Até a manhã desta quarta-feira (25), a agência humanitária da ONU (Organização das Nações Unidas) na Somália registrou o deslocamento de 42 mil cidadãos, disse a BBC.

O estado mais afetado foi o de Puntland, no nordeste do país. A cidade costeira de Bossaso registra o maior número de desabrigados. Autoridades apontam que a tempestade é a mais forte já registrada no país de 15 milhões de habitantes.

O temporal ocasionou enchentes em diversas estradas da região. Com as rotas bloqueadas, há dificuldade para acessar milhares de vítimas do ciclone.

A tempestade se une à já acentuada crise vivida no país. Com um sistema eleitoral pautado em delegados especiais e legisladores, a Somália vive sobre constantes ataques do grupo al-Shabaab, filiado à Al-Qaeda.

Apenas parte do território está sob o comando do presidente Mohamed Abdullahi Mohamed.

Para tentar resolver a questão, o país estabeleceu o objetivo de realizar uma eleição nacional no início de 2021. Caso o plano se concretize, essa seria a primeira eleição completamente democrática no país desde 1969.

Na segunda-feira (23) a ONU exortou as autoridades a persistirem no acordo. Apesar do modelo de votação não ser o ideal, o representante especial da Missão da ONU na Somália, James Swan, reconheceu o esforço para um “amplo consenso político” no país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário