OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Biden diz que EUA ‘estão no ritmo’ para retirada do Afeganistão até 31 de agosto

O presidente dos EUA, Joe Biden, falou sobre a situação no Afeganistão (24.ago.2021) 

O presidente norte-americano Joe Biden disse em um pronunciamento, nesta terça-feira (24), que os Estados Unidos “estão no ritmo” para retirar seus cidadãos e aliados do Afeganistão e “cumprir a missão” de evacuação até o dia 31 de agosto. Desde que o Talibã assumiu o governo, os EUA têm retirados soldados norte-americanos e afegãos que ajudaram no esforço de guerra — muitos ainda aguardam sair do país.

“Nós concordamos que vamos continuar numa cooperação para retirar as pessoas em segurança. Manteremos o prazo de 31 de agosto, mas quanto antes terminar melhor”, afirmou Biden.

Mais cedo, o presidente dos EUA se reuniu com líderes do G7, responsáveis pelas maiores economias do mundo, para debater sobre o futuro no Afeganistão.

“Houve um forte acordo entre os líderes, tanto sobre a missão de evacuação em andamento quanto sobre a necessidade de coordenar nossa abordagem ao Afeganistão à medida que avançamos”, disse ele.

Segundo o presidente, a retirada dos cidadãos deve acontecer o mais rápido possível, pois há riscos de sofrer ataques terroristas do Estado Islâmico-K, conhecido na sigla ISIS-K, que é rival do Talibã. Ele afirmou que pediu ao Pentágono que “ajustemos o tempo se necessário, pois o importante é completar a missão”.

“Quanto mais dizemos, começando com o risco agudo e crescente de um ataque por um grupo terrorista conhecido como ISIS-K, uma afiliada do ISIS no Afeganistão, que também é inimigo jurado do Taleban. Todos os dias que estamos no solo afegão é outro dia em que sabemos que o ISIS-K está tentando atingir o aeroporto e atacar tanto as forças dos Estados Unidos quanto as aliadas e civis inocentes”, disse Biden.

CNN 



Nenhum comentário:

Postar um comentário