(Foto: WikiCommons)
Em uma investida sem precedentes desde o início do conflito entre Ucrânia e Rússia, drones ucranianos atingiram a região do Daguestão, no Cáucaso do Norte. O ataque foi reportado por autoridades locais e confirmado por fontes da mídia na manhã (horário local) desta quarta-feira (6). As informações são do The Moscow Times.
De acordo com Sergei Melikov, chefe do Daguestão, as forças de defesa aérea russas responderam prontamente ao incidente. “Esta manhã, as forças de defesa aérea destruíram um veículo aéreo não tripulado sobre Kaspiysk”, informou Melikov por meio do Telegram.
Kaspiysk, uma cidade portuária nomeada em homenagem ao Mar Cáspio, fica cerca de 800 quilômetros ao sudeste da fronteira com a Ucrânia.
Apesar dos pedidos de Melikov para que imagens do ataque não fossem divulgadas, alertando que isso “poderia ajudar os inimigos”, vídeos nas redes sociais mostraram drones sobrevoando a cidade e a queda de pelo menos um deles sobre Kaspiysk.
De acordo com o canal Baza, no Telegram, conhecido por suas conexões com os serviços de segurança russos, quatro drones ucranianos atacaram a cidade portuária. Um dos ataques deixou uma menina de 16 anos ferida por estilhaços, que foi hospitalizada, segundo relataram autoridades regionais de saúde.
Imagens publicadas pelo canal independente Astra no Telegram sugerem que um dos drones explodiu nas proximidades da guarnição da Flotilha do Cáspio da Marinha Russa, o que indica que instalações militares podem ter sido alvo.
A agência de notícias AFP, citando uma fonte de inteligência militar em Kiev, relatou ainda que drones kamikazes ucranianos atingiram dois navios de guerra russos ancorados no Mar Cáspio, próximo à costa do Daguestão.
“Pela primeira vez, drones kamikazes da Inteligência de Defesa da Ucrânia atingiram navios inimigos no Mar Cáspio”, declarou a fonte ucraniana. A reportagem observou que a operação “marca uma nova escalada nas estratégias de ataque ucranianas, agora direcionadas a alvos distantes das frentes de combate convencionais”.
O aeroporto de Makhachkala, localizado nas proximidades, suspendeu as operações por tempo indeterminado após o incidente, segundo autoridades locais, relatou o Kyiv Independent.
Até o momento, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou ter destruído dois drones em outras regiões durante a madrugada, mas ainda não comentou oficialmente sobre os ataques específicos em Kaspiysk e no Mar Cáspio.
A Referência
Nenhum comentário:
Postar um comentário