O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a Rússia deveria ter lançado uma invasão em grande escala da Ucrânia antes e estar mais bem preparada para a guerra.
Em sua coletiva de imprensa de fim de ano na quinta-feira, Putin disse que, olhando para trás, deveria ter havido "preparação sistêmica" para a invasão de 2022, à qual ele se refere como uma "operação militar especial".
A Rússia tomou a Crimeia da Ucrânia em 2014 e forças pró-Rússia começaram um conflito no leste da Ucrânia, mas foi oito anos depois que Putin tentou tomar Kiev.
Durante sua aparição de quatro horas, Putin também falou sobre o líder deposto da Síria, a doutrina nuclear mais agressiva da Rússia, bem como questões domésticas, como o preço da manteiga.
Anunciado como "Resultados do Ano com Vladimir Putin", o evento foi transmitido ao vivo pelos principais canais de TV estatais na quinta-feira.
Putin apareceu diante de uma grande tela azul estampada com um mapa da Federação Russa, incluindo partes anexadas da Ucrânia.
Ele respondeu a perguntas de membros do público, jornalistas estrangeiros e aposentados, mas foi um assunto altamente coreografado e rigorosamente controlado.
Quando perguntado pelo editor da BBC para a Rússia, Steve Rosenberg, se ele sentia que o país estava em melhor estado do que onde seu antecessor, Boris Yeltsin, o havia deixado 25 anos atrás, Putin disse que a Rússia havia recuperado sua "soberania".
"Com tudo o que estava acontecendo com a Rússia antes disso, estávamos caminhando para uma perda completa e total de nossa soberania."
BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário