A governadora Fátima Bezerra e representantes da Caixa Econômica Federal assinaram, no início da tarde desta sexta-feira (27), contratos que viabilizam a construção do Hospital de Trauma e Neurocirurgia, na região metropolitana de Natal. Incluída no Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal), a unidade será erguida em Emaús (Parnamirim), com 350 leitos e terá investimento de R$ 220 milhões.
“Com essa unidade vamos garantir o funcionamento do SUS na região metropolitana com eficiência e qualidade. O hospital cujo foco é exatamente a questão de trauma e neurocirurgia, vai contribuir para desafogar o atendimento no Hospital Walfredo Gurgel”, afirmou a governadora em entrevista à imprensa, logo após um café da manhã, na Governadoria, na manhã desta sexta.
O hospital, anunciou a governadora, será construído com recursos do PAC do Governo Federal. O secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, explicou que, com a assinatura do contrato com a CEF, o Estado fica habilitado a realizar a licitação para execução das obras. “No caso do Hospital, o edital para a licitação está publicado no portal nacional de licitações, e ela deverá estar concluída até março próximo”, disse Gustavo Coelho.
A previsão é de que as obras sejam concluídas em 18 meses. O novo equipamento de saúde, ressalta a governadora, vem para fortalecer a rede de assistência estadual, ampliando o acesso a serviços de qualidade para a população.
Moradias
Outro projeto que avançou foi na área de habitação. Trata-se da construção de unidades habitacionais dos programas Pró Moradia e Minha Casa Minha Vida (MCMV) em todo o Estado.
Ao todo são 342 casas do Pró Moradia e 9.591 do MCVM. “Assinar este convênio é um resgate do Pró Moradia que foi iniciado há 15 anos e nunca concluído. Com ele vamos investir R$ 50 milhões e construir 342 casas, em 20 municípios, para famílias em vulnerabilidade social. Isto é prova da resiliência e persistência do Governo do Estado que lutou para não perder o investimento depois que a gestão anterior do Governo Federal suspendeu o programa. Lutamos muito, fizemos várias tratativas e com a nova gestão federal conseguimos resgatar o investimento”, declarou a governadora, no ato de assinatura nesta sexta-feira (27).
O MCVM vai beneficiar famílias em 89 municípios em todas as regiões do Rio Grande do Norte, nas áreas urbanas e rural.
O superintendente de rede da CEF, Tiago Neto, disse que os contratos assinados são resultado de muito esforço da administração estadual e que irão melhorar não só a vida dos beneficiários, mas toda a sociedade pela melhoria das condições de vida. Presidente da Companhia de Habitação do RN (Cehab), Pablo Cruz considerou que os investimentos trazem dignidade para o povo do RN e é a realização de compromisso do Governo do Estado.
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário