OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

REGIÃO CENTRAL: MATADOUROS PÚBLICOS INTERDITADOS E CARNES DE MÁ QUALIDADE AO CONSUMIDOR.

REGIÃO CENTRAL: MATADOUROS PÚBLICOS INTERDITADOS E CARNES DE MÁ QUALIDADE AO CONSUMIDOR.





A região Central Cabugi vem sofrendo com um problema que se agrava a cada ano e afeta a vida de milhares de pessoas que moram nas cidades que compõem a região.
Entre os anos 2000 e 2012, a maioria dos matadouros públicos passaram por vistorias, análises, e posteriormente, interdições por parte do IDEMA/RN.
Isso provocou um problema sem precedentes na historia da regiao central, pois muitas cidades como afonso bezerra, Pedro Avelino, Fernando pedroza e angicos tiveram seus matadouros lacrados por decisão do órgão ou do ministério público.
Mas o que aconteceu, de forma legal, não foi legal para os municípios, nem para os marchantes, que tiveram centenas de famílias colocadas em dificuldades, como para a população das cidades, que passou a não ter mais uma referencia com relação ao abate de animais.
Se antes, o abate de animais já gerava algumas controvérsias, depois disso piorou muito,  passou a ser clandestino. Os marchantes foram obrigados a matar animais dentro do mato, em fazendas, colocando em risco a qualidade da carne e gerando desconfiança na maioria dos consumidores. Isso diminuiu gradativamente a venda do produto, pois as pessoas procuram comprar a carne industrializada que vem de outros estados.
O que poderia ter sido feito ao se promover interdições e fechamentos/lacramentos dos abatedouros, seria ter sido viabilizada uma alternativa eficaz para evitar os problemas que decorreram de tal ato.
São várias cidades com problemas, seja com relação a má qualidade das carnes, no seu transporte inadequado e também na conservação de forma imprópria, até o abate clandestino ou feito em longas distâncias.
Os prefeitos e o governo do estado têm que correr contra o tempo pra resolver isso, e os MPs têm que se movimentar no sentido de fazer valer os direitos dos cidadãos e pressionar as prefeituras e governo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário