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domingo, 16 de novembro de 2014

Prefeitura analisa estratégias para a construção de uma nova ponte



FONTE: NOVO JORNAL

A secretaria de mobilidade urbana (STTU) inicia na próxima semana os primeiros estudos de trajetos para a construção de uma nova ponte sobre o rio potengi. A análise surge dias após o governador eleito Robinson Faria também anunciar um possível projeto de edificação sobre o principal rio da cidade.   Os técnicos da pasta analisam a possibilidade de construir uma ponte em quatro locais. O primeiro deles fica após o viaduto do Baldo, na Avenida Juvenal Lamartine. Este também o trecho pensando pelo futuro governador do Estado. Em ambos os casos, a ponte deve desembocar na Avenida João Medeiros Filho, no bairro de Potengi, Zona Norte.   A construção da Ponte pode antecipar as disputas de prefeitura do Natal. Robinson Faria (PSD) prometeu se empenhar a partir do inicio do mandato, em 1º de Janeiro de 2015, na eleição do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) para o executivo municipal, confrontando o projeto de reeeleição do atual prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT. Assinar a autoria do ousado projeto é o primeiro embate de forças da camapanha e concluir a obra pode significar uma triunfo político.   Os estudos de viabilidade por porte dos orgãos municipais foram iniciados em julho. A intenção é facilitar o tráfego ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves,em São Gonçalo do Amarante. Com isso, a terceira via dará suporte as duas conexões entre a Zona Norte e o restante da cidade.   De acordo com o diretor de planejamento da STTU, Jaime Balderrama, uma das possibilidades de instalação do equipamento é a Esplanada Silva Jardim, na Ribeira, nas próximidades do Porto de Natal. Também se analisa um ponto na Avenida Capitão Mor Gouveia, no bairro de Felipe Camarão, no cruzamento com a Avenida Raniere Mazili. Por fim, a estrutura pode ser montada na rodovia BR-226, no limite com a cidade de Macaíba, onde se pode duplicar um ponte já existente. "Estamos verificandoos pontos e analisando traçados. Não temos nada concreto ainda", conta.   Segundo ele, no inicio da próxima semana os técnicos devm analisar a vazão e estrutura viária dos locais pretendidos. Também será estudada a desembocadura de cada um dos projetos de ponte. As margens opostas dos pontos analisados alcançam uma faixa de mangue. " Construir uma ponte não é simples. Este trabalho será feito para definir quais os pontos podem ser utilizados. Custos, tempo de obra e impacto só podem ser definidos com outros estudos," afirma. A meta do diretor de planejamento é produzir um relatório até o fim da proxima semana.   Balderrama vê com bons olhos o interesse do governo do Estado em construir uma terceira ligação aos bairros da Zona Norte de Natal. "Eu acredito que podemos unir os projetos num só. Facilitaria e muito o andamento da obra", conta. Estudos dão conta que hoje passem de 50 a 55 mil veículos diariamente sobre Ponte de Igapó e outros 37 mil sobre a Ponte Newton Navarro. 




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