OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Mundo: Argentina não 'acompanha integração regional', critica Mujica


O presidente uruguaio José Mujica no Palácio do Planalto, em Brasília (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters)

fonte: G1

A poucos dias de deixar o cargo, o presidente do Uruguai, José Mujica, questionou o papel da Argentina no processo de integração regional da América do Sul em entrevista publicada neste domingo (22) pelo jornal argentino "Perfil".
"A integração precisa uma liderança, e essa liderança se chama Brasil, mas a Argentina teria que acompanhar, e não acompanha nem um c..., pelo contrário, é como se a Argentina tivesse retrocedido para uma visão de 1960", criticou duramente o presidente uruguaio.Mujica analisou a situação atual do processo de integração regional encarnado em organismos como o Mercosul e a Unasul e considerou que existe "um grande desafio pela frente". O presidente do Uruguai também afirmou que os países mais integracionistas da região latino-americana são os "menores", por "necessidade".
Mujica questionou o papel que Argentina desempenha neste processo, ao afirmar que o país "se esquece da integração" porque "quando as coisas vão bem agarra para o outro lado".
Brasil e Argentina
O chefe de Estado se referiu ao Brasil, Argentina e México como "os países determinantes da América Latina", mas ressaltou que seus dirigentes "falam e assumem um discurso integracionista, mas do ponto de vista prático, estão intrometidos até as orelhas nas contradições do Estado nacional".
"A Argentina termina sendo determinante em tudo. O que a Argentina fizer ou não fizer vai incidir no rumo que o Brasil toma", afirmou Mujica. "Se não encontramos mecanismos que vão nos integrando, que possam nos dar uma presença internacional de peso, vamos continuar como folhas soltas no vento", acrescentou.
Após cinco anos de governo, Mujica deixará o poder em 1º de março. Em seu lugar assumirá Tabaré Vázquez, que já presidiu o Uruguai entre 2005 e 2010 e venceu o segundo turno das eleições realizadas em 30 de novembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário