OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

domingo, 5 de julho de 2015

Mundo: Acordo nuclear iraniano "próximo do fim"



Fonte: DW

Reunidos em Viena, na Áustria, representantes do Irã e de potências mundiais deram continuidade neste sábado (04/07) à maratona de discussões sobre o acordo nuclear iraniano. Segundo diplomatas próximos às negociações, ainda há impasses sobre a suspensão de sanções impostas pelos Estados Unidos, União Europeia e Nações Unidas.
Apesar das incertezas, o ministro do Exterior do Irã, Mohammad Javad Zarif, afirmou que nunca se esteve "tão perto" de se chegar a um acordo.
De acordo com os interlocutores, o grupo 5+1, formado por China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha, ainda não chegou a um consenso sobre uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que suspenderia as sanções, mas estabeleceria uma forma de recolocá-las em prática, caso o Irã não cumpra as regras estabelecidas.
"Ainda não chegamos a uma resolução do Conselho de Segurança", disse um diplomata à agência de notícias Reuters. Uma autoridade iraniana afirmou que "ainda há diferenças que estão sendo discutidas".
Os negociadores perderam o prazo de 30 de junho para fizalizar as discussões. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e os demais representantes dos países envolvidos devem se reunir novamente neste domingo para dar impulso às negociações. As potências pretendem chegar a um acordo com o Irã até a próxima terça-feira (07/07).
Em comunicado, Teerã alertou para as consequências negativas de um possível fracasso das conversas. "O outro lado tem tentado todos os tipos de pressão contra o Irã. Se tentar pressionar novamente dessa forma, como [o presidente Hassan] Rouhani disse, a resposta do Irã será com ações mais duras do que o outro lado imagina", disse o porta-voz iraniano para questões nucleares, Behrouz Kamalvandi.
Temores
Os países ocidentais impuseram as sanções com o temor de que o Irã desenvolvesse armas nucleares. Teerã continua a reiterar que o programa nuclear do país tem propósitos civis e científicos.
Neste sábado, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou que conseguirá concluir as investigações sobre supostos projetos de desenvolvimento de armas nucleares do Irã até o final do ano.
"Com a cooperação do Irã, acho que podemos emitir um relatório até ao final do ano com uma avaliação sobre as questões que possam estar relacionadas com dimensões militares", declarou o chefe da AIEA, Yukiya Amano.
Outros pontos discutidos pelos negociadores são a investigação das Nações Unidas sobre possíveis objetivos militares no programa nuclear iraniano e o pedido do Irã para continuar a desenvolver centrífugas avançadas para purificação de urânio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário