OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Membro do Crea-RJ aponta possível falha de projeto em ciclovia que desabou


Onda muito forte pode não ter sido prevista no projeto

Fonte: BBC 

Uma falha do projeto é uma possível causa do desabamento de um trecho da Ciclovia Tim Maia, na zona sul do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, segundo o engenheiro civil Antônio Eulálio, integrante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ).
Segundo ele, o projeto não teria previsto a ação de ondas fortes sobre a estrutura. "Ainda é preciso fazer uma análise, mas tenho 99% de certeza que a causa foi essa", afirma Eulálio.
"Já participei da construção de plataformas da Petrobras e, em obras assim, é preciso prever o efeito do que chamamos de 'onda centenária', ou seja, a onda mais forte gerada num período de cem anos segundo as estatísticas. O projeto não deve ter previsto nenhum efeito de onda."
Procurada pela BBC Brasil para comentar as avaliações feitas pelo membro do Crea-RJ, a Prefeitura não se manifestou até a publicação desta reportagem.
Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura do Rio informou que a Fundação Geo-Rio está apurando as causas do acidente junto com técnicos do município e a coordenação da secretaria municipal de obras. "O resultado da vistoria será divulgado assim que concluído", informou.
Já o Consórcio Contemat/Concrejato, responsável pela obra, disse por meio da comunicado que "vai trabalhar incessantemente até que sejam conhecidas as causas" do desabamento da ciclovia.
"A empresa segue todos os protocolos e normas de segurança, utilizando-se das mais modernas técnicas e equipamentos de construção. Em relação à obra da ciclovia da Avenida Niemeyer, o Consórcio Contemat/Concrejato venceu licitação, e todo o processo foi supervisionado pelos órgãos de fiscalização competentes", disse a companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário