OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Governo organiza encontros com investidores para venda de ativos estatais



Fonte: Reuters 

Por Alonso Soto e Guillermo Parra-Bernal e Tatiana Bautzer
BRASÍLIA/SÃO PAULO (Reuters) - O governo brasileiro pretende realizar uma série de encontros com investidores para dar publicidade a um amplo plano de venda de ativos, uma iniciativa chave para ajudar a levantar recursos e reduzir o déficit orçamentário recorde, disseram uma autoridade sênior e pessoas familiarizadas com o tema à Reuters.
Segundo o secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Wellington Moreira Franco, uma rodada dos chamados roadshows é considerada como passo necessário para divulgar os ativos e a estrutura legal e regulatória por trás do programa. Ele não deu um cronograma nem disse quais ativos serão vendidos.
Porém, cinco fontes com conhecimento do plano disseram à Reuters na última semana que Moreira Franco e o ministro das Relações Exteriores, José Serra, liderarão os roadshows, que podem ocorrer em Nova York, Londres e outros centros financeiros. Duas das fontes disseram que as apresentações estão agendadas para meados de julho.
A lista de ativos prontos para venda ainda está em produção. O governo do presidente interino, Michel Temer, quer vender fatias majoritárias na unidade de distribuição de combustíveis da Petrobras e na elétrica Furnas, e algumas das instalações operadas pela Infraero, acrescentaram as fontes.
Moreira Franco disse que a meta do programa é ajudar a criar empregos no momento em que o Brasil enfrenta recessão econômica e queda de preços de commodities. Além disso, o plano pode ajudar o país a levantar recursos extras para reduzir o déficit que a maior parte dos economistas prevê que irá superar 10 por cento do Produto Interno Bruto neste ano.
"É hora de acabar com o monólogo do governo e começar a construir soluções com nossos parceiros", disse Moreira Franco no fim de sexta-feira, acrescentando que o modelo legal e de investimentos será projetado de forma que potenciais ofertantes "se sintam seguros e confiantes".
Pode ser a mais ambiciosa investida para realizar privatizações no Brasil em duas décadas.
A autoridade de investimentos do Catar, Abu Dhabi Investment Co PJSC, e a Mubadala Development Co PJSC estão entre os fundos soberanos convidados para comparecer aos roadshows, disseram três das fontes. Empresas de investimentos canadenses e companhias de infraestrutura europeias também foram contatadas, acrescentaram as mesmas fontes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário