OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

domingo, 30 de junho de 2013

IBGE mapeia mudanças na sociedade brasileira

Segundo divulgou o IBGE as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro já não têm o mesmo peso como grandes polos de atração do país. Em contrapartida, metrópoles emergentes como Brasília e Goiânia, destacam-se por apresentarem os maiores resultados no saldo migratório e na taxa líquida de migração.
Em termos de distribuição regional da população, Sudeste, Nordeste e Sul continuam a apresentar os maiores percentuais com 42,13%, 27,83% e 14,36% do total, respectivamente, mas o Norte e o Centro-Oeste detêm as maiores taxas de crescimento populacional. Os padrões históricos de desigualdades regionais permanecem, entretanto, percebe-se, pelos indicadores socioeconômicos, a emergência da região Centro-Oeste.
Essas são algumas das informações obtidas a partir da visão geográfica da populaçãobrasileira recenseada pelo IBGE, que lança agora o Atlas do Censo Demográfico 2010, com novos ângulos de análise da distribuição espacial da sociedade no território nacional.
FONTE: NOMINUTO

VOCÊ CONHECE O MUNICÍPIO DE POÇO BRANCO NO RN 


O município de Poço Branco foi criado no dia 26 de julho de 1963, pela Lei nº. 2.899, desmembrando-se do município de Taipu e se tornando uma cidade do RN. O ato foi assinado pelo então governador em exercício do RN, Roberto Pereira Varela (ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ceará Mirim). Para concluir este processo, o poçobranquense Cícero Freitas foi indicado como o primeiro prefeito da cidade. Até o governo de Aluízio Alves (1961-1966) já havia se tentado desmembrar Poço Branco de Taipu por algumas vezes, mas todas sem sucesso. A origem de seu nome está datada por volta de 1890, quando os primeiros moradores do povoado deram este nome ao lugar devido aos poços de água cristalina que existiam à margem do rio Ceará Mirim.

A história da cidade começa, de fato, com a construção da Barragem Engenheiro José Batista do Rego Pereira, iniciada em julho de 1959 e inaugurada em Dezembro de 1969. Durante esses dez anos foi concluído o processo de indenização das famílias que moravam no curso do rio Ceará Mirim e passaram a habitar a nova cidade. A obra foi executada pela construtora Nóbrega & Machado que também planejou a cidade, suas ruas e avenidas. Por muitos anos, Poço Branco foi, junto com Brasília/DF, uma das poucas cidades planejadas do país. A sua população foi formada basicamente pela miscigenação entre os antigos moradores de Poço Branco Velho e os funcionários da construtora da barragem, já que muitos deles constituíram família em solo poçobranquense.

O processo de emancipação de Poço Branco teve início no final dos anos 50, tendo à frente os senhores José Francisco de Souza (Zé Igapó) e Ivan Cardoso de Carvalho. Outros nomes como Cícero de Freitas, Manoel Targino, Eráquio Alves, Raimundo Rodrigues, Antonio Pereira, Raimundo Nonato, João Teixeira, Sebastião Rodrigues, dentre alguns outros, encabeçaram o movimento que separou Poço Branco de Taipu. Como em todo movimento separatista, este também teve alguma oposição. A população de Taipu não chegou a se insuflar contra a separação, mas os políticos taipuenses eram contrários.

Não há documentos oficiais que comprovem, de fato, quais foram os verdadeiros fundadores de Poço Branco, enquanto povoado. O que há são apenas suposições. O livro do ilustre poçobranquense Raimundo Rodrigues da Silva (Raimundo Caxiado) é uma das poucas “fontes vivas” da história da cidade, embora a publicação mencione, com maior ênfase, o período pós-povoado. Antes de 1900, existia um pequeno aglomerado de casas, pouco urbano, às margens de um pequeno rio. “Era uma casa aqui, outra acolá e muitos serrotes de pedra e mata”, conta o morador José Cícero de Oliveira (Ciço de Filó).

Aos poucos, o pequeno povoado foi ganhando novos moradores devido, principalmente, às grandes secas por que passava o sertão potiguar. Para Poço Branco Velho vieram e passaram alguns viajantes, famílias nômades (ciganos) e boiadeiros em busca de um bom lugar pra se estabelecer. Nesse período, o povoado ainda não tinha um nome de consenso, mas acabou sendo chamado inicialmente de Jacaré. No inverno, as cheias do rio criavam belas fontes cristalinas d’água: as cachoeiras e os poços. Talvez tenha vindo daí a origem mais aceita do nome que deu origem ao atual município.

BREVE CRONOLOGIA

O tempo passou e, entre secas e invernos, a pequena população de Poço Branco Velho levava uma vida simples – regada ao trabalho nos roçados e pouca vida social. Aos poucos, o lugar foi recebendo novos moradores e sua população foi crescendo. No início do século passado os hábitos do povo se limitavam a trabalhar, freqüentar uma feira livre (de Taipu ou Baixa Verde), rezar novenas e, para quem possuía condições financeiras, fazer uma romaria ao Pe. Cícero - no Juazeiro do Norte/CE.

Somente por volta de 1940 a vida do povoado começou a sofrer transformações importantes. Os primeiros funcionários do extinto DNOS/DNOCS começaram a colher amostras e medições topográficas para iniciar a construção de uma barragem, cuja função maior seria a de represar as grandes cheias de inverno que alagavam e prejudicavam o cultivo de cana-de-açúcar no Vale do Ceará Mirim. Naquele período, os usineiros do vale tinham muitos prejuízos com o alagamento de suas áreas produtoras. Este foi, talvez, o mais importante motivo que fez o Governo Federal liberar, inicialmente, “60 mil contos de réis” para iniciar a construção da então barragem de Taipu - segundo relatos do funcionário aposentado do DNOS/DNOCS, o saudoso José de Freitas Sobrinho.

Uma construção dessas necessitava de uma construtora de grande porte, mas as leis da época não permitiam consórcios de empresas - como atualmente é comum. Então, o Banco do Brasil financiou o dobro do necessário para que a construtora Nóbrega & Machado iniciasse a construção. José de Freitas, que depois se tornou funcionário do DNOCS, sempre lembrava que a construtora só trouxe uma caçamba velha e dois tratores para começar a construção. Foi preciso, então, utilizar tropas de jumentos para transportar o barro, areia e pedras para as fundações da obra. “Quem tinha um burrinho podia arrendá-lo à firma e teria uma fonte de renda”, comenta Zé Cacheado (outro morador fiel à história do município).

Com o início das obras da barragem, ainda na condição de distrito de Taipu, Poço Branco não recebia a devida assistência e atenção da Prefeitura de Taipu e, como já se tornara um povoado em desenvolvimento, alguns poucos moradores começaram a acreditar na possibilidade de sua emancipação. Mas foi com a chegada dos operários da construção da barragem que o centro financeiro da região se deslocou da sede (Taipu) para Poço Branco Velho. Vários comerciantes e prestadores de serviços fixaram moradia no povoado e o crescimento da economia local despertou as pretensões políticas de pessoas influentes do lugar.

DADOS POPULACIONAIS E ECONÔMICOS

Os dados mais recentes do IBGE, até 2010, mostravam Poço Branco com uma população de 13.947 habitantes. Os homens somam 7.051 e as mulheres representam 6.896 habitantes. No município, pouco mais de 53% continuam morando na sede. O município sobrevive, principalmente, das receitas que recebe dos governos federal e estadual. A principal delas, o FPM (Fundo de Participação do Município), sofreu, nos últimos anos, sucessivas quedas, mas ainda corresponde a maior parte de tudo que o município arrecada anualmente. Outros repasses (como Royalties, IPI e ICMS, IRPF, IPVA) e os impostos e taxas de natureza municipal formam a malha financeira do município.

Com a estabilidade econômica vivida no Brasil, Poço Branco teve um considerado crescimento em seu Produto Interno Bruto (PIB) e seu comércio foi o principal beneficiado. A cidade conta com supermercados, mercadinhos, pequenas lojas, restaurantes, lanchonetes, mas ainda não possui uma estrutura de hospedagem para atender uma futura necessidade turística. A pecuária, a pesca, a agricultura, os empregos públicos e a prestação de serviços são as outras fontes de sobrevivência de sua população que, como a maioria dos municípios brasileiros, depende muito das ações de sua Prefeitura. Poço Branco também acabou criando uma mão-de-obra especializada na construção civil, com a formação de reconhecidos profissionais nesta área. O município praticamente não possui produção industrial e/ou intelectual provenientes da sua população ou de seus recursos naturais.
Poço Branco está localizado na região do Mato Grande, entre os municípios de Ceará Mirim e João Câmara, a uma distância de 60 km de Natal, a capital do estado. A BR 406 (Natal a Macau) leva o visitante à cidade dos coqueirais, como também é conhecida. A Sangria da Barragem (foto), o Carnaval, a Festa de Emancipação Política (em julho) e a Festa do Padroeiro (em outubro) ainda são as principais atrações festivas do município. Além destes, não se deve deixar de provar da culinária regional (galinha caipira, bode, carneiro, etc.), os diversos forrós e uma visita à feira livre da cidade (aos domingos). Em seus distritos, as festas religiosas e de outras naturezas ainda são a principal atração. Destacam-se as Festas dos Padroeiros do Contador, da Lagoa do Serrote e da Pouza.

O antepenúltimo dia do Mossoró cidade junina (28) junho de 2013 foi marcado por um derrame de notas falsificadas contra pequenos comerciantes  na estação das artes Eliseu Ventania.
Vários comerciantes foram lesados no período da tarde quando elementos compravam algumas mercadorias e pegavam o troco.
De boca em boca a historia se espalhou fazendo com que todos ficassem atentos já que todas as notas tinham a mesma numeração.
Por volta das 21:00 horas  um individuo separou $35,00 reais em  mercadoria em uma barraca e pagou com uma nota de cem reais falsificada de imediato o comerciante (nome preservado) acionou policiais militares que faziam patrulhamento na festa que comprovaram que o dinheiro era realmente falso e conduziram o suspeito para a DP de plantão.
Chegando na DP o delegado orientou aos policiais que conduzissem o suspeito para a Delegacia da Polícia Federal  pelo fato de ser crime contra o tesouro nacional.
Alguns dos comerciantes lesados estiveram na delegacia mais não reconheceram o suspeito e como todas as notas têm a mesma numeração e possível que exista varias pessoas fazendo parte desse derrame.



A cidade de Jandaíra, localizada 120 KM de distância de Natal terá um protesto pacifico no próximo sábado (06 de Julho de 2013), na onda do momento aonde varias cidades no RN e no Brasil estão fazendo manifestações, contra corrupção e contra os maus serviços prestados a população pelo poder publico Estadual, Municipal e Nacional.
Segundo a população Jandairense, o motivo do protesto é que a mesma se encontra cansada com a falta de médicos  24 horas no município e a falta de remédios, a falta de merenda ou merenda sem qualidade para os alunos.
Além do problema no transportes escolares, problemas na segurança publica, mudança da feira do domingo para o sábado, são alguns pontos da revolta da população que irá as ruas pela manhã no próximo sábado ( 06 de Julho ) cobrar dos gestores municipais e estaduais e nacionais.
Eurípedes Dias

Identificado Detento do Pereirão que fugiu de viatura na tarde deste sábado em Caicó

Na Foto: Adriano Suélio (fugitivo)
Foi identificado como Adriano Suélio de Brito o detento da Penitenciaria Estadual do Seridó que fugiu no inicio da tarde deste sábado (29) de uma viatura da escolta penitenciaria do Pereirão de Caicó quando era levado para uma consulta médica no Hospital Regional em Caicó.
Adriano teria dito que estava doente e foi então levado para receber atendimento médico, só que ao chegar no meio do percurso entre o Bairro Vila do Príncipe e o Acampamento o detento que estava algemado conseguiu abrir o xadrez da viatura e fugiu entrando no mato nas proximidades da Ponte Nova do Rio Seridó não sendo mais localizado pela Policia e os agentes penitenciários que realizaram diversas buscas a procura do mesmo.
O detento que é de Caicó e responde por crimes de furtos e assaltos e estava vestindo na hora da fuga uma camiseta branca além de está algemado com um cinto para a parte da frente do corpo.

Fonte: Eduardo Dantas

'Vacina às avessas' é testada para tratar diabetes tipo 1

JORNAL FOLHA
Em busca de uma nova arma contra o diabetes tipo 1, forma da doença que costuma afetar crianças e adolescentes, cientistas da Holanda e dos EUA desenvolveram uma espécie de vacina às avessas, projetada para amansar o sistema de defesa do organismo.
A estratégia faz sentido porque essa forma de diabetes surge quando o corpo do próprio paciente se volta contra ele, destruindo as células do pâncreas que produzem o hormônio insulina.
Com cada vez menos insulina em seu organismo, o doente se torna incapaz de controlar os níveis de açúcar no sangue, o que pode levá-lo à morte se ele não repuser o hormônio com frequência.
Editoria de Arte/Folhapress
A nova abordagem conseguiu impedir que o pâncreas dos pacientes sofresse mais danos e, em alguns casos, parece ter feito com que o organismo deles aumentasse sua produção natural de insulina. Além disso, as células de defesa que estavam atacando as "fábricas" do hormônio passaram a sumir.
Esses efeitos positivos acabaram passando três meses depois das 12 semanas de tratamento experimental, mas os autores da pesquisa pretendem verificar se é possível obter efeitos mais duradouros com um tempo maior de terapia.

DNA

O estudo, coordenado por Bart Roep, da Universidade de Leiden, na Holanda, está na edição desta semana da revista especializada "Science Translational Medicine". Em essência, o que os pesquisadores criaram é uma vacina de DNA "ao contrário". Grosso modo, vacinas funcionam apresentando ao sistema imunológico (de defesa) um exemplo do inimigo que ele precisa enfrentar (como bactérias enfraquecidas ou fragmentos de um vírus). Com base nessa pista, o sistema de defesa se prepara, fabricando anticorpos ou células para atacar tal adversário.

No diabetes tipo 1, esse sistema falha, e um dos erros é que certas células de defesa, os linfócitos T CD8, põem-se a destruir as células produtoras de insulina do pâncreas. A intenção dos pesquisadores era aumentar a tolerância do sistema imune dos doentes à insulina e evitar esse ataque suicida. "Imagine um pit bull ou outro cão bravo. Se ele for criado comigo desde pequeno, perco o medo", compara o médico Carlos Eduardo Couri, especialista em diabetes da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Para conseguir isso, Roep e companhia injetaram, num grupo de 80 pacientes, um fragmento sintético de DNA, no qual havia o gene que contém a receita para a produção da proinsulina (matéria-prima da insulina). Eles alteraram ligeiramente as "letras" químicas dessa receita, no entanto, de modo que o sistema imune encarasse de forma mais calma a molécula. Deu certo, ao menos temporarivamente.
Couri lembra que a técnica apresenta limitações.

"Os pacientes em geral são diagnosticados quando o pâncreas já perdeu entre 70% e 80% da capacidade."
O pesquisador da USP aponta também que em nenhum momento os pacientes do estudo internacional puderam dispensar o uso da insulina. "Tudo isso leva a gente a crer que é preciso ser muito mais agressivo para conseguir um avanço real."

GRUPO FECHA RUA E PROTESTA CONTRA SUSPENSÃO DA TELEXFREE EM NATAL

Divulgadores da empresa de marketing multinível Telexfree fizeram uma manifestação na tarde deste sábado (29) em uma rua de Candelária, bairro da zona Sul de Natal. O protesto reuniu cerca de 300 pessoas e foi pacífico. Policiais militares e rodoviários federais acompanharam a movimentação.
Segundo o representante comercial Nestor Case, divulgador da Telexfree, o protesto foi contra a decisão da Justiça do Acre de impedir as atividades da empresa no Brasil. "Queremos o direito de trabalhar livremente. Na visão de todos os divulgadores, a Telexfree é uma empresa lícita, que paga seus impostos e todos os seus divulgadores".

O delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte e professor de Direito Heráclito Noé, que também é divulgador da Telexfree disse que a empresa é legal. "Não existe uma pessoa no país que tenha sido lesada pela Telexfree. Tanto que estamos protestando contra a Justiça, não contra a empresa". Segundo Heráclito, o Rio Grande do Norte tem hoje cerca de 100 mil divulgadores.

Cabo PM mata amigo suspeito de molestar a filha em Ipueira



O cabo PM Santos, lotado no destacamento militar de Ipueira, matou o seu amigo João da Perua a tiros na noite desta sexta-feira para sábado, 29. Santos descobriu que o amigo João estava molestando sua filha de 13 anos há 3 anos e num ataque de fúria teria ido a casa do amigo e o executado a tiros.

João estava dormindo quando foi baleado. Ainda respirando, João da Perua foi levado por amigos para a cidade de Patos, na Paraíba, mas não resistiu aos ferimentos.

Quando era levado para Patos, João da Perua teria jurou que não havia molestado a filha do amigo Santos. Teria dito que estava sendo vítima de uma mentira. O Cabo Santos, após o crime, se entregou ao seu superior, que o conduziu ao delegado de Polícia Civil. O fato foi comunicado ao 6º BPM, de Caicó, onde Santos vai ficar detido.

Com informações de Niltinho Ferreira, de Caicó

Brasil dá show e é campeão da Copa das Confederações

O roteiro foi perfeito. As duas principais seleções, o principal estádio do país e um grande jogo de futebol. A final da Copa das Confederações terminou com vitória convincente da Seleção Brasileira sobre a Espanha, por 3 a 0, no Maracanã. O toque de bola espanhol foi superado pela marcação perfeita do Brasil e brilho das principais estrelas do elenco, acabando com uma invencibilidade de mais de três anos da Fúria em jogos oficiais (29). Fred (2) e Neymar fizeram os gols.

Como vem sendo praxe nas partidas da Seleção Brasileira na Copa das Confederações, o Brasil o placar logo no início da partida. Aos 2 minutos, depois de cruzamento de Hulk, Neymar e Fred brigaram com a zaga espanhola e a bola sobrou para o camisa 9 que, caído, completou para o gol. O Maracanã explodiu na comemoração. 
O gol surpreendeu os espanhois, que demonstraram um nervosismo há tempos não visto. A equipe de Vicente Del Bosque demorou até conseguir impor o jogo de posse de bola, mas o Brasil seguiu criando as melhores chances de gol. Fred, Oscar e Hulk seguiam comandando as ações ofensivas, contando com o apoio de Daniel Alves e Marcelo, acostumados a enfrentar os espanhois. Porém, foi o até então "apagado" Neymar que marcou o segundo.
Depois de ver David Luiz salvar uma bola em cima da linha que seria o empate da Espanha, o Brasil conseguiu armar bons contra-ataques. Aos 42, Neymar recebeu bom passe de Oscar e, de perna esquerda, fuzilou o gol espanhol, sem chances para Casillas. Foi o segundo gol, garantindo vantagem tranquila para o Brasil no intervalo.

Na volta do intervalo, Del Bosque sacou Arbeloa, que já tinha cartão amarelo, e colocou o jovem Azpilicueta na lateral-direita. O jogador ficou no setor onde Neymar mais atuou durante a primeira etapa, mas foi o camisa 9 Fred, mais uma vez, que apareceu para marcar. Antes do segundo minuto, o jogador do Fluminense recebeu passe de Hulk, contou com o corta-luz de Neymar e, de pé direito, tocou no canto esquerdo do gol defendido por Casillas. Era o terceiro e último gol da partida.

A Espanha ainda teve boas chances de diminuir. Um pênalti de Marcelo em Jesus Navas poderia ser o início da reação, aos 10 minutos. Mas o zagueiro Sérgio Ramos bateu para fora. Mais uma vez, o Maracanã vibrou com intensidade e empurrou a seleção local.

Os atuais campeões tiveram chances de diminuir o placar, mas Júlio César defendeu chutes perigosos de Pedro e Iniesta. No fim, 3 a 0 para o Brasil e o tetracampeonato da Copa das COnfederações.

Usuários da Telexfree procuram DP de Caicó e registram desaparecimento de créditos

A Delegacia Regional de Policia Civil da cidade de Caicó começou a receber esta semana algumas pessoas com denuncias relacionadas ao caso que envolve a empresa Telexfree. O principal motivo da procura de pessoas de Caicó a Delegacia Regional está ligado ao suposto desaparecimento de créditos de suas contas com a empresa. Na Delegacia de Caicó foram registrados esta semana pelo menos três casos da mesma natureza.

Através da imprensa nacional advogado da Telexfree, Horst Fuchs, isentou a empresa de culpa no caso e disse que a subtração de créditos acontece por descuido de divulgadores que compartilham suas senhas e também por divulgadores que agem de má fé.

Para o advogado da empresa, Horst Fuchs, a empresa não tem participação na subtração dos créditos. De acordo com o advogado, esta é uma situação causada pelos próprios divulgadores. "Nenhum desses casos podem ser imputados a Telexfree.

O fato de pessoas diferentes acessarem a mesma conta causa o problema. Os divulgadores, as vezes, têm entregado a senha para várias pessoas, e elas acabam realizando a subtração. É a mesma coisa que emprestar um cartão de crédito a uma pessoa e dar a ela a senha e depois alegar que há saques indevidos da minha conta e o banco terá que responder por minha conduta negligente, isso não existe", frisou.

Fuchs também frisou que há casos em que os divulgadores agem de má fé. "Nós já tivemos situação de um divulgador ter desviado créditos para outra conta e ele mesmo alegar que houve fraude, e depois ele vir se retratar. A pessoa lesada, que alega a subtração precisa ir a delegacia registrar um boletim de ocorrência. Em seguida nós pegamos o BO, rastreamos o destino do valor e bloqueamos aquele valor na conta de quem recebeu. Chamamos a pessoa que recebeu para que ela comprove a origem dos créditos. Se preciso, a gente marca uma conciliação entre os divulgadores. A empresa não tem nada a ver com as subtrações", apontou.

Fonte: Eduardo Dantas

sábado, 29 de junho de 2013

TRILHEIROS DA CAATINGA NO CABUGI MAIS UMA VEZ - SÁBADO: 29/06/13


A turma é preparada, então vamos!
 
Sombra da jurema na 1ª parada

Nada como um descanso para repor a energia

De volta à trilha, nosso objetivo é o pico
 
Rocha com formato de bola
 
Hora de apreciar a vista

Enfim todos chegam ao topo, note a alegria da turma, parecem meninos tomando banho de chuva

O Cabugi cobra seu preço, nesse caso descolou o solado dos 2 tênis de nosso turista

Nada como o "jeitinho brasileiro". A solução foi amarrar o solado com cordão

Então vamos descer! "Vamos pra frente que atrás vem gente!"

Ponto de bastante cautela, um escorrego pode terminar em fratura exposta ou traumatismo craniano
 
Contemple o trabalho da natureza!

Hoje uma turma de 6 amigos vinda de Natal subiu o Cabugi guiada pelos Trilheiros da Caatinga em mais uma aventura de  tirar o fôlego. O grupo tem costume de fazer excursões dentro e fora do Brasil, o que facilitou nosso serviço, pois com a exceção de uma integrante que se recuperava de uma gripe, ninguém demonstrou cansaço e todos alcançaram o objetivo que era atingir o pico.

Início da Trilha: hs 08:20
Chegada ao pico: hs 10:25
chegada final na porteira: hs 12:30

Os amigos ficaram sabendo de nosso trabalho através de uns amigos do grupo Aventura Mango, que também viaja pelo mundo e que subiu o Cabugi conosco e recomendou nossos serviços. No trajeto encontramos algumas pessoas subindo sem guia e pelos locais mais perigosos. Se você é aventureiro entre em contato com os trilheiros da caatinga!

Contato - Leandro: (84) 98 56 11 66 - Email: trilheirosdacaatinga@gmail.com

Lucro direto deixado no município:
Guaíba: café da manhã da turma;
Taxista Flávio: transportou os Trilheiros;
Churrascaria O Patuense: almoço da turma;
Posto Odom: combustível de Lajes à Natal;
Trilheiros da Caatinga: gratificação pelo serviço prestado ao grupo;
Lajes: teve seu nome divulgado mais uma vez. O grupo prometeu voltar e trazer mais amigos para conhecer novos roteiros.

Pedro Avelino: Prefeitura é condenada por desviar verba do Fundef



Os desembargadores que integram a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RN negaram o pedido do município de Pedro Avelino, região Central do Estado, o qual pedia a reforma da sentença que obrigou o ente público a restituir recursos do Fundef (atualmente Fundeb) que devem ser aplicados na área da Educação. 

A devolução envolve, além das despesas com consertos de veículos (R$ 4.047,00), já determinado pela sentença, os valores aplicados em serviços de contabilidade (R$ 2.400,00) e em contratos de prestação de serviços de terceiros (R$ 2.764,00). 

Entre outros argumentos, o município sustentou que não houve desvio de recursos e muito menos aplicação irregular das verbas do Fundef; mas destinação da rubrica na manutenção da educação fundamental. 

No caso em demanda, a Câmara definiu que os desvios dizem respeito às verbas de contabilidade, aos gastos com consertos de veículos que não serviram para o transporte escolar gratuito e em contratos de prestação de serviços de terceiros sem a vinculação com o ensino fundamental. 

Fonte: Pauta Aberta

RETIRADO DO BLOG LAJES CENTRAL

Van pega fogo e dá susto em passageiros em avenida de Natal


Uma van que faz transporte alternativo pegou fogo na manhã deste sábado (29) em Natal e assutou os passageiros que estavam dentro do veículo. O incidente aconteceu na avenida Prudente de Morais, no trecho que corta o bairro de Petrópolis, na zona Leste da cidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o incêndio. Ninguém ficou ferido. 

Segundo o portuário Edilson Rebouças, que testemunhou o incêndio, a van começou a pegar fogo por volta das 11h. "Estava dirigindo e, de longe, vi a fumaça. Me aproximei e vi que o motor da van estava quente. O motorista havia parado o carro e mandado os passageiros descerem. 
 
De repente, o fogo começou a se alastrar", relatou. Os bombeiros ainda não sabem o que provocou o aquecimento do motor da van. O veículo continua no local para ser periciado.

Fonte: G1/RN

AFONSO BEZERRA-RN: DUPLA É PRESA COM METRALHADORA



Tico Tico e Werneck

NESTE SÁBADO (29), FORAM PRESOS EM AFONSO BEZERRA, WERNECK CEZAR E UM OUTRO CONHECIDO POR TICO TICO. COM A DUPLA FOI ENCONTRADA UMA MINI METRALHADORA. FORAM PRESOS E TRAZIDOS A 5ª DP DE MACAU. ESTE BLOG TEM PARCERIA COM POLICIA MILITAR E GUARDA MUNICIPAL
Parabéns ao Sgtº Chagas e seus comandados