OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Coreia do Sul dá tiros de advertência para navios do Norte que cruzavam a fronteira


A Coreia do Norte lançou nesta segunda-feira (31) projéteis que caíram em águas sul-coreanas durante um exercício militar. As Forças Armadas da Coreia do Sul responderam com disparos semelhantes, em um novo episódio de tensão entre os países

A Marinha sul-coreana disparou tiros de advertência depois que três barcos de patrulha norte-coreanos cruzaram a fronteira marítima no Mar Amarelo, disse um funcionário do Ministério da Defesa da Coreia do Sul. Os barcos norte-coreanos cruzaram a chamada Linha de Limite Norte (NLL, na sigla em inglês) em águas sul-coreanas por volta das 16h00 da terça-feira do horário local (04h00 da segunda-feira em Brasília), mas a Defesa do Sul só comunicou o incidente nesta quarta. Segundo o comunicado, os navios voltaram para o lado do Norte somente depois de um navio da Marinha sul-coreana disparar dez tiros de advertência.
Nos últimos meses, a tensão em águas asiáticas aumentou por causa de disputas territoriais eatos hostis de Pyongyang. O Norte tem feito uma série de testes de mísseis que caem do lado da fronteira marítima do Sul, que sempre responde com outros disparos. Inclusive a China, o país da região que tem a melhor uma interlocução com a Coreia do Norte, advertiu Pyongyangsobre um possível quarto teste nuclear norte-coreano. A China comunicou a seus vizinhos que “não permitiria ter uma guerra ou o caos em sua porta”. Por causa de atritos entre Pequim e Pyongyang, a China se recusou a exportar petróleo para a Coreia do Norte nos primeiros três meses deste ano.

Leia também
Ex-namorada "fuzilada" de Kim Jong-un reaparece na TV norte-coreana
China tem um plano para o colapso da Coreia do Norte, apontam documentos

Coreia do Norte renova ameaça de teste nuclear
A NLL é a fronteira marítima de fato – reconhecida internacionalmente, mas questionada por Pyongyang –, que se estende desde a costa ocidental da Península Coreana no mar Amarelo. A linha foi definida pelas Nações Unidas pouco depois da Guerra da Coreia (1950 – 1953). Após a assinatura de um tratado de trégua que pôs fim aos conflitos, apesar das frequentes provocações do Norte, as Coreias vêm conseguindo manter um pacto de não agressão por mais de 60 anos, mas tecnicamente os países ainda estão em guerra, pois nenhum acordo de paz foi formalizado desde então.
Em sua mensagem de Ano Novo, o ditador norte-coreano Kim Jong-un falou pela primeira vez, sobre a execução de seu tio e alertou que na possibilidade de um conflito nuclear na península coreana, não pouparia sequer os Estados Unidos

fonte: veja 

Nenhum comentário:

Postar um comentário