São e-mails maliciosos. Ao clicar no link, um programa invade o computador do usuário e pega todos os dados
O Ministério Público Federal (MPF) informa que não envia e-mails para fazer intimações com chamado de comparecimento em audiências. São mensagens falsas, em nome do órgão, muitas vezes usando o brasão da República e com um link para o internauta clicar e infectar o computador com vírus.
Algumas pessoas vem entrando em contato com as unidades do MPF, relatando o caso. Existem também registros de mensagens falsas em nome do MPF por todo país.
Na página principal do site da Procuradoria Geral da República está permanentemente disponível o seguinte alerta: “O MPF não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório. Você somente receberá e-mail do MPF se tiver registrado denúncia ou solicitação na Ouvidoria ou na Sala de Atendimento ao Cidadão e tiver fornecido um e-mail para receber a resposta”.
Vírus – Os e-mails maliciosos geralmente têm um pedido para clicar num link. Ao clicar, um programa invade o computador do usuário e pega todos os dados, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito. A Secretaria de Tecnologia da Informação do MPF orienta que as pessoas não abram esses tipos de e-mails, não cliquem nos links e os apaguem imediatamente.
Essas mensagens são conhecidas pelo termo phishing scam. A palavra phishing (de “fishing”) vem de uma analogia criada pelos fraudadores, onde “iscas” (e-mails) são usadas para “pescar” senhas e dados financeiros de usuários da internet.
Fonte: PR/AM
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675
Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675
Nenhum comentário:
Postar um comentário