Fonte: Euro News
A euronews acompanhou esta segunda-feira a batalha contra os extremistas do Estado Islâmico, na linha da frente da ofensiva para reconquistar Mossul.
Antes de avançar para a cidade iraquiana, bastião dos “jihadistas”, as forças iraquianas, apoiadas pela aviação norte-americana e combatentes “peshmerga” curdos tentam conquistar vários enclaves estratégicos.
O Exército reivindicou ontem a reconquista da aldeia de Al-Nasr, junto ao rio Tigre, depois de vários dias de intensos combates. No entanto, um responsável das forças “peshmerga” informou posteriormente que foram obrigados a retirar-se novamente da localidade.
No terreno, o nosso enviado especial Mohammed Shaikhibrahim testemunhou, de perto, um ataque surpresa dos “jihadistas”.
“Quando chegaste aqui para acompanhar a operação militar e recolher informação, trouxemos-te para um ponto que pensávamos seguro, onde não estávamos debaixo de fogo. Mas como pudeste ver, o Estado Islâmico ataca de repente e visou o local onde te encontravas com a tua equipa. Mas estamos satisfeitos pelo facto de agora estarmos todos seguros.”
Mohammed Shaikibrahim: “As minas colocadas pelo Estado Islâmico e a rede de túneis subterrâneos entre as casas da aldeia representam o principal desafio para o Exército iraquiano. Estas técnicas defensivas complicam a progressão das forças iraquianas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário