Fonte: BBC
A disseminação de um novo vírus mortal está se acelerando, alertou o presidente chinês Xi Jinping, depois de realizar uma reunião especial do governo no feriado do Ano Novo Lunar.
O país está enfrentando uma "situação grave", disse Xi a altos funcionários.
O coronavírus matou pelo menos 42 pessoas e infectou cerca de 1.400 desde sua descoberta na cidade de Wuhan.
Enquanto isso, pesquisadores britânicos alertaram para uma possibilidade real de que a China não consiga conter o vírus.
As restrições de viagem foram implementadas em várias cidades afetadas. A partir de domingo, veículos particulares serão banidos dos distritos centrais de Wuhan, a fonte do surto.
Um segundo hospital de emergência deve ser construído lá dentro de semanas para atender 1.300 novos pacientes e será concluído em meio mês, informou o jornal estatal The People's Daily. É o segundo projeto de construção rápida: o trabalho em outro hospital de 1.000 leitos já começou.
Equipes médicas militares especializadas também foram transportadas para a província de Hubei, onde Wuhan está localizado.
A urgência reflete a preocupação na China e em outros lugares com o vírus que apareceu pela primeira vez em dezembro.
As celebrações do Ano Novo Lunar para o ano do rato, que começaram no sábado, foram canceladas em muitas cidades chinesas.
Em toda a China continental, os viajantes estão verificando suas temperaturas quanto a sinais de febre, e as estações de trem foram fechadas em várias cidades.
Em Hong Kong, o nível mais alto de emergência foi declarado e as férias escolares estendidas.
Várias outras nações estão lidando com um punhado de casos, com pacientes sendo tratados isoladamente.
O que é o coronavírus e o que ele faz?
Um coronavírus é uma família de vírus que inclui o resfriado comum.
Mas esse vírus nunca foi visto antes, então foi chamado de 2019-nCov, por "novo coronavírus".
Novos vírus podem se tornar comuns em humanos após saltar através da barreira de espécies de animais.
O surto de Sars [Síndrome Respiratória Aguda Grave] de 2003 começou em morcegos e foi transferido para o gato da cidade que o transmitiu aos seres humanos.
ste novo vírus também causa infecção respiratória aguda grave.
Os sintomas parecem começar com febre, seguida de tosse seca e, depois de uma semana, levar a falta de ar e alguns pacientes que necessitam de tratamento hospitalar.
Não há cura ou vacina específica.
Com base em informações precoces, acredita-se que apenas um quarto dos casos infectados seja "grave" e os mortos são principalmente - embora não exclusivamente - idosos, alguns dos quais com condições pré-existentes.
As autoridades chinesas suspeitam que um mercado de frutos do mar que "conduziu transações ilegais de animais selvagens" tenha sido a fonte do surto.
Por que existe uma preocupação em conter o vírus?
Cientistas do respeitado Centro MRC de Análise Global de Doenças Infecciosas no Reino Unido alertaram que pode não ser possível conter o vírus na China.
Eles dizem que a transmissão auto-sustentável do coronavírus é a "única explicação plausível" para a escala da epidemia.
Seus cálculos estimam que cada pessoa infectada está passando para, em média, 2,5 outras pessoas.
O centro elogiou os esforços das autoridades chinesas, mas disse que a transmissão do vírus precisava ser reduzida em 60%, a fim de conter o surto.
Os cientistas sugerem que este é um grande desafio, que exigirá encontrar e isolar até pacientes com apenas sintomas leves que podem ser facilmente confundidos com outras doenças.
Em outros lugares, uma equipe da Universidade de Lancaster publicou suas estimativas do número de casos, sugerindo que 11.000 foram infectados este ano. Se for verdade, isso seria mais do que Sars.
Para onde se espalhou?
Atualmente, existem 1.372 casos confirmados em toda a China, embora a maioria esteja concentrada nas províncias mais próximas de Hubei.
Mas também se espalhou para o exterior - em casos isolados que afetam um pequeno número de pacientes.
No sábado, a Austrália confirmou seus quatro primeiros casos - primeiro em Melbourne e depois mais três em Sydney.
Também se espalhou para a Europa, com três casos confirmados na França. Testes no Reino Unido em 31 pessoas voltaram negativos , disse o governo. As autoridades estão tentando rastrear cerca de 2.000 pessoas que viajaram recentemente para o Reino Unido a partir da província de Hubei.
Os casos envolvem principalmente pessoas que haviam viajado recentemente da região afetada na China.
Os vizinhos da China na região da Ásia estão em alerta máximo, no entanto, com casos registrados na Tailândia, Cingapura, Japão, Taiwan, Malásia, Vietnã, Coréia do Sul e Nepal.
Também existem casos nos Estados Unidos.
O que está acontecendo na fonte?
A cidade de Wuhan está efetivamente em confinamento, com pesadas restrições às viagens de entrada e saída e opções de transporte público de ônibus a aviões canceladas.
É um grande centro populacional com até 11 milhões de habitantes - em tamanho comparável ao de Londres.
As farmácias da cidade começaram a ficar sem suprimentos e os hospitais ficaram cheios de membros nervosos do público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário