Fonte: Euro News
Agravou-se o balanço do terramoto que sacudiu o leste da Turquia. As autoridades falam em mais de 20 mortos e mil feridos, um número que pode ainda vir a agravar-se, com vários feridos em estado grave e cerca de 30 pessoas ainda presas nos escombros. O sismo teve uma magnitude de 6,8 graus na escala de Richter e só não teve um balanço mais grave porque se trata de uma zona com fraca densidade populacional.
O terramoto fez também dezenas de desalojados: "Estava com a minha mulher e os quatro filhos. Felizmente não nos aconteceu nada, mas com os nossos vizinhos sim. Imediatamente saímos e ajudámos como pudemos", conta um habitante da zona atingida.
Os serviços de socorro das duas províncias afetadas, Elazig e Malatya, estão a trabalhar para encontrar sobreviventes, em colaboração com equipas de outras regiões da Turquia despachadas para o local. As forças armadas estão também de prevenção.
Em pleno inverno, esta região está a viver temperaturas muito baixas, o que está a dificultar o trabalho das equipas de socorro e a tornar ainda mais difícil a vida daqueles que ficaram sem casa.
A Turquia está numa zona de forte atividade sísmica. O último grande terramoto no país matou 18 mil pessoas em 1999. Outro tremor de terra matou 50 pessoas nesta mesma região, há 10 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário