A disputa por uma das oito vagas da Câmara dos Deputados, pelo Rio Grande do Norte, promete ser acirrada, conforme a pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Exatus Consultoria e divulgado pelo AGORA RN, nesta sexta-feira 12. Entre os cinco nomes mais citados pelos potiguares, estão os do Major Brilhante (PP), Beto Rosado (PP), Natália Bonavides (PT), Lawrence Amorim (SDD) e General Girão (PL). As citações foram de forma espontânea, ou seja, quando o eleitor cita o nome do candidato que mais lhe agrade quando perguntado.
Em primeiro lugar, com 0,75% das intenções de votos, está o candidato Major Brilhante, policial militar que ganhou fama no Oeste Potiguar devido sua atuação rígida e efetiva contra a criminalidade nas cidades da região. Esta é a primeira eleição dele.
Em segundo lugar surge o deputado federal Beto Rosado, engenheiro agrônomo de formação que cumpre seu segundo mandato na Câmara Federal. Teve pouco mais de 71 mil votos em 2018.
Em terceiro lugar na pesquisa Exatus, aparecem empatados os deputados federais Natália Bonavides, Lawrence Amorim e General Girão, com 0,5% das intenções de votos.
Advogada, mestre em Direito Constitucional e ativista dos direitos humanos e de movimentos sociais, Natália está em seu primeiro mandato na Câmara Federal, para a qual foi eleita com cerca de 113 mil votos em 2018, tendo sido a segunda deputada federal mais votada. Antes, foi eleita vereadora de Natal em 2016.
Ex-prefeito de Almino Afonso por dois mandatos, Lawrence Amorim é vereador e presidente da Câmara Municipal de Mossoró. É a primeira vez que disputa eleição para a Câmara Federal. General Girão cumpre seu primeiro mandato legislativo no Congresso Nacional. É general de brigada da reserva do Exército Brasileiro.
O Instituto Exatus Consultoria, em parceria com o jornal AGORA RN, entrevistou dois mil eleitores em 60 municípios do Rio Grande do Norte, entre os dias 8 e 10 de agosto. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-07073/2022 e RN-05987/2022.
AGORA RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário