Desse total, cerca de R$ 155,1 milhões serão destinados ao grupo com prioridade legal — cerca de 42 mil brasileiros. Foram contemplados ainda 248,5 mil pessoas não prioritárias.
Para saber se a restituição está disponível, é preciso acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
O valor será depositado na conta bancária indicada na declaração do Imposto de Renda. O pagamento também pode ser feito via Pix, caso ele tenha sido informado.
O contribuinte também pode consultar os dados do Imposto de Renda por meio de aplicativos para tablets e smartphones. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração.
Pagamento
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
CNN
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