OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Paulinho Freire e Natália Bonavides disputam 2º turno em Natal; Carlos Eduardo fica fora


  Foto: Reprodução

O segundo turno das eleições de prefeito em Natal será disputado dentro de 20 dias – no domingo (27), entre os deputados federais Paulinho Freire (União), que obteve 171.146 votos (44,08%) e Natália Bonavides (PT), com 110.483 votos (28,45%), que surpreendentemente ultrapassou o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), que ficou de fora da disputa da prefeitura, com 93.013 votos (23,95).

Já a partir desta sexta-feira (11), os partidos e candidatos que irão em busca dos votos dos 575.629 eleitores de Natal no segundo turno e já poderão veicular propaganda eleitoral no rádio e TV, até dois dias antes do pleito.

Nesta segunda-feira (7), os candidatos poderão realizar campanha entre as 8h e as 22h por alto-falantes ou amplificadores de som até às vésperas das eleições.


Da mesma forma e até o dia 24, os candidatos Paulinho Freire e Natália Bonavides poderão poderão realizar comícios e utilizada aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e as 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas.


Até o dia 26 também poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio, enquanto até o dia 25 serão permitidas a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até dez anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, enquanto até o dia 24 poderá haver circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet.

“Antecipei que teríamos a maior virada em Natal”

O resultado das urnas que o colocou com 44% de votos no segundo turno das eleições em Natal, o candidato a prefeito Paulinho Freire (União) disse que “era um sinal que estávamos bem nas ruas” e mostrou que o povo “aceitou bem esse governo e que Natal não poderia voltar para o passado e retroceder, tinha de continuar avançando”.

Paulinho Freire (União) enaltece apoio de Álvaro Dias e suas obras como legado| Foto: Adriano Abreu


Para o candidato Paulinho Freire, esse discurso “foi muito forte”, como também o apoio dos partidos e do prefeito Álvaro Dias: “tudo isso foi fundamental pra que a gente conseguisse chegar aos 44%”.


Paulinho Freire disse que já nesta segunda-feira (7) volta a se reunir com a sua assessoria de marketing para começar a discutir as estratégias de campanha para o segundo turno e ainda com o prefeito de Natal e sua candidata a vice, Joana Guerra (Republicanos).


“Nós vamos continuar mostrando as nossas propostas e o que a gente pretende fazer para que Natal continue no caminho certo e do desenvolvimento”, disse. Freire disse também que antecipou há um mês que teria a maior “virada” em Natal e agora “estamos sendo coroados, saindo em primeiro lugar com quase 45% de votos”.


Paulinho Freire destacou que o primeiro turno foi de três candidatos fortes, não existia candidatura fraca, mas um (sem nomear Carlos Eduardo), “foi se perdendo pelas mentiras, procurou muito mais destruir a atuação do prefeito Álvaro Dias, do que apresentar propostas, então se perdeu nisso”.


A outra candidatura (sem mencionar Natália Bonavides), tinha o apoio da governadora Fátima Bezerra (PT), que “cresceu na reta final, mas o (nosso) resultado foi excelente”.


Para Freire, o determinante para a “virada” foi mostrar “a verdade e a apresentação de propostas.”

“É a 1ª vez em 28 anos que o PT vai para o 2º turno”

Candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeita, a deputada federal Natália Bonavides garantiu que o presidente Lula vem para o segundo turno em Natal, o que não ocorreu no primeiro em decorrentes de situações emergenciais que mudaram sua agenda.

A candidata do PT, Natália Bonavides, avaliou campanha como de “pé no chão”| Foto: Anderson Régis


“Mas podem ter certeza, muita gente ficou surpresa com o resultado da agora, vai ser muito mais bonito no final dessa campanha”, disse ela, que lembra o fato de ser esta, a primeira vez em 28 anos que o PT vai para o segundo turno em Natal.


“Podem ter certeza também, que a gente vai dar o nosso melhor”, continuou Natália Bonavides, ´para quem sua ida para o segundo turno deve-se a um conjunto de fatores, começando pelo apoio de dez partidos e também pelo fato de “fazer uma campanha de muito pé no chão e de olho no olho”.


“A gente acha que as redes sociais são importantes, a gente caprichou nelas também, programas de TV são importantes, os debates, mas a campanha de rua é quando a gente consegue transmitir uma empatia que nenhuma tela pode substituir”, avisou Bonavides.

Governadora


A governadora Fátima Bezerra (PT) disse de sua alegria por seu partido ter chegado ao segundo turno das eleições em Natal depois de 28 anos. “E um momento histórico”, afirmou ela, que havia disputado a eleição em 1996 contra a falecida Wilma de Faria.


“Natal deu um recado, que quer continuar esse debate sobre a cidade”, avaliou Fãtima Bezerra, para quem, no primeiro turno, a deputada federal Natália Bonavides, “demonstrou o quanto está preparada, estudou e conhece os problemas da cidade”.

Resultado do primeiro turno em Natal

Paulinho Freire (União)
44,08% 171.146

Natália Bonavides (PT)
28,45% 110.483

Carlos Eduardo (PSD)
23,95% 93.013

Rafael Motta (Avante)
3,23% 12.532

Nando Poeta (PSTU)
0,17% 651

Hero (PRTB)
0,12% 461

Votos nulos
27.462 6,38%

Votos brancos
14.705 3,42%

Comparecimento às urnas
430.453 votantes
145.176 de abstenção

Fonte – TSE


Nenhum comentário:

Postar um comentário