OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN
segunda-feira, 14 de abril de 2025
"Lajes, Terra de Cultura e Tradição". Fazenda Barreiras recebeu a primeira sessão do nosso cinema itinerante na zona rural!
Cirurgia de Bolsonaro no intestino termina após mais de 11h
(Reprodução Instagram)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o centro cirúrgico do Hospital DF Star, em Brasília, por volta das 21h20 deste domingo, 13. A operação durou mais de 11 horas.
“Estou indo agora para a sala de extubação, onde poderei vê-lo. Em breve, os médicos darão uma coletiva com mais informações”, publicou em suas redes sociais a ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro.
Bolsonaro entrou no centro cirúrgico por volta das 9h da manhã deste domingo, para os procedimentos pré-operatórios, e a cirurgia de laparotomia exploradora começou às 10h, com o objetivo de liberar aderências intestinais e reconstruir sua parede abdominal, em consequência de complicações da facada que sofreu em 2018, em atentado durante a campanha presidencial.
O ex-presidente sentia fortes dores na região do abdome desde a última sexta-feira, 11, quando interrompeu um evento do PL no Rio Grande do Norte e precisou ser levado de helicóptero para Natal. Na noite de sábado, 12, foi transferido para Brasília em um avião com UTI aérea.
Ao longo da tarde e da noite, apoiadores do ex-presidente se reuniram na portaria do hospital e fizeram orações a cada três horas. A última foi feita às 21 horas, minutos antes de Michelle anunciar o término da cirurgia. Apoiadores puxaram gritos de ordem, como “esse dia não será de luto, será de alegria” e que Bolsonaro precisava ser curado para “salvar o País”.
Ainda na noite de sábado, Leandro Echenique, cardiologista que faz parte do staff médico de Bolsonaro, previu que a cirurgia seria demorada. “Vai tirar a tela que ele tem lá e vai recolocar É uma cirurgia bem extensa, é um abdômen que já foi muito manipulado desde 2018, da facada”, explicou.
Segundo o cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Oswaldo Cruz Rodrigo Perez, a obstrução intestinal é uma complicação comum em pacientes que já passaram por diversas cirurgias abertas, como é o caso do ex-presidente. Hérnias, tumores e intoxicações também podem levar a esse quadro, conforme informações do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).
Para a recuperação, há alguns cenários possíveis – no melhor deles, em que o problema é resolvido durante a cirurgia, a recuperação costuma ser “muito favorável”, aponta o médico. Mas, se há um número grande de alças intestinadas aderidas, é preciso fazer manipulação maior do intestino, o que pode retardar a recuperação.
Estadão Conteudo
Guerra comercial: veja linha do tempo de tarifas entre EUA e China
![]() |
Mark Schiefelbein/Pool via REUTERS A crescente guerra comercial entre os Estados Unidos e a China parece longe de terminar após enormes tarifas retaliatórias entre as duas maiores economias do mundo, anunciadas na última semana. Na sexta-feira (11), Pequim elevou suas tarifas sobre importações americanas para 125%, um dia após a Casa Branca anunciar que produtos vindos da China para os EUA estão sujeitos a uma tarifa de pelo menos 145%. Em um último desdobramento, Trump anunciou no sábado (12) que os eletrônicos importados para os EUA estão isentos das tarifas recíprocas. A tarifa mínima de 145% sobre produtos chineses importados para os Estados Unidos teriam um grande impacto sobre gigantes da tecnologia como a Apple. A CNN preparou uma linha do tempo para explicar as escaladas da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo. Veja linha do tempo |
domingo, 13 de abril de 2025
No 5º ano consecutivo da gestão de Felipe Menezes o peixe da semana santa será entregue a domicílio, sem fila e sem espera
sábado, 12 de abril de 2025
Fraudes no Pix disparam acima de 390 mil por mês em 2024, mostram dados do Banco Central
Foto: NurPhoto via Getty Image
As notificações de fraudes no Pix têm crescido e superaram a média de 390 mil por mês em 2024, mostram dados do Banco Central. Em janeiro de 2025, último mês com informações, 324.752 notificações de fraude foram registradas e aceitas pelas instituições participantes do arranjo. A média mensal de fraudes vem crescendo, em linha com a disseminação do Pix. Em 2021, primeiro ano completo de funcionamento do sistema de pagamentos, foram 30.892 fraudes por mês. O número cresceu para 136.882 em 2022, e para 216.046 em 2023.
Em termos porcentuais, o número de notificações representa, em média, 0,007% do total mensal de operações desde abril de 2023. Apenas em janeiro, foram registradas 5,682 bilhões de transações no Pix. Os dados dizem respeito a notificações abertas pelas instituições participantes do Pix solicitando a devolução de valores transferidos ou o cancelamento de uma devolução, por suspeita fundamentada de fraude. Levam em conta apenas as notificações “fechadas” e aceitas em cada período – ou seja, que foram analisadas e consideradas procedentes.
O manual operacional do Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), base que armazena as chaves Pix, define fraudes como quaisquer transações iniciadas ou autorizadas pelo pagador por causa de um golpe ou estelionato; iniciadas sem que o pagador tenha autorizado a transação; iniciadas por um terceiro, sem reconhecimento do usuário; ou iniciadas pelo usuário mediante coerção ou extorsão. O BC foi procurado para comentar a tendência de crescimento no número total de fraudes no Pix, mas não se manifestou.
Mudanças para conter fraudes
Para tentar acompanhar o crescimento das fraudes, o BC tem implementado ferramentas de segurança ou mudanças nas que já existem. Em outubro deste ano, entrará no ar o autoatendimento do chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED), que serve para solicitar devoluções de recursos em casos de fraudes, golpes e crimes. Hoje, o cliente precisa entrar em contato com o atendimento dos bancos para fazer o pedido. Essa agenda “paralela” a das novas funcionalidades vem desde pelo menos 2021. Naquele ano, foi estabelecido o limite noturno para os valores transferidos, além de funcionalidades como o cadastro prévio de contas que podem receber valores acima dos limites e um tempo mínimo de 24 horas para que o pedido de aumento do limite seja aprovado.
No ano seguinte, o regulador se debruçou sobre a questão de forma mais ampla em uma mega fiscalização sobre a abertura de contas digitais, que envolveu todo o sistema financeiro, e que foi antecipada pelo Broadcast à época. Uma das preocupações do BC era com o uso de contas-laranja para escoar recursos oriundos de crimes, através de transferências via Pix. O resultado foi a criação de um sistema de compartilhamento de dados sobre fraudes, que não abrange apenas o Pix. No final do ano passado, outra mudança: transações via Pix em dispositivos que não estão cadastrados pelo cliente junto ao banco passaram a ter um limite de R$ 200, sendo que o teto diário de transferências é de R$ 1.000. Em dispositivos já cadastrados, os limites podem ser maiores.
O setor financeiro considera que, além de alterar os dispositivos de segurança do Pix, é preciso avançar em punições. Os grandes bancos defendem uma espécie de banimento do sistema por cinco anos de clientes que emprestam contas para o escoamento de dinheiro oriundo de crimes, um banimento que não valeria para o recebimento de salários e benefícios do governo. Além disso, consideram que é necessário punir individualmente os dirigentes de instituições que tenham porcentuais maiores de fraudes. Na visão de executivos do setor, seria um incentivo ao reforço de ferramentas internas de segurança, para além daquelas que o Pix já oferece.
Jovem Pan com informações do Estadão Conteúdo
Gilmar Mendes é questionado: “Qual ministro do STF o senhor eliminaria?”
Foto: Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, foi submetido à mais famosa pergunta do concorridíssimo processo de bolsas de estudos da Fundação Estudar. A resposta do ministro gerou gargalhadas em evento da Universidade de Harvard.
Vários dos alunos brasileiros em Harvard tentaram a bolsa de estudos oferecida pela Fundação Estudar. O processo seletivo é duro, e a pergunta final do processo é famosa entre estudantes.
“Uma pergunta muito famosa que ninguém consegue fugir: agora que vocês já se conhecem, quem você eliminaria e por quê?”, lembrou a moderadora do painel, Larissa Maranhão, fundadora do Brazil Conference.
“Como estamos aqui, pergunto ao senhor ministro: dos seus colegas do Supremo, quem o senhor eliminaria?”
A plateia – que conhece e teme a pergunta – adorou o questionamento e aplaudiu a questão.
“É interessante a pergunta… Muito boa a pergunta”, começou a responder Gilmar Mendes. “Nas relações institucionais da vida política, a gente não escolha os interlocutores. O Tribunal vai sendo composto e recomposto com o tempo. E a gente aprende até a gostar de posturas que não são as mais gostáveis”.
De forma bem-humorada, o ministro argumentou que “aprende-se a compreender e ver a importância” das diferenças e do processo dialético. “Isso fica ainda mais evidente na Turma, onde somos em cinco e é preciso de ter três votos. Então, tenho que ser contemplativo, tolerante, compreender a posição de todos para tentar formar maioria”.
“A mim me parece, de maneira bastante sincera, que ninguém deve ser excluído. Ao contrário, devemos aprender a conviver com todos”, respondeu, rindo.
A frase foi concluída com uma onda de gargalhadas na plateia e da moderadora, que emendou: “gostaria de cumprimentar o senhor porque foi uma forma belíssima e eloquente de não responder à pergunta”.
CNN Brasil
Telescópio Webb registra planeta sendo engolido por uma estrela; veja
![]() |
NASA, ESA, Em maio de 2020, astrônomos observaram pela primeira vez um planeta sendo engolido por sua estrela hospedeira. Com base nos dados da época, acreditava-se que o corpo havia encontrado seu fim quando a estrela se expandiu no final de sua vida, tornando-se o que se chama de gigante vermelha. No entanto, novas observações feitas pelo Telescópio Espacial James Webb — uma espécie de exame pós-morte — indicam que o fim do planeta ocorreu de forma diferente do que se pensava. Em vez de a estrela ter vindo até o planeta, parece que foi ele que mergulhou em direção à estrela, com consequências desastrosas — uma queda fatal provocada pela lenta deterioração de sua órbita ao longo do tempo, segundo os pesquisadores. O desfecho foi bastante dramático, como evidenciado pelos vestígios documentados pelo Webb. O telescópio orbital, lançado em 2021 e operacional desde 2022, observou gás quente provavelmente formando um anel ao redor da estrela após o evento, além de uma nuvem em expansão de poeira fria envolvendo a cena. “Sabemos que uma boa quantidade de material da estrela é expelida quando o planeta passa por esse mergulho fatal. A evidência posterior é esse material empoeirado que foi ejetado da estrela hospedeira”, explicou o astrônomo Ryan Lau, do NOIRLab da Fundação Nacional de Ciência dos EUA, autor principal do estudo publicado no Astrophysical Journal. A estrela está localizada em nossa galáxia, a Via Láctea, a cerca de 12 mil anos-luz da Terra, na direção da constelação da Águia (Aquila). Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano: 9,5 trilhões de quilômetros. A estrela é um pouco mais avermelhada e menos luminosa que o nosso Sol, com cerca de 70% de sua massa. O desfecho foi bastante dramático, como evidenciado pelos vestígios documentados pelo Webb. O telescópio orbital, lançado em 2021 e operacional desde 2022, observou gás quente provavelmente formando um anel ao redor da estrela após o evento, além de uma nuvem em expansão de poeira fria envolvendo a cena. “Sabemos que uma boa quantidade de material da estrela é expelida quando o planeta passa por esse mergulho fatal. A evidência posterior é esse material empoeirado que foi ejetado da estrela hospedeira”, explicou o astrônomo Ryan Lau, do NOIRLab da Fundação Nacional de Ciência dos EUA, autor principal do estudo publicado no Astrophysical Journal. A estrela está localizada em nossa galáxia, a Via Láctea, a cerca de 12 mil anos-luz da Terra, na direção da constelação da Águia (Aquila). Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano: 9,5 trilhões de quilômetros. A estrela é um pouco mais avermelhada e menos luminosa que o nosso Sol, com cerca de 70% de sua massa. Acredita-se que o planeta pertencia à classe dos “Júpiteres quentes” — gigantes gasosos com temperaturas elevadas devido à órbita extremamente próxima de suas estrelas hospedeiras. “Acreditamos que provavelmente era um planeta gigante, com pelo menos algumas vezes a massa de Júpiter, para causar uma perturbação tão dramática na estrela como a que estamos observando”, disse o coautor do estudo, Morgan MacLeod, pesquisador do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica. Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar.Os pesquisadores acreditam que a órbita do planeta se deteriorou gradualmente devido à interação gravitacional com a estrela, e formularam hipóteses sobre o que aconteceu a seguir. “Então ele começa a roçar na atmosfera da estrela. A partir desse ponto, a resistência do choque contra a atmosfera estelar assume o controle, e o planeta passa a cair cada vez mais rapidamente em direção à estrela”, explicou MacLeod. “O planeta tanto mergulha para o interior quanto tem suas camadas gasosas externas arrancadas conforme avança para dentro da estrela. Ao longo do caminho, esse impacto aquece e expulsa gás estelar, o que gera a luz que vemos, além do gás, da poeira e das moléculas que agora cercam a estrela”, acrescentou ele. Mas os cientistas não podem ter certeza absoluta dos eventos exatos que levaram à destruição do planeta. “Neste caso, vimos como o mergulho do planeta afetou a estrela, mas não sabemos realmente o que aconteceu com o planeta em si. Na astronomia, há muitas coisas grandes demais e distantes demais para fazer experimentos. Não dá para ir até o laboratório e colidir uma estrela com um planeta – isso seria diabólico. Mas podemos tentar reconstruir o que ocorreu com modelos computacionais”, comentou MacLeod. Nenhum dos planetas do nosso sistema solar está próximo o suficiente do Sol para que suas órbitas entrem em colapso, como aconteceu nesse caso. Mas isso não significa que o Sol não possa engolir alguns deles no futuro. Dentro de cerca de cinco bilhões de anos, espera-se que o Sol se expanda durante sua fase de gigante vermelha, podendo engolir os planetas mais internos, como Mercúrio e Vênus — e talvez até a Terra. Nessa fase, a estrela expulsa suas camadas externas, restando apenas um núcleo: um remanescente estelar conhecido como anã branca. As novas observações do Webb estão oferecendo pistas sobre o destino final dos planetas. “Nossas observações sugerem que talvez os planetas tenham mais chances de encontrar seu fim final espiralando lentamente em direção à estrela hospedeira, em vez de serem engolidos quando a estrela se torna uma gigante vermelha. Nosso sistema solar parece ser relativamente estável, então só precisamos nos preocupar com o Sol se tornando uma gigante vermelha e nos engolindo”, disse Lau. CNN |
Bolsonaro desembarca em Brasília, onde deve passar por cirurgia
![]() |
Reprodução/Instagram O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou, na noite deste sábado (12), em Brasília, após ter sido internado em Natal, na tarde de sexta (11), ao sentir dores abdominais. Na capital federal, o político deve passar por mais uma cirurgia. O líder da direita no país chegou no Distrito Federal por volta de 21h30 e seguiu para o Hospital DF Star por volta das 22h. Bolsonaro estava no Rio Grande do Norte cumprindo agenda e faria uma série de visitas a municípios e obras que receberam recursos do governo federal durante seu mandato. O ex-presidente, porém, passou mal e foi atendido às pressas enquanto estava na cidade de Tangará, a cerca de 90 km da capital, ainda na manhã de sexta-feira. Ele foi levado de carro para o Hospital Municipal Aluízio Bezerra na cidade vizinha de Santa Cruz e foi estabilizado. Bolsonaro seguiu de ambulância, depois do primeiro atendimento, até o estádio municipal de Santa Cruz e foi transportado em um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do estado para o Hospital Rio Grande, em Natal. No X (antigo Twitter), Bolsonaro informou que os médicos observaram uma complicação no intestino delgado que teria causado o mal-estar e disse que teria sido uma “consequência das múltiplas cirurgias” que teve de passar devido a facada que sofreu durante a campanha presidencial de 2018. Bolsonaro já passou por pelo menos cinco procedimentos cirúrgicos relacionados ao episódio. “Depois de tantos episódios semelhantes ao longo dos últimos anos, fui me acostumando com a dor e com o desconforto. Mas, desta vez, até os médicos se surpreenderam. O Dr. Claudio Birolini me explicou que este foi o quadro mais grave desde o atentado que quase me tirou a vida em 2018. Estou estável, em recuperação, e mais uma vez cercado por profissionais competentes, a quem só posso agradecer”, escreveu ele. Quadro clínicoSegundo o último boletim médico, divulgado às 11h deste sábado pela equipe médica do Hospital Rio Grande, Bolsonaro evoluiu de forma estável nas últimas 24 horas e teve uma noite de sono tranquila. “Apresenta excelente estado de humor, redução do quadro de distensão abdominal e permanece sem necessidade de analgesia. Todos os sinais vitais e exames complementares mantêm-se dentro da normalidade, sem intercorrências clínicas até o presente momento”, diz o comunicado. O ex-presidente “segue em hidratação venosa por meio de cateter central, em uso de nutrição parenteral, manutenção da antibioticoterapia previamente instituída, com sonda nasogástrica aberta e uso regular das demais medicações prescritas”. CNN |
Valorizando o artista Lajense!




Multidão lota a quadra central de Lajes nos 100 dias de Gestão, A CHAROPADA FOI GRANDE NA RÁDIA.
ô aperrei,ô agonia,ô desespero,ô despeito danado,A RÁDIA PARCIAL CHAROPE se (supera a cada dia....)
Mas.... vamos lá, no cerimonial dos 100 dias de gestão a população ficou por dentro de tudo que foi realizado e no que está a ser realizado como por exemplo a entrega do peixe para para o povo, com um diferencial adotada por Felipe Menezes, desde seu primeiro ano de mandadato, estabelecendo a entrega do Peixe da semana santa no PORTA A PORTA em domicílio não sendo necessário a POPULAÇÃO ir até o mercado público da cidade, no sol ou na chuva como era antigamente,a velha turma da política das antigas acham que o povo não lembram dessa triste época? o povo lembra sim.
Além disso a presença da comunidade e autoridades reforça o compromisso com o desenvolvimento de Lajes e digo mais populção da zona urbana zona rural já estão entendedno tudo o que está acontecendo nos bastidores da (POLÍTICA) local sem falar no resto do estado do Rio Gramde do Norte.
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Conecta amplia diálogo entre municípios do RN e instituições públicas
Foto: Magnus Nascimento
Teve início na quarta-feira (9), no Centro de Convenções de Natal, a 3ª edição do Conecta Municípios Potiguares, evento promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) que reúne cerca de três mil participantes até sexta-feira (11). Prefeitos, vereadores, secretários, técnicos, lideranças políticas e representantes de órgãos de controle se encontram para acompanhar uma extensa programação voltada à capacitação, inovação e articulação entre esferas da gestão pública.
Pela manhã e à tarde, dois palcos simultâneos — Palco Alzira Soriano e Palco Câmara Cascudo — sediaram debates sobre temas como emendas especiais, segurança alimentar, educação pública, transparência, reforma tributária, inovações tecnológicas e políticas públicas municipais. As atividades envolveram representantes de ministérios, tribunais de contas, instituições financeiras, empresas, universidades, federações e entidades municipalistas. A presença de diversos atores reflete a proposta de aproximar e conectar diferentes instituições.
O presidente da Femurn, Babá Pereira, celebrou o início do evento e ressaltou a adesão massiva. “É um sentimento de muita alegria, de gratidão também aos parceiros, por estar podendo realizar mais um evento municipalista, onde os municípios abraçaram. Nós temos quase 3 mil participantes, prefeitos, secretários, vereadores, inclusive estudantes também, que vêm conhecer também e participar de alguns debates. Temos também os órgãos de controle que estão aqui conosco nessa parceria”, disse.
Durante a programação, instituições como o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), o Ministério Público, a Controladoria-Geral da União (CGU), além da Assembleia Legislativa do RN, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e de secretarias do Governo do Estado estiveram presentes com estandes, técnicos e mesas de diálogo com os gestores. Babá também destacou que a programação segue intensa nos próximos dias, com destaque para a reunião com a bancada federal, marcada para esta quinta-feira (10), para tratar de pautas de interesse dos municípios no Congresso Nacional.
“Trazendo os municípios aqui para dentro do Centro de Convenções, como eu falei aqui, tem todas essas redes que estão conectadas aos municípios e que vão poder ajudar, desenvolver para que os municípios, as gestões possam ter mais transparência, mais eficiência e possam atender melhor as pessoas que moram lá na ponta que estão lá, que é o nosso maior objetivo”, afirmou Babá.
O prefeito de Portalegre, José Augusto Rego também participou da abertura e reforçou a importância da troca de experiências entre os municípios. “Esse é um evento que tem uma importância fundamental, ainda mais na interação entre os municípios e, acima de tudo, sobre a autonomia. Esse diálogo com os ministérios, com todas as entidades que dão suporte aos municípios é importante demais. Isso traz conhecimentos e discussões de temas que, às vezes, não chegam nos municípios”, afirmou.
Além de palestras e mesas temáticas, o evento contou com estandes institucionais, atendimentos técnicos, exposições de produtos e serviços, e uma solenidade oficial de abertura no final da tarde com a presença do ex-jogador Giba, ídolo do vôlei nacional. A programação do Conecta continua nesta quinta-feira (10) com painéis, oficinas, exposições e reuniões técnicas. O evento segue até sexta-feira (11), promovendo o intercâmbio de experiências entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte e entidades públicas e privadas de todo o País.
Tribuna do Norte
Dois a cada três juízes auxiliares do STF receberam remunerações acima do teto salarial em fevereiro
Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo
Dados sobre a remuneração no Judiciário mostram que 24 dos 36 juízes auxiliares que atuam no Supremo Tribunal Federal (STF) receberam, em fevereiro deste ano, remunerações acima do teto salarial do funcionalismo público, atualmente em R$ 46.366. Esses magistrados integram outros tribunais pelo país e recebem adicionais quando são convocados para atuar nos gabinetes da Corte, em Brasília.
Dos 24 que receberam acima do teto, 14 ganharam mais de R$ 100 mil no mês, mostra o levantamento feito pelo GLOBO com base nas informações compiladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os valores representam mais do que o dobro do que recebem os próprios ministros do STF, cujos contracheques são compostos pelos seus salários e eventuais diárias quando viajam a trabalho.
Questionado, o CNJ não informou quais benefícios compõem os rendimentos dos juízes auxiliares que receberam acima do teto. O órgão afirma que apenas compila os dados enviados por cada tribunal do país, que são responsáveis pelas remunerações e seus critérios. Também procurado, o Supremo disse, em nota, que cabe aos tribunais de origem dos magistrados observarem o cumprimento do teto constitucional. “Na norma, há dispositivo expresso no sentido de que cabe aos tribunais de origem o controle do teto de despesas incluindo a soma dos valores pagos pelo STF. Isso porque, em razão da autonomia dos tribunais, cada um tem um procedimento diferente para os pagamentos”, afirmou a Corte, em nota.
Pagamentos Adicionais
Pelas regras do Supremo, cada ministro tem direito a solicitar até três juízes para atuar em seus gabinetes, entre auxiliares e instrutores. Quando são requisitados, esses magistrados recebem um adicional em sua remuneração de origem para que seus vencimentos sejam equiparados ao subsídio de um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), atualmente em R$ 44.068.
Além disso, seus contracheques podem ser turbinados por outros penduricalhos, como auxílios para moradia, alimentação e saúde. Também entram na lista benefícios como gratificações, férias, pagamentos retroativos, entre outros.
A título de exemplo, em fevereiro, um juiz auxiliar oriundo do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) recebeu R$ 119.154,60, valor composto por seu salário de magistrado, R$ 39.753,20, indenizações e “direitos eventuais” que somam R$ 88 mil. Em razão dos penduricalhos recebidos, os salários pagos a esses juízes variam a cada mês. Em 2024, esse mesmo magistrado recebeu, por mês, remunerações mensais que variaram entre R$ 38.826 e R$ 137.064.
Já o maior rendimento pago a um juiz auxiliar em fevereiro é referente a um magistrado do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), que recebeu R$ 223.543,69. O valor é composto, entre outros benefícios, por indenizações, como o chamada licença “acervo”, pagamento extra concedido a servidores que lidam com um volume elevado de processos ou outras funções, e licença “prêmio”, valor pago em dinheiro por folgas não usufruídas. Apenas esses dois benefícios representaram mais da metade do contracheque, R$ 141.775,20.
Em 2024, esse mesmo magistrado recebeu, por mês, remunerações mensais que variaram entre R$ 14.926,56 e R$ 127.296,84.
A remuneração de todos os servidores públicos no Brasil obedece a um teto, que equivale ao salário dos ministros do Supremo. Segundo a legislação atual, nenhum servidor pode receber acima desse limite. Neste ano, o teto passou para R$ 46,3 mil.
Entretanto, a maior parte dos penduricalhos do Judiciário é classificada como “direitos eventuais”, o que, na prática, permite que esses valores superem o teto.
O Globo
quarta-feira, 9 de abril de 2025
Prefeito Felipe Menezes esteve no 3º Congresso Conecta Municípios Potiguares (Comup) em Natal, promovido pela FEMURN
O evento foi incrível, especialmente porque Alzira Soriano, a primeira prefeita da América Latina, foi homenageada e deu nome ao palco principal.
Semana Santa: RN decreta ponto facultativo para próximo dia 17 de abril
Foto: Sandro Menezes
O Governo do Rio Grande do Norte publicou nesta quarta-feira (9) o Decreto nº 34.474, que estabelece ponto facultativo para o próximo dia 17 de abril, que antecede a Sexta-feira Santa (18). A medida é válida para os órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional do Estado. As informações foram divulgadas no Diário Oficial do Estado (DOE).
O decreto assegura que os serviços considerados essenciais serão mantidos, tendo em vista que estes não podem ser paralisados ou interrompidos. Além disso, a norma estabelece que cabe aos entes da administração pública aderir ou não ao ponto facultativo.
Neste ano, a semana santa tem início na próxima segunda-feira (13) e se estende até o domingo (20) que celebra a páscoa. O período é uma tradição religiosa cristã que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
Trump anuncia pausa de 90 dias em cobrança de tarifas para quem não retaliou os EUA; para China, taxa sobe a 125%
Foto: AFP
O presidente americano Donald Trump anunciou no início da tarde desta quarta-feira uma pausa de 90 dias na cobrança de tarifas em todos os países que não retaliaram a cobrança. A medida não vale para a China, que terá sua alíquota de importados aumentada para 125%.
“Com base no fato de que mais de 75 países entraram em contato com representantes dos Estados Unidos — incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e o Representação Comercial (USTR) — para negociar uma solução para os temas em discussão relacionados a comércio, barreiras comerciais, tarifas, manipulação cambial e tarifas não monetárias, e que esses países, por minha forte recomendação, não retaliaram de forma alguma contra os Estados Unidos, autorizei uma PAUSA de 90 dias, e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida, de 10%, também com efeito imediato”, afirmou Trump por meio de sua rede social, a Truth Social.
Para a China, que anunciou nesta manhã um aumento para 84% em importados americanos, a tarifa dos EUA sobre produtos chineses aumentará dos atuais 104% para 125%:
“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato”, afirmou o republicano.
No Brasil, o dólar, que chegou a operar em alta de mais de 1% e encostou nos R$ 6,10 na manhã desta quarta, iniciou trajetória de queda e alcançou os R$ 5,87 na mínima do dia. Às 14h26, a moeda americana operava em baixa de 1,5%, aos R$ 5,89.
Trump também afirmou que limitará as tarifas, quando voltar a cobrar após 90 dias, em 10%. No caso do Vietnã, que sofreu cobrança de 46%, terá a partir de julho cobrança de apenas 10% sobre os preços.
O Globo
Despeitado com o resultado das eleiçõe ,Benes partiu para a ofensiva e entrou na Justiça Eleitoral contra Felipe
A ação que levou à cassação do diploma do prefeito de Lajes, Felipe Menezes (MDB), teve como origem o grupo político liderado pelo deputado federal Benes Leocádio (União). Benes, que já foi o principal nome da política local, não digeriu bem a derrota sofrida em 2024, quando sua esposa, Ana Karina (União), ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura, com 45,03% dos votos.
Despeitado com o resultado, Benes partiu para a ofensiva e entrou na Justiça Eleitoral contra o prefeito eleito. A estratégia pareceu mais política do que jurídica, e o tom de revanchismo ficou evidente. Enquanto Felipe segue no cargo, amparado por recurso no TRE-RN, o movimento reforça o clima de instabilidade e disputa pessoal em Lajes. A briga, ao que tudo indica, ainda está longe do fim.
Por Robson Pires -
> https://robsonpiresxerife.com/cassacao-de-prefeito-de-lajes-tem-dedo-de-benes-leocadio-derrotado-nas-urnas/
Vereador Dailton Fernandes destaca a volta dos quiquênios ma gestsão do Prefeito Felipe Menezes
Em especial Dailton destaca a volta dos quinquênios das licenças prêmios e qualificações das letras para os servidores públicos de Lajes.
Essa medida, veio reverter um corte realizado em 2012, durante a gestão do então prefeito Benes Leocádio, que desvalorizou significativamente os servidores públicos do município.
Hoje com retorno dos quinquênios os servidores públicos de Lajes tem novamente acesso a esse benefício, que foi cortado em 2012.
A Valorização dos servidores foi primordial, a medida é uma forma de valorização dos servidores públicos do município, que foram prejudicados pelo corte anteriormente pelo prefeito daquela época.
Não devemos esquecer o qaunto esse grupo prejudicou a nossa cidade e a população, relembrar é preciso.
terça-feira, 8 de abril de 2025
IR 2025: Saiba tudo sobre declaração de ETFs de criptoativos
![]() |
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil Fundos com criptoativos podem soar como algo incomum para alguns contribuintes. Porém, na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, há 14 ETFs (Exchange Traded Funds) de criptoativos. Por conta dessa presença, contribuintes podem declarar os ETFs na declaração de Imposto de Renda 2025. Os ETFs são fundos de investimento negociados em bolsa que buscam replicar o desempenho de um índice de mercado. Podem ser compostos por ações, títulos de renda fixa ou outros ativos. No caso dos ETFs de criptoativos, o objetivo é acompanhar o desempenho de um conjunto de criptomoedas. Com isso, o investidor passa a ter exposição ao mercado cripto sem a necessidade de adquirir ou armazenar cada moeda digital separadamente. Esse tipo de investimento oferece diversificação, praticidade e liquidez, facilitando o acompanhamento do setor de criptoativos. “O investimento em ETF é uma ótima oportunidade para diversificação de portfólio, unindo a praticidade dos fundos de investimento com a facilidade das operações realizadas em bolsa. Além disso, por ser um ativo negociado em bolsa, permite a compensação de eventuais ganhos em ETF com prejuízos em outras operações, como ações, opções e futuros, reduzindo, assim, o imposto devido”, diz Filipe de Deus, superintendente Jurídico da B3. Veja a seguir como fazer a declaração correta no Imposto de Renda:Organização dos documentosÉ essencial reunir os informes de rendimentos, notas de corretagem e extratos da corretora com os dados referentes aos ETFs de criptoativos mantidos até 31 de dezembro de 2024. Preenchimento da ficha “Bens e Direitos”Na declaração, os ETFs de criptoativos devem ser informados na ficha “Bens e Direitos”, utilizando o código correspondente a fundos de índice. Devem ser incluídos: nome do fundo, CNPJ da administradora, quantidade de cotas e valor de aquisição. Rendimentos e ganhos de capitalCaso tenha havido distribuição de rendimentos, os valores devem ser informados na seção “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. Se houve venda de cotas, é necessário apurar o ganho de capital e recolher o imposto por meio de DARF até o último dia útil do mês seguinte à operação. Tributação sobre os lucrosLucros obtidos na venda de ETFs de criptoativos são tributados em 15% nas operações comuns e em 20% nas operações de day trade. Não há isenção para vendas inferiores a R$ 20 mil mensais — todo lucro deve ser declarado e tributado. “Caso o contribuinte identifique que houve algum equívoco em sua declaração, o primeiro passo é enviar uma retificação, corrigindo o erro. Isso pode evitar a aplicação de multas pela Receita Federal”, diz o superintendente jurídico da B3. Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2025?
Quem não entregar está sujeito a penalidadesDe acordo com a Receita Federal, o contribuinte que enviar a declaração do Imposto de Renda com atraso está sujeito a uma multa. A penalidade é equivalente a 1% sobre o valor do imposto de renda devido, com valor mínimo de R$ 165,74. A cobrança pode chegar a, no máximo, 20% sobre o valor do imposto de renda devido. CNN |