OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Atores, cineastas e músico estão na lista de correntistas do HSBC da Suíça


Atores, cineastas e músico estão na lista de correntistas do HSBC da Suíça Montagem sobre fotos de Divulgação/Agência RBS

Fonte: Zero Hora 

Entre os mais de 8 mil brasileiros que tinham contas numeradas no HSBC da Suíça entre 2006 e 2007, estão nomes da cultura nacional, ligados a música, TV, cinema e literatura. Em contraponto ao levantamento feito pelo GLOBO e pelo UOL, os citados disseram não ter contas no banco ou não ter cometido qualquer irregularidade.

Das personalidades, quatro são membros da família de Jorge Amado — o escritor; sua esposa, Zélia Gattai, e dois filhos. Segundo o HSBC, a conta foi aberta na Suíça foi aberta seis meses antes da morte de Jorge e, em 2006/2007, a conta não tinha saldo.

Os nomes de Francisco Cuoco, Claudia Raia, Edson Celulari, Maitê Proença e Marília Pêra também aparecem na lista do SwissLeaks. O apresentador Jô Soares é relacionado a quatro contas numeradas, abertas entre 1988 e 2003. Em 2006/2007, todas estava zeradas. 

Leia aqui o Swissleaks, feito por jornalistas de 45 países
Polícia suíça faz operação no HSBC e caso Petrobras é incluído no processo

Tom Jobim, que morreu em 1994, também consta na lista dos brasileiros. Ele dividiu a conta com a mulher, Ana Lontra Jobim, que ainda aparece como dona de outras duas contas.

Com exceção de Jô Soares e dos irmãos Andrucha (cineasta) e Ricardo Waddington (diretor na Rede Globo), os artistas e intelectuais listados desenvolveram trabalhos financiados, em parte, por dinheiro de fomento à cultura.

Citados negam operações ilegais
As celebridades que aparecem nas planilhas do banco disseram ao GLOBO que não têm ciência de qualquer conta no HSBC ou terem realizado todas as operações financeiras de forma legal.
Por e-mail, a filha de Jorge Amado, Palo Amado, afirmou que o pai morou na França e abriu uma conta em Nova York para receber valores referentes a direitos autorais que vinham de fora do Brasil. Quando Jorge Amado ficou doente, o banco teria avisado que, pela legislação, em caso de morte do titular da conta, ela ficaria bloqueada até o encerramento da sucessão — e o tesouro americano cobraria um imposto altíssimo. Foi quando a família transferiu a conta para a Suíça.

Empresários de mídia e jornalistas aparecem na lista do HSBC
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Jô Soares disse estar "espantado" com seu nome na lista.Ele afirmou ser correntista do HSBC de Nova York e disse que todas as transações foram devidamente declaradas às autoridades fiscais. Jô afirmou nunca ter sido informado sobre qualquer operação do banco com a filial suíça.
Maitê Proença disse que não tem conta no banco suíço. Francisco Cuoco, Marília Pêra e Claudia Raia foram procurados via assessoria, que não retornou os questionamentos do GLOBO e do UOL. A reportagem tentou localizar Edson Celulari pelo departamento de comunicação da TV Globo, mas não obteve sucesso. A assessoria e a família de Tom Jobim também não responderam aos questionamentos.

Ter uma conta bancária na Suíça ou em qualquer outro país não é ilegal, desde que seja declarada à Receita Federal. Os titulares também devem informar ao Banco Central quando o saldo for superior a US$ 100 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário