OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

domingo, 22 de março de 2015

Deputados concordam com fim da reeleição, no executivo



Fonte: Novo Jornal

A reforma política proposta pelo governo federal é defendida pelos parlamentares federais do Rio Grande do norte, inclusive a proposta que prevê o fim da reeleição. Já o governador Robinson Faria (PSD), acha que a reforma deve ser feita, mas não concorda com o fim da reelei-ção, exatamente agora. “Defendo a reeleição porque todos tiveram direito até o momento e porque agora não? Quatro anos é muito pouco para os projetos que quero realizar pelo Rio Grande do Norte, mas não depende só da minha vontade”, disse o governador.

O NOVO JORNAL aproveitou o 1º Encontro de Prefeitos e Vereadores para saber a opinião de alguns dos principais políticos do Rio Grande do Norte sobre a reforma política e sobre o pacote anticorrupção; e enten-der o que pensam nossos representantes. O presidente da pela Federação dos Municípios do Estado (Femurn) e prefeito de Mossoró, Francisco José, pensa diferente do seu correligionário líder partidário. Ele defende o fim da reeleição com a ampliação do mandato para cinco anos. “Sou favorá-vel ao fim da reeleição e unificação dos mandatos já nestas eleições, com as eleições para todos os cargos sendo realizadas no mesmo ano”, disse durante o encontro promovido pela Femurn, onde também foi empossado presidente da entidade. 

No encontro, com a presença de mais de cem prefeitos e mil vereadores, o assunto foi debatido com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Ele declarou que a reforma política precisa ser discutida num contexto mais amplo com a participação de toda a sociedade. “Deve ser discutida dentro do congresso, mas cabe a todos participarem para que a gente possa avançar numa legislação político-partidária moderna e eficiente”, disse Kassab.

A reforma política deverá ser votada pelo Plenário da Câmara Federal até o fim de maio e o fim da reeleição e a coincidência das eleições municipais com as eleições estaduais e federal a partir de 2018 estão previstos na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13, que será a base do início dos debates da comissão especial.

Contudo Executivo e Legislativo não pensam da mesma forma quanto ao fim da reeleição. A proposta tem sido melhor aceita pelos legisladores. Uma enquete realizada pela Agência Câmara constatou que, dos 34 deputados titulares integrantes da comissão especial sobre a reforma política, pelo menos 23 são favoráveis ao fim da reeleição do presidente da República, dos governadores e dos prefeitos.

Da bancada potiguar, o deputado Beto Rosado (PP), é um dos que se posiciona a favor do fim da reeleição para o Executivo. “Eu defendo o fim da reeleição para prefeitos, presidente e governador porque isso otimizaria o mandato. Contudo, para o legislativo fica difícil não ter reeleição, porque a tramitação de projetos é muito lenta e o parlamentar muitas vezes em quatro anos não consegue concretizar seus projetos”,  explicou o parlamentar.

O deputado Walter Alves (PMDB) disse que a bancada do seu partido esta discutindo o voto, mas se diz favorável ao fim da reeleição e a ampliar o mandato para cinco anos, coincidindo os mandatos. “Para a população é mais importante que acabe com eleição de dois e dois anos porque o governador ou prefeito não assumiria o mandato se preocupando com a sua reeleição”, destaca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário