OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN
quarta-feira, 28 de abril de 2021
segunda-feira, 26 de abril de 2021
domingo, 25 de abril de 2021
sábado, 24 de abril de 2021
terça-feira, 20 de abril de 2021
segunda-feira, 19 de abril de 2021
domingo, 18 de abril de 2021
sábado, 17 de abril de 2021
quarta-feira, 14 de abril de 2021
Centro de Triagem do Covid em Lajes atendem todas às exigências sanitárias do RN
Senado aprova uso de verbas de saúde por estados e municípios
Fonte: Agência Senado
O Senado aprovou hoje (13) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 10/2021, que estende até o fim deste ano a autorização concedida a estados, Distrito Federal e municípios para utilizar, em serviços de saúde, verbas remanescentes de anos anteriores dos fundos de saúde. Essas verbas devem ter sido repassadas pelo Ministério da Saúde. A matéria ainda precisa de sanção presidencial para ter validade.
Esse projeto altera a Lei Complementar 172, de 2020, que permitiu que cerca de R$ 6 bilhões ociosos ao final de 2019 nas contas dos fundos de saúde de estados, Distrito Federal e municípios fossem alocados em ações de enfrentamento da pandemia em 2020.
Para o relator da matéria, Esperidião Amin (PP-SC), o projeto é generoso, tendo em vista que os gestores de saúde e assistência social terão mais liberdade para aplicar os recursos “que não foram poucos e que remanesceram”.
“Isso mostra que 2020 não foi um ano com recursos escassos para saúde e assistência social. Tomara que neste ano possamos ter esse atendimento prioritário para salvar vidas”, disse o senador.
Incêndio devasta edifício histórico de São Petersburgo, na Rússia; veja fotos
Fonte: Jovem Pan
Um incêndio de grandes proporções atingiu um edifício histórico de São Petersburgo nesta segunda-feira, 12. Um bombeiro morreu e dois tiveram que ser hospitalizados em estado grave durante a operação de resgate, que retirou cerca de 40 pessoas do local. Um hotel próximo também teve que ser fechado e os hóspedes, realocados. Ainda não está claro o que iniciou o fogo na Fábrica Nevski que, apesar de ter sido construída no século XIX, ainda trabalhava com a confecção de tecidos. No entanto, a polícia confirmou nesta terça-feira, 13, que foram presas duas pessoas que podem ter sido responsáveis pelo incêndio. A imprensa da Rússia aponta que o prédio de tijolos, marco da antiga capital imperial russa, registrava uma série de irregularidades. Só em fevereiro, por exemplo, agentes de fiscalização reportaram a ausência de sistemas de alarme e anti-chamas. Cerca de 300 bombeiros ainda tentam extinguir as labaredas. Imagens mostram grandes colunas de fumaça sobre a Fábrica Nevski nas últimas horas, confira:
IR 2021: Câmara aprova projeto que prorroga entrega de declaração até 31 de julho
Fonte: Jovem Pan
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 13, o projeto que adia o prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2021 para o dia 31 de julho. O projeto, que também prevê parcelamento em seis vezes de impostos que precisem ser pagos pelos contribuintes após a declaração, já tinha sido aprovado pelo Senado e seguirá para a mesa do presidente Jair Bolsonaro, que deverá sancioná-lo. A decisão da Câmara ocorre um dia após a Receita Federal prorrogar o prazo para entrega da declaração, que era 30 de abril, para 31 de maio de 2021 com intuito de evitar aglomerações em locais de solicitação de documentos.
Mael Querino é o novo coordenador da vigilância sanitária do município de Lajes
Fonte: Foco sertanejo
O ex vereador Manoel Querino da Costa (Mael), foi nomeado para o cargo de coordenador da vigilância sanitária do município de Lajes do Cabugi.
O nome de Mael foi uma escolha pessoal do prefeito Felipe Menezes, para o comando da vigilância sanitária do nosso.município.
Mael foi vereador por vários mandatos e passou pelas secretarias de Administação e Obras e Serviços Urbanos do município de Lajes.
Semana Pedagógica Lajense: tem início a edição online de 2021
segunda-feira, 12 de abril de 2021
PASSOU A ESTÁ COM O SENHOR Pastor Idemberg Guimarães
Fonte: Cleiton Albino
Faleceu no final do domingo, dia (11), o Pastor Idemberg Guimarães Loiola vítima de COVID-19.
O Pastor Idemberg Guimarães atualmente estava liderando a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Filipe Guerra-RN.
A Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte (IEADERN), perde mais um obreiro para a COVID-19.
Este blog presta solidariedade a família inlutada.
Remédio de hipertensão pulmonar pode virar opção contra o câncer
Fonte: R7
Um medicamento usado no tratamento da hipertensão pulmonar reduziu significativamente a capacidade de células tumorais migrarem e invadirem outros tecidos em testes feitos com linhagens de tumores de pâncreas, ovário, mama e leucemia.
Além disso, em camundongos com uma forma agressiva de câncer de mama, o fármaco diminuiu em 47% a incidência de metástase no fígado e nos pulmões, bem como aumentou a sobrevida em relação aos animais não tratados. O estudo foi publicado na revista Scientific Reports.
“O medicamento ambrisentan é um inibidor do receptor da endotelina A, que tem um papel na constrição dos vasos sanguíneos. Por isso, é usado para tratar a hipertensão pulmonar [normalmente causada por doenças autoimunes como lúpus e esclerose sistêmica]. No laboratório, vimos que o fármaco tem efeito em células de tumores, evitando a migração dessas células para outros tecidos, além de outros efeitos que ainda estamos investigando”, explica Otávio Cabral Marques, pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e coordenador do estudo, financiado pela FAPESP.
Marques conduziu o trabalho durante o seu pós-doutorado na Universidade de Freiburg, na Alemanha, em colaboração com pesquisadores daquele país e dos Emirados Árabes Unidos. Atualmente, coordena um projeto apoiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) na modalidade Jovem Pesquisador.
O receptor de endotelina tipo A é conhecido por ser expresso no endotélio, a camada que reveste a parede interna dos vasos sanguíneos, e em células do sistema imune. Outros estudos já mostraram também que ele está envolvido no crescimento e na metástase de vários tumores.
“Parece que o efeito da droga não é apenas na migração das células tumorais, mas também na neoangiogênese, ou seja, na formação de novos vasos sanguíneos necessários para alimentar o tumor. Estamos realizando experimentos para comprovar isso. Se for confirmado, a droga teria um efeito sistêmico, não apenas inibindo a migração do tumor para outros tecidos, como também bloqueando a geração de novos vasos que o fazem crescer”, conta o pesquisador.
O benefício do medicamento para o tratamento do câncer ainda não foi comprovado. O uso sem orientação médica pode trazer risco à saúde, especialmente para gestantes.
Experimentos
Usando uma técnica para medir a migração celular, os pesquisadores observaram que o medicamento reduziu significativamente esse fenômeno tanto nas células tumorais que receberam um estímulo como na migração espontânea. Foram testadas linhagens de tumor de ovário, leucemia, pâncreas e mama.
Em seguida, camundongos no estágio inicial de uma linhagem agressiva de câncer de mama (4T1) foram tratados por duas semanas antes de terem o tumor implantado e duas semanas depois. Nesse experimento, a redução da metástase foi de 43%, aumentando a sobrevida dos animais.
“Como a metástase das células 4T1 ocorre muito rapidamente nos camundongos, iniciamos o tratamento antes, para podermos nos aproximar mais do que aconteceria com humanos”, explica.
Agora, com outros pesquisadores do ICB-USP, Marques se prepara para a realização de testes clínicos. A ideia é testar o medicamento em um grupo de pacientes que já realiza quimioterapia e observar se eles se recuperam melhor do que um outro grupo (controle) que passa apenas pelo tratamento padrão.
Embora o fármaco tenha a vantagem de poder ser administrado por via oral, o pesquisador acredita na possibilidade de fazer uma aplicação direta no tumor, de forma a aumentar seu efeito. Ainda não foi definido em que tipo de câncer serão feitos os testes clínicos.
O artigo Ambrisentan, an endothelin receptor type A-selective antagonist, inhibits cancer cell migration, invasion, and metastasis pode ser lido em: www.nature.com/articles/s41598-020-72960-1.
mercado mais chique de Moscou fecha após 120 anos
Fonte: BBC
O icônico Empório Yeliseyevsky, misto de padaria e mercadinho de luxo situado em um palácio no centro de Moscou, está fechando suas portas após 120 anos.
O glamoroso espaço na rua Tverskaya, uma das mais movimentadas da capital, foi inaugurado em 1901, ainda na Rússia Imperial.
Suas portas continuaram abertas durante a revolução socialista e o lugar se manteve funcionando confortavelmente durante a ascensão e após a queda da União Soviética.
No final das contas, no entanto, foi a pandemia da covid-19, junto a uma complicada disputa legal sobre a venda do prédio, que resultou na queda da bela Yeliseyevsky.
Apesar do passado movimentado e vibrante, o prédio agora estava praticamente vazio, tanto de clientes quanto de estoque.
Gleb Prostakov, porta-voz da Yeliseyevsky, disse à imprensa local que a loja estava fechando devido a questões legais.
De 2005 a 2015, o prédio foi propriedade da cidade de Moscou e era administrado pela rede de supermercados Aliye Parusa.
O jornal Moscow Times relata que, em 2015, a cidade concordou em vender o prédio para a rede, mas o contrato para essa transação ainda está no limbo.
A rede Aliye Parusa fechou todas as suas lojas em 2019, mantendo apenas o empório Yeliseyevsky aberto.
Embora a própria empresa não tenha dado mais detalhes, analistas especularam que a pandemia e a queda no turismo tenham afetado fortemente o setor de alimentação.
Antes de se tornar mercado, o prédio era uma mansão pertencente à princesa Zinaida Volkonskaya. No século 19, a princesa costumava receber músicos, artistas e poetas famosos no local - incluindo o importante poeta romântico Alexander Pushkin.
O lugar foi transformado em um armazém pela família de comerciantes Yeliseyev, que fez fortuna importando vinhos e frutas para a Rússia imperial.
Após a revolução russa, em 1917, o empório foi nacionalizado.
Nasa explica 'arco-íris' fotografado por robô em Marte
Fonte: VIA CNN
Uma foto capturada pelo rover Perseverance, da Nasa, no fim de semana passado chamou atenção após mostrar o que parecia ser um enorme arco-íris no horizonte de Marte.
Uma mensagem publicada pela Nasa no Twitter, no entanto, refutou essa teoria. Isso porque para se formarem os arco-íris requerem luz solar e gotas de chuva, condição que não é possível na atmosfera fria do planeta.
Após vários dias de especulação online de milhares de pessoas, a Nasa afirmou que o "arco-íris" é, na verdade, apenas um reflexo da lente da Perseverance, que ocorre quando a luz atinge a câmera do rover em um ângulo específico.
"Muitos perguntaram: isso é um arco-íris em Marte? Não. Arco-íris não são possíveis aqui", afirmou a agência espacial norte-americana. "Arco-íris são criados pela luz refletida em gotas de água, mas não há água suficiente aqui para condensar e é muito frio para [a presença de] água líquida na atmosfera. Este arco é um reflexo de lente."
A foto foi capturada usando a câmera traseira do rover para a prevenção de riscos, o que causou o efeito colorido visto na imagem.
“Tenho protetores solares em minhas câmeras contra dano, que são consideradas críticas para a missão (eu preciso deles para dirigir para frente e geralmente estou dirigindo para frente). Os protetores não eram considerados essenciais nas minhas câmeras traseiras, então você pode ver artefatos de luz dispersa em suas imagens”, diz outro tuíte publicado na conta da Perseverance.
Desde que chegou ao planeta vermelho em fevereiro, a Perseverance já tirou milhares de fotos, incluindo uma selfie em close-up recente e fotos dela baixando colocando o helicóptero Ingenuity no solo do planeta.
Na China, bombeiros tentam há 12 horas salvar 21 homens presos em mina de carvão
Fonte: CNN
Oito mineiros foram resgatados e 21 permanecem presos em uma mina de carvão que inundou na região de Xinjiang, noroeste da China, conforme informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua no domingo (11), citando os registros do departamento de emergência local.
Uma parte da mina inundou, causando quedas de energia logo após as 18h00 do horário local, no sábado (10), quando 29 homens estavam trabalhando na mina localizada no condado de Hutubi em Xinjiang, disse o relatório.
Em um relatório separado, o meio de comunicação estatal Global Times disse que 12 mineiros que permanecem presos na mina devem ser resgatados neste domingo, enquanto outros nove trabalhadores não foram localizados.
As minas chinesas estão entre as mais mortais do mundo. Dez mineiros de ouro foram confirmados como mortos em janeiro, após uma explosão em uma mina na província costeira de Shandong. Em dezembro, 23 pessoas morreram após ficarem presas em uma mina na cidade de Chongqing, no sudoeste do país. Três meses antes, 16 pessoas morreram em uma mina de carvão separada na mesma área.
Arqueólogos descobrem 'Pompeia do antigo Egito’ próxima a Luxor
Fonte: CNN
Arqueólogos disseram que descobriram uma grande e antiga cidade faraônica que havia permanecido escondida por séculos perto de alguns dos monumentos mais conhecidos do Egito.
A cidade foi construída mais de 3.400 anos atrás, durante o reinado opulento de Amenhotep III, um dos faraós mais poderosos do Egito, disse na quinta-feira (8) o arqueólogo egípcio responsável por supervisionar as escavações, Zahi Hawass.
A equipe começou a procurar um templo mortuário perto de Luxor em setembro, mas semanas depois encontrou formações de tijolos de lama em todas as direções, disse Zahi Hawass, em um comunicado.
Eles desenterraram a cidade bem preservada que tinha paredes quase completas e quartos cheios de ferramentas da vida diária, juntamente com anéis, escaravelhos, vasos de cerâmica colorida e tijolos de barro com os selos da cártula de Amenhotep.
"As ruas da cidade são ladeadas por casas... algumas de suas paredes têm até três metros de altura", disse Hawass.
As escavações estão localizadas na Cisjordânia de Luxor, perto dos Colossos de Mêmnon, Medinet Habu e Ramesseum, ou templo mortuário do Rei Ramsés II, não muito longe do Vale dos Reis.
"Esta é uma descoberta muito importante" , disse Peter Lacovara, diretor do Fundo de Arqueologia e Patrimônio do Antigo Egito, com sede nos Estados Unidos.
O estado de preservação e a quantidade de itens do cotidiano trouxeram à mente outra escavação famosa, acrescentou.
"É uma espécie de Pompeia do antigo Egito e mostra a necessidade crítica de preservar esta área como um parque arqueológico", disse Lacovara, que trabalhou na área do palácio Malqata por mais de 20 anos, mas não participou das atuais escavações.
O local contém um grande número de fornos para fazer vidro e faiança, junto com os destroços de milhares de estátuas, disse Betsy Bryan, especialista no reinado de Amenhotep III.
"Apenas localizar os centros de manufatura já amplia os detalhes de como os egípcios, sob um grande e rico governante como Amenhotep III, fizeram o que fizeram. Isso fornecerá conhecimento por muitos anos", acrescentou ela.
A cidade se estende a oeste até a antiga vila de trabalhadores de Deir el-Medina, disse Hawass.
De acordo com referências históricas, ela incluía três dos palácios de Amenhotep III e o centro administrativo e industrial do império, acrescentou o comunicado de Hawass.
Drive-thru de vacinação do Palácio dos Esportes não abre nesta segunda (12)
Fonte: BG
A Secretaria de Saúde de Natal informa que nesta segunda-feira (12), o drive-thru do Palácio dos Esportes estará desativado para manutenção.
No dia seguinte, terça-feira (13) esse posto de aplicação funcionará exclusivamente voltado para a vacina contra a Influenza, cujo público prioritário são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e mães com até 45 dias de pós parto e trabalhadores da saúde.
Para influenza os profissionais e trabalhadores de saúde devem apresentar escala de trabalho, contra cheque ou carteira de trabalho, comprovante de residência de Natal e documento com foto.
Os demais públicos devem apresentar a seguinte a documentação: cartão de vacinação, comprovante de residência com foto e comprovante de residência de Natal.
Copacabana Palace fecha as portas pela primeira vez em 97 anos devido ao coronavírus
Fonte Folhapress
O Copacabana Palace amanheceu atrás das grades na manhã desta sexta (10). Foi o primeiro dia em que o hotel mais famoso do Rio de Janeiro esteve fechado, pela primeira vez em sua história de 97 anos.
Grades com dois metros de altura circundavam a frente do prédio, na avenida Atlântica, 1.702, e seguiam pela lateral, na rua Rodolfo Dantas, onde funciona a área de carga e descarga do hotel. Curiosos paravam para tirar fotos e comentavam sobre o ineditismo da situação. Um segurança dizia apenas que nada pode falar.
O hotel, que tem cerca de 500 funcionários, deve reabrir no final de maio. Na quinta, o grupo Belmond, que controla o hotel desde 1989, emitiu um comunicado anunciando o fechamento. “O Belmond Copacabana Palace prioriza a saúde, o bem-estar e a segurança de seus hóspedes e funcionários. Devido à pandemia e para conter a disseminação do novo coronavírus, informamos o encerramento temporário de nossas atividades a partir de amanhã, 10 de abril. A indústria do turismo está sendo a mais afetada no mundo e esperamos em breve poder reabrir nossas portas”.
Afora isso, o departamento de comunicação da empresa não permitiu entrevistas nem esclareceu quaisquer outras dúvidas, como por exemplo o fato de que um único hóspede teria conseguido ficar lá dentro e continuaria vivendo no hotel. Segundo o jornal “O Globo”, trata-se de Jorge Ben Jor, que mora ali desde 2018.
Além da suíte do cantor, apenas um outro dos 273 quartos estaria ocupado, o de Andrea Natal, diretora-geral do Copacabana Palace. Apesar do fechamento efetivo ter sido nesta sexta, desde terça (7) não havia hóspedes regulares no hotel.
Durante os cerca de 45 dias em que ficará fechado, o hotel vai encaixotar boa parte de seus materiais e utensílios e aproveitar para catalogar todo esse acervo, algo que nunca havia sido feito. Dos cinco restaurantes do hotel, um continua funcionando, para servir os funcionários de manutenção e o derradeiro hóspede que continuará vivendo atrás das grades.
Inadimplência volta a subir no início do ano e deve se agravar no 2º trimestre
Fonte: FolhaPress
A inadimplência voltou a subir em janeiro e fevereiro e, segundo economistas, a tendência é que continue em alta nos próximos meses devido ao agravamento da crise sanitária e ao encolhimento do auxílio emergencial. De acordo com dados do Banco Central, atrasos acima de 90 dias em empréstimos alcançaram 2,3% em fevereiro, crescimento de 0,14 ponto em relação a dezembro, último mês de pagamento da primeira rodada do auxílio emergencial. No fim do ano, o indicador estava em 2,12%, menor valor da história.
Também houve crescimento de 0,23 ponto percentual em atrasos de 15 a 90 dias, que foram a 3,08% em fevereiro. É o maior percentual desde maio do ano passado.
Na avaliação do professor de finanças da FGV (Fundação Getulio Vargas) Rafael Schiozer, os calotes devem aumentar nos próximos meses. “O índice nesses primeiros meses veio mascarado pelas renegociações. Acho que temos uma onda de inadimplência vindo, especialmente no segundo trimestre”, diz
Em estimativa feita em outubro, o BC esperava que a inadimplência atingisse 4% já no primeiro trimestre de 2021. O valor fica próximo ao pico de 4,04%, observado em maio de 2017.
Na época em que foi feita a projeção, a análise era de que, com o fim do auxílio e o retorno das parcelas prorrogadas de empréstimos, além da desaceleração no mercado de trabalho, os consumidores poderiam ter dificuldades para honrar seus compromissos.
Segundo o chefe do departamento de estatísticas do BC, Fernando Rocha, nem todo atraso abaixo de 90 dias vira inadimplência de fato (só contas sem pagar acima desse prazo são consideradas inadimplentes pelo BC). “Muitos renegociam antes disso e conseguem pagar a dívida. Não temos como afirmar se é uma alta pontual ou uma tendência”, disse em entrevista coletiva no final de março.
No entanto, o fenômeno vem sendo observado também nas concessões de operações de composição de dívidas —quando o cliente faz acordo para unir mais de uma modalidade de crédito em uma só.
Esse tipo de crédito aumentou 72,7% em 2020, na medida em que muitos aproveitaram o afrouxo regulatório para renegociar dívidas antigas e tentar condições melhores de pagamento. Em abril do ano passado o BC publicou norma que facilitou esse tipo de acordo.
Os atrasos no pagamento desse tipo de operação já indicam tendência de alta nos primeiros dois meses do ano, com crescimento de 1,56 ponto percentual entre dezembro e fevereiro. O indicador chegou a 13,5% –antes da crise, o número ficava entre 14% e 15%.
Os atrasos em modalidades mais caras também aumentaram em fevereiro. O cartão de crédito rotativo, quando o cliente não paga o valor total da fatura, fechou o mês em 11,1%, alta de 1,57 ponto percentual em relação a dezembro.
O economista e professor da USP (Universidade de São Paulo) Paulo Feldmann também projeta que a inadimplência deve saltar neste ano. Para ele, o novo auxílio emergencial não será suficiente para frear os calotes. “Já tivemos uma queda importante no consumo no início do ano e isso é um sintoma de como está a economia, as pessoas estão sem dinheiro. Com um auxílio bem menor e que abrange menos beneficiários, além do nível alto de desemprego, é natural que as pessoas deixem de pagar as dívidas”, diz.
O novo formato do auxílio foi anunciado pelo governo no fim de março e terá valor médio de R$ 250, mas poderá ser de R$ 150 ou R$ 375, dependendo do tamanho da família do beneficiário. Os pagamentos começaram na terça-feira (6).
O governo prevê um gasto de R$ 44 bilhões para atender 45,6 milhões de pessoas. No ano passado, foram desembolsados R$ 293 bilhões para atender 67,9 milhões.
O professor de economia da UnB (Universidade de Brasília) Roberto Piscitelli destaca que a inflação dos itens que mais pesam no orçamento dos mais pobres, como alimentos e habitação, segue alta. “Isso corrói o poder de compra do consumidor e pode puxar para cima a inadimplência. Pela deterioração do cenário econômico neste ano, acredito que a tendência é de alta no indicador”, avalia.
domingo, 11 de abril de 2021
🙏 Imaginária nunca dar uma triste notícia dessas nesse site vai com DEUS Luíz 🙏
Feliciano denunciará Brasil a tribunal internacional por ‘perseguição religiosa’
Fonte: Pleno News
O deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP) afirmou, em um manifesto, que irá denunciar o Brasil à Comissão Interamericana de Direitos Humanos por “perseguição religiosa aos evangélicos”. A ação surge após o Supremo Tribunal Federal dar aval a prefeitos e governadores para proibir a realização de cultos e missas.
Feliciano considerou a decisão do STF uma “monstruosidade”
– Os evangélicos brasileiros estão sofrendo perseguição religiosa por parte de autoridades que fazem oposição ao governo federal. Nem todo evangélico é bolsonarista, mas eles pensam que sim. Hoje o Supremo Tribunal Federal chancelou a violação do direito fundamental à liberdade religiosa. E o fez sem explicitar por qual motivo é permitido transporte público com aglomeração e proibido cultos com distanciamento social – apontou o deputado
O deputado também explicitou a contradição constitucional da decisão do STF.
– A Constituição coloca lado a lado os direitos fundamentais de liberdade religiosa e de liberdade de locomoção. Então porque um é mantido e outro é mitigado? Afinal, o vírus é o mesmo. Grave incoerência que o STF não conseguiu responder. O direito se legitima pela razão, não pela força. Por isso, considero a decisão do STF não apenas injusta, mas também ilegítima – disparou.
Por fim, o parlamentar indicou que irá recorrer a um tribunal internacional para desfazer as violações impostas pelo STF.
– Diante disso tudo, na condição de ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, denunciarei o Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, uma vez que o Estado brasileiro —por meio dos governos estaduais e do Poder Judiciário— está a fazer odiosa perseguição religiosa aos evangélicos brasileiros, violando as cláusulas dos tratados sobre direitos humanos dos quais este país é signatário. Essa monstruosidade tem que cessar! – finalizou.
Hoje a o Supremo Tribunal Federal chancelou a violação do direito fundamental à liberdade religiosa. E o fez sem explicitar por qual motivo é permitido transporte público com aglomeração e proibido cultos com distanciamento social.
A Constituição coloca lado a lado os direitos fundamentais de liberdade religiosa e de liberdade de locomoção. Então porque um é mantido e outro é mitigado? Afinal, o vírus é o mesmo. Grave incoerência que o STF não conseguiu responder. O Direito se legitima pela razão, não pela força. Por isso, considero a decisão do STF não apenas injusta, mas também ilegítima.
Os evangélicos brasileiros estão sofrendo perseguição religiosa por parte de autoridades que fazem oposição ao governo Federal. Nem todo evangélico é bolsonarista, mas eles pensam que sim.
Diante disso tudo, na condição de ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, denunciarei o Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, uma vez que o Estado brasileiro —por meio dos governos estaduais e do Poder Judiciário— está a fazer odiosa perseguição religiosa aos evangélicos brasileiros, violando as cláusulas dos tratados sobre direitos humanos dos quais este país é signatário.
Essa monstruosidade tem que cessar!