O Brasil havia chegado nesta quarta-feira, 22, a 11 casos confirmados de varíola dos macacos, segundo informações do Ministério da Saúde. São três casos a mais do que dois dias atrás e outras possibilidades estão sendo investigadas.
A redação do Portal 96 levantou algumas informações sobre a varíola do macaco com nossos especialistas. No momento, as informações principais são:
Sintomas: começa com febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares. Cinco dias depois do início da febre, aparecem as lesões na pele. geralmente, aparecem na face, depois se espalhando pelo corpo.
Transmissão: feita por meio de contato muito próximo com o individuo contaminado ou com o animal contaminado, por meio de secreções das lesões de pele e mucosas ou gotículas do sistema respiratório. pode ocorrer também por meio de contato com objetos contaminados.
Letalidade: como na maioria das viroses agudas, a variola do macaco é curada pelo próprio sistema imunológico do infectado. Ela pode matar, mas o risto é bem baixo. são dois grupos diferentes de virus, um da áfrica central, que tem taxa de letalidade de 10%; e o que circula na áfrica ocidental, com taxa menor a 1%. O que tem circulado seria o menos letal.
96fm
Nenhum comentário:
Postar um comentário