OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

segunda-feira, 27 de março de 2023

Ciro rebate mentira de Lula’: ‘A vingança não pode presidir o Brasil’


 Foto: Agência Senado.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que “a vingança não pode presidir o Brasil”, ao condenar a fala do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tratou como “armação” do senador Sérgio Moro (União -PR) o plano da facção criminosa PCC de assassinar o ex-juiz da Lava Jato, sua família e o promotor de Justiça de São Paulo, Lincoln Gakiya.

Em declaração no Twitter, o ex- ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro (PL) lembrou que o ex-presidente era acusado do discurso de ódio que o presidente petista faz hoje. E acusa Lula e seus apoiadores de propagar o ódio ao atribuir à própria vítima um plano de assassinato de autoridades comprovado pela Polícia Federal (PF) e interrompido pela Operação Sequaz, determinada pela Justiça Federal, com o aval do Ministério Púbico Federal (MPF) e do Ministério Público de São Paulo (MPSP).

“Atacaram Bolsonaro o tempo todo empunhando o chamado ‘discurso do ódio’. E o que fazem agora? Chamam de ‘armação’ um plano comprovado pela PF de assassinar agentes públicos. A vingança não pode presidir o Brasil. O Brasil quer progresso e paz”, rebateu Ciro Nogueira.

‘F… com Moro’

Um dia após a Operação Sequaz, Lula riu e expôs sua ideia fixa de vingança contra Moro, ao ser questionado sobre o plano mortal de criminosos contra o ex-juiz responsável por condená-lo por corrupção e lavagem de dinheiro e o levar à prisão em 2018. O petista acusou, sem provas, o senador e ex-juiz federal de “armar” um plano investigado e combatido pelas forças de segurança brasileiras.

O agravante de que Lula, um dia antes da operação, lembrou da época em que esteve preso e pensava em vingança contra o senador e ex-juiz da Lava Jato. E usou um termo chulo, ao tratar sobre o tema com jornalistas: “Só vou ficar bem quando f… com o Moro”, declarou o ex-presidente, sobre sua passagem pelo xadrez da PF de Curitiba.

Por Diário do Poder.

Último final de semana de março registra chuvas em todas as regiões do RN; confira a previsão para esta semana



Foto: Elisa Elsie/Governo do RN.

O último fim de semana de março apresentou chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte com maiores acumulados registrados no município de Serrinha dos Pintos com 126.7 mm (Oeste), seguido de Parazinho com 122.6 mm (Agreste).

Na região Leste, o município de Parnamirim foi o que registrou maior precipitação de chuvas, 116.1. Já na região Central, Lajes registrou 71.1 mm. A capital potiguar registrou chuvas de 90.7 mm nas últimas 24 horas.

É o que mostra o Boletim Pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que é atualizado diariamente, com período de monitoramento que vai das 7h da manhã de um dia para o mesmo horário da data seguinte, completando assim 24 horas. Ainda segundo a Emparn, no litoral as temperaturas chegarão a média de 22 °C durante a madrugada e a média dos 34 °C durante as tardes. No interior, as mínimas poderão chegar aos 18 °C e a máximas aos 36°C.

“As chuvas vêm mantendo regularidade, o que se confirma o resultado, pelo menos até o momento, daquela previsão divulgada que o Estado teria chuvas de normal a acima do normal. Praticamente todos os municípios já ultrapassaram a média histórica para o mês. As chuvas deverão continuar durante essa próxima semana com índices menores, mas em todas as regiões. Para abril é possível ocorrência de um pequeno veranico no início do mês e o restante do mês será com boas chuvas atingindo as regiões do litoral”, explicou o meteorologista, chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

O Sistema de Monitoramento da Emparn pode ser acessado por meio dos seguintes endereços: emparn.rn.gov.br, aba Meteorologia ou meteorologia.emparn.rn.gov.br.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil disponibiliza à população os canais de acesso à informação, como alertas emitidos a partir das análises de dados dos serviços de meteorologia. Ao efetuar o cadastro, o cidadão passa a receber esses alertas. Whatsapp: 55 61 2034-4611 ou no link: https://wa.me/556120344611; ou receber via SMS, cadastrando o CEP através do número: 40199

Previsão dia a dia

27/03 – Segunda-feira – Céu com muitas nuvens, com pancadas de chuvas isoladas, em todas as regiões.

28/03 – Terça-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com chuva isolada nas regiões do Alto Oeste, Mossoró e Vale do Açu.

29/03 – Quarta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

30/03 – Quinta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

31/03 – Sexta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões

01/04 – Sábado – Céu parcialmente nublado com chuva em todas as regiões.

02/04 – Domingo – Céu parcialmente nublado com chuva em todas as regiões.

 BG

Com chuvas, Defesa Civil pede atenção a moradores de áreas de risco em Natal


 Foto: Cedida.

O domingo em Natal foi de fortes chuvas. Em decorrência da situação, diversos pontos de alagamento surgiram pela capital potiguar, além do receio de um perigo constante em períodos chuvosos: os deslizamentos. Em entrevista a Tribuna do Norte, Fernanda Jucá, Diretora do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas da Prefeitura Do Natal, fez questão de tranquilizar a população: “Não tivemos nenhum deslizamento. Tivemos alguns alagamentos em alguns pontos, mas nada que fosse de conteúdo mais grave”.

De acordo com a diretora, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES) está atenta a possíveis áreas de risco para prevenir incidentes. O foco da SEMDES tem sido, principalmente, as lagoas de captação, cujo nível de água e funcionamento de bombas vem sendo monitorado: “as lagoas da Zona Sul, às que tem bombas, boa parte já foi automatizada, então constatamos ontem que entrou em funcionamento direitinho. Não tivemos problemas, não chegou a transbordar de fato. Fora isso, algumas lagoas ficaram em nível mais alto, mas não chegaram a transbordar, então seguimos esse monitoramento, principalmente das lagoas”.

Quando questionada, Fernanda Jucá não soube informar quantas pessoas habitam as proximidades das áreas de risco de alagamento. Entretanto, a servidora deu orientações de como aqueles que moram em regiões com risco devem agir em caso de urgência: “se verem que tem uma situação de risco da água entrar na casa, se já está entrando com um risco muito alto, ou se observa sinais de risco de deslizamento, a orientação é sair. Procurar um lugar seguro, e acionar a gente para fazer uma vistoria, avaliação do local e ver se precisa levar para outro lugar”.

Desde o último domingo, Natal recebeu o maior volume de chuvas no estado do Rio Grande do Norte, com 90.7 mm registrados.

Por Tribuna do Norte.

Ucrânia pede reunião da ONU para acabar com ‘chantagem nuclear’ da Rússia


 Foto: SERGEY SHESTAK / AFP

A Ucrânia pediu neste domingo (26) uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para encerrar a “chantagem nuclear” da Rússia, após seu anúncio de implantar mísseis nucleares táticos em Belarus.

Há um ano, as autoridades russas multiplicam as ameaças de usar armas nucleares se o conflito com a Ucrânia se agravar.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou no sábado (25) que iria implantar armas nucleares “táticas” em Belarus – na fronteira com Letônia, Lituânia e Polônia, três países da UE (União Europeia) e da Otan – e que 10 aeronaves já foram equipadas para usar esses tipos de armas.

“A Ucrânia espera do Reino Unido, China, Estados Unidos e França ações efetivas para neutralizar a chantagem nuclear do Kremlin”, que é o quinto membro permanente do Conselho de Segurança, disse o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia em nota.

“Pedimos que uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU seja convocada imediatamente para esse fim”, acrescentou o ministério, que também instou o G7 e a UE a pressionar Belarus com “consequências importantes” se aceitar o destacamento russo.

“Retórica nuclear da Rússia é perigosa e irresponsável”, diz Otan

“A Otan permanece vigilante e está monitorando a situação de perto”, disse a porta-voz da Aliança Atlântica, Oana Lungescu. No momento, “não notamos nenhuma mudança no dispositivo nuclear da Rússia que nos levasse a ajustar o nosso”, acrescentou.

“O Kremlin tomou Belarus como refém nuclear”, escreveu no Twitter o secretário do Conselho de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksii Danilov, considerando que a decisão é “um passo para a desestabilização interna do país”, dirigido desde 1994 por Alexander Lukashenko.

Putin diz os EUA estavam fazendo o mesmo

Ao anunciar a implantação, Putin afirmou que os Estados Unidos já estavam fazendo o mesmo.

“Não há nada incomum aqui: os Estados Unidos fazem isso há décadas. Há muito tempo implantam armas nucleares táticas no território de seus aliados”, disse ele em entrevista transmitida pela televisão russa.

“Decidimos fazer o mesmo”, acrescentou, garantindo já ter a aprovação do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.

Para o assessor presidencial ucraniano, Mikhailo Podoliak, o presidente russo admite, com esta medida, que “tem medo de perder (a guerra) e que tudo o que pode fazer é ter medo”. Ele também acusou Moscou de “violar o tratado de não proliferação nuclear”.

Putin observou, no entanto, que a implantação seria feita “sem violar nossos acordos internacionais de não proliferação nuclear”.

A Alemanha denunciou esta iniciativa neste domingo (26), “uma nova tentativa de intimidação nuclear” por parte da Rússia, e afirmou que Belarus vai contra o seu compromisso de permanecer um território sem armas nucleares.

Armazém especial de armas nucleares

Moscou começará a treinar equipes em 3 de abril e planeja terminar a construção de uma instalação de armazenamento especial para armas nucleares táticas em Belarus em 1º de julho, disse Putin.

Embora Minsk não esteja diretamente envolvida no conflito com a Ucrânia, Moscou usou seu território para realizar sua ofensiva no ano passado e para realizar bombardeios, segundo as autoridades ucranianas.

Putin decidiu enviar este tipo de arma nuclear para a ex-república soviética depois que o Reino Unido mencionou a possibilidade de entregar obuses de urânio empobrecido à Ucrânia.

O presidente russo ameaçou recorrer a este tipo de projéteis se Kiev recebesse este material.

“A Rússia, é claro, tem com o que responder. Temos, sem exagero, dezenas de milhares desses projéteis. Até agora não os usamos”, disse Putin.

São armas que “podem ser classificadas como as mais nocivas e perigosas para o ser humano (…) e para o meio ambiente”, alertou.

Munições com urânio

O uso de munições com urânio empobrecido implica riscos tóxicos para os militares e para a população das áreas onde é utilizado.

Em negociações recentes em Moscou entre Putin e seu colega chinês, Xi Jinping, ambos os governantes declararam em uma declaração conjunta que a guerra nuclear “nunca deve ser declarada” porque “não pode haver vencedores”.

Mas várias autoridades russas, incluindo o ex-presidente Dmitry Medvedev, ameaçaram usar uma arma nuclear várias vezes desde o início da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Putin suspendeu no mês passado a participação da Rússia no tratado de desarmamento nuclear, um ‘novo start’ que assinou com os Estados Unidos, embora tenha prometido respeitar os limites de seu arsenal nuclear até o fim efetivo do acordo, em 5 de fevereiro de 2026.

R7

54 linhas de ônibus operam nesta segunda-feira (27), em Natal


 Foto: Reprodução

Decisão tomada entre cúpula da segurança pública, STTU, SINTRO e SETURN é para a liberação, a partir das 05h15h desta segunda-feira (27), de uma frota de 250 veículos. A operação vai durar até 19h.

Circularão em caráter emergencial as linhas 02,04,05, 07,08,15,21,22,24,25,27,29,30,33, 33A,35,37,38,39,40,41A,43,46,50,51,52,54,59, 599 ,60,63,64,70,72,73,75,76,77,79,83,84 e 588. Também irão operar as linhas do sistema opcional 301,302,303,304,308,309,310,311,312,403,503 e 600 totalizando uma frota de 46 veículos. Ainda nesta segunda, será definida a operação da terça-feira.

Ainda na decisão, a Guarda Municipal de Natal garantiu o apoio à Polícia Militar no reforço às ações de segurança às linhas de transporte nos terminais e garagens das empresas que atuam no sistema. A intenção é garantir o meio de transporte para a população, mesmo com os problemas verificados nesta semana.

BG

domingo, 26 de março de 2023

Aceleradas: obras da Unidade Básica de Saúde Mariana Gomes


 LAJES EM OBRAS!


O prefeito Felipe Menezes, juntamente com a Secretária de Saúde, Lillyane Meneses e o Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Gilson Nunes, estiveram acompanhando de perto o andamento das obras da Unidade Básica de Saúde Mariana Gomes.

Um investimento de quase 300 mil reais que proporcionará uma transformação no ambiente , trazendo melhorias e um espaço mais adequado para a nossa população e profissionais da saúde.

Apartir dessa segunda volta a normalidade as aulas e o transporte escolar do município de Lajes

A Prefeitura Municipal de Lajes, seguindo as medidas adotadas por grande parte dos municípios do nosso estado, de acordo com as orientações da FEMURN/UNDIME RN, as aulas e o transporte escolar do município de Lajes retornarão à sua normalidade a partir desta segunda-feira, 27/03/2023.


 

MST invade fazenda da União no interior de Goiás


 Foto: MST

O MST (Movimento dos Sem Terra) invadiu, na madrugada deste sábado (25), uma fazenda em Hidrolândia, cidade do interior de Goiás, a 35 quilômetros da capital. O MST justificou a ação de um grupo de 600 famílias como parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra. A invasão foi tratada como uma “denúncia contra a exploração sexual das mulheres e adolescentes”.

O imóvel pertenceu a um grupo condenado em 2009 por crimes desse teor. Hoje, a propriedade da fazenda é da União. Conforme a SPU (Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União), o imóvel possui uma área total de 678.588 metros quadrados.

À reportagem do R7, a Polícia Militar de Goiás afirmou que “está presente no local, acompanhando e tomando todas as ações necessárias para garantir a segurança de todos os envolvidos”. Questionada, a PM não respondeu se há alguma ação de desocupação da propriedade em curso.

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás, a Superintendência do Incra no Estado e o MST, que também foram procurados pelo Estadão, não responderam até a publicação desta reportagem.

Tradicionalmente, o mês de abril concentra diversas invasões por parte do MST, a partir da ação anual conhecida como “Abril Vermelho”. O período é visto com preocupação por proprietários rurais, que buscam se precaver contra eventuais ataques às suas propriedades.

No fim de fevereiro, o MST protagonizou as primeiras invasões de grandes proporções no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República. No Sul da Bahia, cerca de 1.700 sem-terra tomaram conta de três fazendas de cultivo de eucalipto nos municípios de Teixeira de Freitas, Mucuri e Caravelas. As propriedades pertencem à empresa Suzano Papel e Celulose. O caso foi parar na Justiça, que determinou a expulsão do movimento das três propriedades.

Exploração sexual

O local da invasão em Hidrolândia era chamado de fazenda São Lukas. Em 2002, a propriedade foi comprada pelo suíço Pietro Chiesa que, segundo investigações, junto com mais nove pessoas, mantinha um esquema de tráfico internacional de mulheres para prostituição. Vítimas de cidades próximas a Hidrolândia — Anápolis, Goiânia e Trindade — eram levadas para a Suíça.

No exterior, eram submetidas a um esquema de endividamento e prostituição. De acordo com a sentença que condenou Chiesa e os demais membros da quadrilha, algumas vítimas eram menores de idade e a maioria não suspeitava de que pudesse haver um esquema de cafetinagem envolvido.

R7

Lula tem seis pedidos de impeachment na Câmara


Foto: Evaristo Sá/AFP

A Câmara dos Deputados possui seis pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de o petista completar cem dias no governo. Como comparação, na mesma época em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha dois pedidos protocolados solicitando a sua retirada do cargo.

Metade dos pedidos contra Lula foi motivada por declarações públicas do petista. O último deles, protocolado na quarta-feira, 22, pelo deputado Bibo Nunes (PL-RS) cita a afirmação de Lula de que, quando estava preso, queria “foder” o ex-juiz e agora senador Sérgio Moro (União Brasil-PR). A declaração foi dada na terça-feira, 21, pelo presidente durante entrevista ao site 247.

Outros dois pedidos – protocolados pelos deputados Ubiratan Sanderson (PL-RS) e Evair Vieira de Melo (PP-ES) – citam declaração polêmica de Lula na Argentina. Na sua primeira viagem internacional, o petista voltou a dizer que o impeachment de Dilma Rousseff foi um “golpe de Estado”, desprezando o processo legal que ocorreu em 2016.

Esses dois pedidos, entretanto, foram arquivados seguindo os termos do art. 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados (RICD), porque foram apresentadas no final de janeiro de 2023, sendo que a atual legislatura se iniciou no dia 2 de fevereiro.

Os outros três pedidos protocolados dispõem de um suposto processo de licitação para compra de móveis de luxo, da responsabilização de Lula pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro e da tentativa do petista em impedir a instalação de CPI e CPMI para investigar os ataques antidemocráticos em Brasília.

Na mesma época em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha dois pedidos protocolados solicitando a sua retirada do cargo. Segundo dados da Câmara dos Deputados, os pedidos alegavam crime de responsabilidade e omissão. Um deles citava como motivação uma publicação do ex-chefe do Executivo “com forte conteúdo pornográfico, a pretexto de crítica ao Carnaval brasileiro”, segundo ementa.


 

Brasil perde de 2 a 1 para Marrocos no primeiro jogo após a Copa do Catar


 Foto: Alex Caparros/Getty Images

A seleção brasileira perdeu por 2 a 1 para Marrocos no primeiro jogo desde a Copa do Mundo do Catar, em Tânger.

Aos 28 minutos do primeiro tempo, Boufal abriu o placar para Marrocos. Três jogadores cercaram Emerson Royal na intermediária de ataque e tomaram a bola. O meio-campo El Khannouss chegou na área, cruzou para Boufal, que dominou e chutou de virada no canto direito do goleiro Weverton.

O Brasil empatou o jogo no segundo tempo. Aos 21 minutos, Casemiro recebeu a bola de Lucas Paquetá na entrada da área e chutou para o gol. A batida saiu fraca, mas o goleiro Bounou falhou.

Aos 33 minutos, Attiyat Allah cruzou da esquerda, e a bola desviou na área, sobrando para Sabiri bater de primeira e marcar o segundo do Marrocos, deixando Weverton sem chance de defesa.

Mesmo com o resultado, o Brasil conseguiu equilibrar a posse de bola e se manteve mais tempo no campo de ataque.

A seleção brasileira insistiu com cruzamentos na área, por todos os lados, mas a defesa de Marrocos conseguiu afastar as bolas.

CNN Brasil

Novo planeta incrível, com água, acaba de ser desvendado e você precisa saber qual é


 Novo planeta descoberto em galáxia distante (Foto Reprodução/Internet)

O poderoso telescópio da NASA, James Webb, fez uma descoberta surpreendente que pode mudar o destino da humanidade. Tal fato pode

trazer uma resposta para uma das necessidades vitais dos seres vivos, a água. Mesmo sabendo que a Terra é coberta por água, esta Mesmo sabendo que a Terra é coberta por água, esta não é um bem inesgotável.

O aparelho descobriu um planeta incrível, que possui características distintas da Terra, como por exemplo, ele gira em torno, não de uma estrela como o nosso planeta, mas de duas estrelas, ou seja, ele possui dois sois.



Telescópio da NASA descobre planeta novo (Foto Reprodução/Internet)

Em sua atmosfera foi revelada a presença de silicato, na geologia e astronomia, o termo silicato é comumente usado para indicar um tipo de rocha que consiste de silício e oxigênio. Ela é instável, estando constantemente em mudança, trazendo material quente pra cima e empurrando, matéria fria para baixo, gerando fortes tempestades de areia.

Segundo os pesquisadores, esse caos gera mudanças dramáticas em seu brilho, fazendo com que seja o objeto de massa planetária mais variável conhecida até hoje: “Nenhum outro telescópio identificou tantos recursos ao mesmo tempo para um único alvo” 


Planeta VHS 1256b em comparação ao planeta Júpiter (Foto Reprodução/Internet)

Porém, nada chama mais a atenção que o fato de que, além de tudo isso, foi descoberta a presença de água, metano e monóxido de carbono no planeta longínquo, item essencial para a vida e que fortalece a evidência de vida

TV FOCO/NASA

manutenção dos juros em patamar elevado é acertada, diz economista


Foto EDUARDO DUARTE / ESTADÃO CONTEÚDO

IPCA-15, prévia da inflação oficial, reforçou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de não reduzir o taxa básica de juros no Brasil, a Selic, que está em patamar elevado de 13,75%. A prévia da inflação ficou em 0,69% em março, sendo puxada principalmente pelos combustíveis e alimentos. Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada é de 5,36%. O BC vem recebendo críticas do governo Lula pela manutenção da taxa Selic nesse patamar, mas a economia real demonstra acerto do Copom, avalia Reginaldo Nogueira, economista sênior do Ibmec. “Temos um ambiente inflacionário global importante. Todos os bancos centrais ao redor do mundo estão atuando com relação a isso. E no banco central brasileiro não tem sido diferente. Então, do ponto de vista técnico, nós temos justificativas para esse trabalho, é algo duro, que tem gerado pressão, mas que é compreendido pelo mercado, por economistas, como algo que, dado o cenário inflacionário, expectativa de inflação e ambiente internacional, não teria como ser diferente”, diz.

Em março de 2022, o IPCA-15 foi de 0,95%, representando uma lenta queda da inflação no país em relação a este mês de março de 2023. Dos nove grupos de produtos pesquisados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para apontar a prévia da inflação, oito tiveram alta neste mês, com destaque para gasolina: 5,76% maior na taxa mensal.”A inflação continua muito alta, mesmo com essa ligeira redução no mês de março, ela continua ainda muito desconfortável, inclusive com expectativas altas para este ano, acima da inflação, acima da meta desse ano e do próximo, e tudo isso nesse contexto que temos o Banco Central de maneira muito rígida, muito condizente com o objetivo de alcance da meta, senão em 2023, o que se mostra muito difícil, pelo menos a partir de 2024″, comenta Nogueira.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos

Jovem Pan 


 

Estados da UE debatem sobre a ajuda à Ucrânia


 foto alliance/dpa

Bruxelas (dpa) - Os ministros das Relações Exteriores e da Defesa dos Estados da UE debatem sobre um maior apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia. A reunião de segunda-feira em Bruxelas se concentrará na entrega das munições urgentemente necessárias. O contexto é a preocupação de que a Ucrânia possa ter falta de tipos importantes de munição em um futuro próximo. Pela Alemanha participarão a ministra das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, e o ministro da Defesa, Boris Pistorius. A Comissão Europeia e o comissário de Relações Exteriores, Josep Borrell, apresentaram um plano sobre como as possíveis entregas poderiam ser aceleradas. Dois bilhões de euros poderiam ser disponibilizados por fundos da UE.

Por deutschland.de

Suíça coloca US$ 280 bi na operação de fusão entre UBS e Credit Suisse


 (Adrian Moser/Bloomberg/Getty Images/VEJA)

A Suíça pode disponibilizar cerca de 280 bilhões de dólares, 1,5 trilhão de reais, para frear a crise bancária e financeira e permitir a fusão entre o UBS e o Credit Suisse sem maiores riscos. Os bilhões em francos suíços constam em documentos que basearam o acordo do fim de semana. O maior banco suíço, o UBS, comprou o até então segundo maior, Credit Suisse, por 3,2 bilhões de dólares

O total de 259 bilhões de francos de apoio equivale a um terço de toda a produção econômica da Suíça, que foi de 771 bilhões de francos no ano passado.

O apoio público ao banco vem de três maneiras. De acordo com a agência Reuters, o Credit Suisse já vinha utilizando o esquema de assistência emergencial de liquidez do Swiss National Bank (SNB), no valor de 50 bilhões de francos. Além disso, as autoridades vão oferecer um empréstimo para garantir a liquidez do UBS, no valor de 100 bilhões de francos suíços. Outros 100 bilhões de francos poderiam ser usados caso o Credit Suisse continue mostrando vulnerabilidades. O UBS ainda conta com uma promessa do governo suíço de absorver até 9 bilhões de francos em perdas potenciais da aquisição.

As autoridades suíças anunciaram no domingo que o UBS  concordou em comprar o banco rival suíço Credit Suisse em uma fusão forçada com o objetivo de evitar mais turbulências no mercado bancário global. O acordo envolve uma grande quantidade de apoio público, com três tranches de liquidez e empréstimos.

Crise

O Credit Suisse tem sido o maior nome de impacto na turbulência do sistema bancário mundial desencadeada pela falência dos bancos americanos Silicon Valley Bank e Signature Bank, ambos de médio porte.

O Credit Suisse figurava numa lista de 30 bancos globais sistemicamente importantes, lista que também figura o UBS, observados de perto pelos reguladores. Uma falência do Credit Suisse afetaria todo o sistema financeiro, disse o governo suíço na noite de domingo.“A falência do Credit Suisse teria um enorme dano colateral – também no mercado financeiro suíço, risco de contágio para o UBS e outros bancos, e também internacionalmente”, disse a ministra das Finanças da Suíça, Karin Keller-Sutter, em entrevista coletiva.

VEJA

NASA informa que asteroide de 95 metros passará próximo à Terra neste sábado


  Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) informou que o asteroide recém-descoberto nomeado 2023 DZ2 passará próximo à Terra no próximo sábado (25). A distância será de 173 mil Km, e é menor do que a distância que a Lua está do nosso planeta (aproximadamente 384.400 km).

A NASA ainda informou que a passagem do asteroide só acontece a cada dez anos, sendo "uma oportunidade única para os cientistas". Eles ainda informam que o objeto possui cerca de 95 metros.

A Rede Internacional e Alertas de Asteroides declarou ainda que irão aproveitar a grande proximidade do asteroide para aprender o máximo possível sobre o recém-descoberto 2023 DZ2.

Os astrônomos especialistas explicam que o estudo e entendimento do corpo celeste é fundamental para que, futuramente, sejam preparadas defesas para, caso seja descoberta, uma ameaça potencial de um asteroide.


sexta-feira, 24 de março de 2023

diretoria e salário de Prates pode subir para mais de R$ 165 mil

 


Foto: Mauro Pimentel/AFP

A remuneração do presidente, diretores e conselheiros da Petrobras pode ser reajustada em 43,88%, segundo apurou o Estadão/Broadcast. O aumento foi aprovado nesta quarta-feira, 22, em reunião do Conselho de Administração da estatal, no mesmo dia em que os nomes dos sete indicados pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates, foram aprovados para um mandato de dois anos. A proposta será submetida à Assembleia Geral de Acionistas, que está prevista para 27 de abril.

Se aprovado, o aumento será sobre a remuneração fixa. Atualmente, o salário do presidente da Petrobras é por volta de R$ 116 mil. Com o reajuste, passará para quase R$ 167 mil por mês. No comunicado ao mercado sobre a aprovação dos diretores, no fim da noite de quarta-feira, a aprovação do aumento salarial foi omitida.

Segundo o Relatório Agregado das Empresas Estatais Federais (RAEEF) de 2022, que traz informações sobre o exercício de 2021, a remuneração anual da diretoria e do presidente da empresa ficou pouco acima de R$ 3 milhões por ano, equivalente a quase R$ 250 mil reais por mês se considerado o salário fixo, gratificações, participação de lucros e resultados.

Procurada pela reportagem, a Petrobras confirmou a aprovação do reajuste salarial e afirmou que a remuneração fixa dos administradores da empresa “estava congelada desde 2016″.

Segundo a estatal, a decisão “considerou os resultados positivos obtidos pela companhia e a defasagem da remuneração dos administradores em relação ao mercado”. A empresa menciona “pesquisas” apontando que a atual remuneração do presidente da Petrobras equivale a 19% da mediana da remuneração total anual de seus pares no mercado. No caso dos diretores, a remuneração atual equivaleria a 55% do que é percebido pelos pares de outras empresas.” Cabe esclarecer que os conselheiros eventualmente beneficiados pelo reajuste se abstiveram de votar.

Assim como, votaram favoravelmente aqueles em vias de deixar o Conselho de Administração, com base em percepção de oportunidade de melhoria dos valores de remuneração atualmente praticados, à luz de referências de empresas com as mesmas características”, afirmou a Petrobras em nota.

A empresa ainda informou que a defasagem salarial de administradores ante o mercado foi ampliada nos últimos anos em função do congelamento da remuneração da diretoria, o que não ocorreu com o restante da força de trabalho, que teve sua remuneração atualizada ao longo deste período. Entre 2017 e 2021, o corpo de funcionários da Petrobras teve os salários reajustados em 19,72%, segundo dados divulgados pelo governo.

Conforme apurou a reportagem, o congelamento da remuneração da alta administração da empresa por oito anos foi o argumento usado para justificar a decisão. Um interlocutor de Prates disse à reportagem, sob a condição de anonimato, que os vencimentos do conselho de administração e fiscal ficaram congelados por cerca de oito anos sem ajuste sequer da inflação e o cálculo que resultou na proposta de aumento foi para encerrar essa defasagem.

Estadão Conteúdo

Já era ruim agora ta pior: Audio ruim e péssima qualidade na transmissão da câmara de Lajes-RN




 

Desde o ínicio do ano legislativo os lajenses tem presenciado e notado que as (TRANSMISSÕES ON-LINE) da câmara municipal de Lajes-RN está de mal a pior, na verdadae já era ruim agora está muito pior, não entendemos nada o que os legisladores discurssam, aliás um EMBULUADO danado, assim fica difícil de entender algumas falas na tribuna.

Já que as sessões da câmara não podem ser mais a noite já a alguns anos, poderiam ao menos dar uma melhorada no audio, pois muita gente acompanha pelos celulares e smartTvs.

O blog Lajes News entrou em contato com a atual presidente da câmara municipal de Lajes-RN a  Vereadora Rosa Costa, até o fechamento da matéria não recebemos sua resposta.

O blog Lajes News fica no aguardo e assim que a presidente da câmara de Lajes se Pronunciar sobre o assunto colocaremos em nosso site.

Por Lajes News / Júnior Guilherme

Assuntos relacionados às demandas dos CRAS de Lajes-RN foi debatido

 


Durante a última quarta-feira (22), a Assessora Jurídica do Município, Dra Rejane Moreira e as Coordenadoras dos CRAS, Renata Huliana e Aylla Feliz, estiveram participando de uma reunião com o Defensor Público do Município de Lajes, Dr Leandro Dias, onde foram tratados alguns assuntos relacionados às demandas dos CRAS do nosso município.

Após negociação, funcionários do Metrô de SP aceitam proposta e decidem encerrar greve



SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Funcionários do Metrô de São Paulo aceitaram a proposta feita pelo governo do Estado e decidiram encerrar a greve nesta sexta-feita, 24.”O Metrô vai retomar a operação em sua totalidade, com retorno de 100% do efetivo às atividades, após o Sindicato dos Metroviários aceitar a proposta da Companhia para encerrar a greve”, informou em nota a Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo. A proposta contempla o pagamento em abril de abono salarial no valor de R$ 2 mil e a instituição de Programa de Participação nos Resultados de 2023, a ser pago em 2024. “A companhia aguarda o retorno dos colaboradores às suas funções para normalizar completamente suas operações”, acrescenta a nota. Apesar do fim da greve, o rodízio de veículos continuará suspenso até o final desta sexta, e a SPtrans manterá o reforço dos ônibus. A decisão da assembleia, que começou às 7h, foi apertada. Foram 1.400 votos a favor de deixar a paralisação, o que representa 49,3% dos votos.

A operação deve ser normalizada no decorrer do dia, a medida em que os trabalhadores retomarem seus postos. Segundo Antônio Marcio Barros, gerente de operações do Metrô de São Paulo, que concedeu entrevista à Jovem Pan News, o tempo considerado é um procedimento que leva em conta a garantia da segurança dos passageiros nas plataformas, aumentando a demanda somente quando for possível garantir um trajeto seguro. “Nós dependemos de funcionários, tanto da área de segurança, de operadores de trem, operadores das estações para que a gente possa fazer uma operação segura. Porque o nosso foco é sempre a segurança operacional. Para ter essa segurança, eu preciso de todos os profissionais nas nossas estações”, disse.

Diferente da quinta-feira, hoje pela manhã estavam as estavam operando de forma parcial trechos destas linhas: Linha 1 – Azul, de Ana Rosa até Luz; Linha 2 – Verde, de Alto do Ipiranga até Clínicas; Linha 3 – Vermelha, de Santa Cecília até Bresser – Mooca. O que vai ser ampliado aos poucos até atingir a normalidade. Somente as três linhas atendem cerca de 2,8 milhões de passageiros. A Linha 15 – Prata segue totalmente paralisada. Desde a quinta, os metroviários tentavam um acordo a administração pública, e optaram por manter o movimento grevista nesta sexta, alegando que o governo de São Paulo descumpriu um acordo para liberação das catracas aos passageiros.

A greve afetou a vida de vários paulistanos, e para reduzir o impacto no trânsito, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretaram ponto facultativo nas repartições públicas da capital, no entanto, a medida não vale para trabalhadores de serviços essenciais como serviço funerário, unidades de atendimento das secretarias de Saúde e Assistência Social, toda a rede municipal de ensino e a Segurança Urbana. Mesmo com ponto facultativo, a cidade registrou lentidão e engarrafamentos. No início do horário de pico, às 6h30, eram totalizados apenas 39 km em toda a capital paulista. Mas às 8h, a situação de lentidão do trânsito subiu para 368 km. Os maiores engarrafamentos são detectados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na zona sul, 108 km, e leste, com 105 km. Outras regiões estão com as seguintes lentidões: 29 km no centro; 77 km na zona norte; e 49 km na zona oeste. Nesta quinta, 23, foi registrada lentidão de mais de 720 km na cidade de São Paulo. O rodízio de veículos permanece suspenso nesta sexta.

Questionado sobre uma eventual possibilidade de privatização de todas as linhas do metrô para evitar futuras paralisações, o gerente de operações do Metrô de São Paulo lembrou que a população avalia o serviço prestado como bom ou ótimo: “Temos duas linhas concedidas que não param e quatro linhas públicas. Nós temos que considerar também que, independente de serem públicas, nas últimas pesquisas de avaliação de satisfação dos passageiros, nós tiramos nota de 70% de avaliação bom e ótimo do nosso trabalho. O nosso foco aqui é o atendimento ao passageiro, e isso eu posso garantir, como gerente de operações. Nós trabalhamos para proporcionar uma viagem segura, uma experiência de viagem melhor possível para o nosso passageiro”, declarou Antônio Marcio Barros.

Sobre o não cumprimento da determinação judicial de que 80% dos funcionários e da frota deveriam funcionar em horário de pico, Barros reforçou o cuidado com a segurança dos passageiros, alegando que não houve contingente suficiente de trabalhadores em seus postos para dar segmento a uma operação de 80% da capacidade nesta sexta. E, por isso, foram operacionalizados apenas três trechos. “Às 6h45 da manhã iniciamos a operação parcial nessas três linhas, aquilo que nós chamamos de plano de contingência. O tribunal tinha recomendado ontem que, nos horários de pico, estivéssemos com 80% das linhas em operação, tanto quanto aos empregados quanto à frota de trens, mas isso não foi cumprido. E, por isso, estamos operando somente nesses trechos, que foi o plano de contingência que conseguimos fazer nessa operação”.

*Com informações das repórteres Soraya Lauand e Beatriz Manfredini

JOVEM PAN