OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

segunda-feira, 27 de março de 2023

Com chuvas, Defesa Civil pede atenção a moradores de áreas de risco em Natal


 Foto: Cedida.

O domingo em Natal foi de fortes chuvas. Em decorrência da situação, diversos pontos de alagamento surgiram pela capital potiguar, além do receio de um perigo constante em períodos chuvosos: os deslizamentos. Em entrevista a Tribuna do Norte, Fernanda Jucá, Diretora do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas da Prefeitura Do Natal, fez questão de tranquilizar a população: “Não tivemos nenhum deslizamento. Tivemos alguns alagamentos em alguns pontos, mas nada que fosse de conteúdo mais grave”.

De acordo com a diretora, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES) está atenta a possíveis áreas de risco para prevenir incidentes. O foco da SEMDES tem sido, principalmente, as lagoas de captação, cujo nível de água e funcionamento de bombas vem sendo monitorado: “as lagoas da Zona Sul, às que tem bombas, boa parte já foi automatizada, então constatamos ontem que entrou em funcionamento direitinho. Não tivemos problemas, não chegou a transbordar de fato. Fora isso, algumas lagoas ficaram em nível mais alto, mas não chegaram a transbordar, então seguimos esse monitoramento, principalmente das lagoas”.

Quando questionada, Fernanda Jucá não soube informar quantas pessoas habitam as proximidades das áreas de risco de alagamento. Entretanto, a servidora deu orientações de como aqueles que moram em regiões com risco devem agir em caso de urgência: “se verem que tem uma situação de risco da água entrar na casa, se já está entrando com um risco muito alto, ou se observa sinais de risco de deslizamento, a orientação é sair. Procurar um lugar seguro, e acionar a gente para fazer uma vistoria, avaliação do local e ver se precisa levar para outro lugar”.

Desde o último domingo, Natal recebeu o maior volume de chuvas no estado do Rio Grande do Norte, com 90.7 mm registrados.

Por Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário